Livros para Ler em Inglês

Muitas pessoas costumam me enviar e-mails pedindo sugestões de livros para ler em inglês. Raramente, eu dou dicas de títulos. O que faço é dar uma dica que ajuda cada pessoa a encontrar algo que atenda seus gostos e necessidades. Caso você queira saber que dica é esta, continue lendo!

A dica é simples: vá a uma livraria (ou site de livrarias) e procure por livros conhecidos como LIVROS DE LEITURA SIMPLIFICADA EM INGLÊS ou LIVROS DE LEITURA FACILITADA EM INGLÊS. A imagem abaixo mostra a prateleira da Livraria Cultura do Shopping Curitiba.

Livros para Ler em Inglês I

Estes livros são escritos levando em conta os diferentes níveis de conhecimento da língua inglesa que cada estudante tem. Portanto, você encontrará livros voltados para estudantes de nível básico, pré-intermediário, intermediário, pré-avançado e avançado. Além disso, a maioria deles vem com CD. Portanto, é uma maneira interessante de você não apenas ler a história de cada livro, mas também ouvi-la.

Quais títulos são indicados?

Há inúmeros títulos. Portanto, você poderá escolher algo que seja do seu agrado.

Caso você queira ler um clássico como Macbeth, de Shakespeare, você certamente o encontrará. Não é fã de Shakespeare!? Prefere outro autor!? Tudo bem! Você também se deparará com as obras de autores como Charles Dickens, Mark Twain, Arthur Conan Doyle, Charlotte Brontë, Oscar Wilde e muitos, muitos outros.

Ler os clássicos não seja algo tão interessante assim para você. O que fazer? Simples! Basta optar pela história de um filme. Há várias adaptações de grandes obras cinematográficas para animar você: Titanic, 101 Dalmatians, The Devil Wears Prada, The Bridget Jones’s Diary, The Mark of Zorro e vários outros títulos.

Enfim, livro para ler em inglês é o que não vai faltar para você. É só escolher algo que o agrade e estará tudo resolvido.

Qual livro é para seu nível?

As editoras usam uma espécie de código para identificar os níveis. Esses tais códigos são baseados na classificação do Common European Framework:

» A1 (básico)
» A2 (pré-intermediário)
» B1 (intermediário)
» B2 (pós-intermediário ou pré-avançado)
» C1 (avançado)

No Common European Framework, há ainda o nível C2, mas nesse nível a pessoa é capaz de ler qualquer coisa. Afinal, seu inglês é extremamente proficiente (praticamente um nativo). Leia mais sobre esses níveis em Common European Framework: Descrição dos Níveis.

Na capa ou contracapa dos livros, poderá aparecer esse código indicando assim o nível de inglês no qual ele foi escrito. Algumas editoras preferem seguir esse código, mas escrever de modo claro qual o nível do livro. Abaixo está uma imagem da contracapa de três livros que tenho aqui. Veja como a editora faz a classificação dos mesmos:

Livros para Ler em Inglês II

O primeiro livro tem a palavra Starter em destaque, o que indica que o livro tem um inglês bem simples. Já no segundo, o destaque está na palavra Elementary, nível no qual as pessoas sabem um pouco mais que o básico. No último, o destaque está em Intermediate, indicando que o livro é para quem está – claro – no nível intermediário.

Onde comprar livros para ler em inglês?

Como sempre, livros estão em livrarias. Não sei, porém, se a livraria A, B ou C em sua cidade têm esse tipo de livro. Portanto, você terá de pesquisar! Caso eles não tenham, você poderá encomendar o livro diretamente pela livraria. Nem sempre os vendedores sabem sobre esse tipo de material, então não perca a chance de ajudá-los a saber que livros assim existem.

Outra opção é pequisar em sites de livrarias. Então, acesse no site da livraria de sua preferência e faça uma pesquisa. Como diz o bordão, “quem procura acha”. Talvez você não encontrará tudo bem organizado, mas garanto que a maioria das livrarias tem algo nesse sentido.

Acho que é isso! Espero que tenha gostado da dica! Como dito no início, eu não recomendo títulos. Afinal, eu posso gostar de um autor (ou obra) e você não. A escolha do livro é uma questão de gosto e isso cada um tem o seu. Agora você saberá como se virar para encontrar livros para ler em inglês. É só colocar a minha dica em prática.

Para encerrar, leia também a dica Ler em Inglês para Melhorar o Vocabulário e aprenda como tirar melhor proveito dos livros que você começar a ler a partir de hoje. Até a próxima! 🙂

Artigos Relacionados
Comentários