O que são TIME CLAUSES?

Recebi um email no qual o leitor pergunta o que são future time clauses e quando usamos isso. Então, para facilitar o assunto decidi escrever sobre o que são time clauses. Afinal, um assunto leva ao outro. Mas, antes de continuar, saiba que isso é algo que quando falamos inglês naturalmente nem percebemos.

Ou seja, na prática todo mundo escreve e fala sem se preocupar com esses termos técnicos que você vai ler aqui. Na verdade, ao falarmos inglês naturalmente nós certamente – devido ao hábito – acabaremos usando as palavras certas de modo automaticamente sem nem pensarmos em regras e tecnicismos relacionados à gramática normativa da língua.

» Leia também: Regras Gramaticais do Inglês:  ajudam ou atrapalham?

O que são CLAUSES?

Em inglês, uma clause nada mais é do que uma sentença na qual temos um sujeito e um verbo.

  • I am tired. (Eu estou cansado.)
  • We don’t like her. (Nós não gostamos dela.)
  • The TV set is broken. (A TV está quebrada.)
  • They’ve been living here for since 1985. (Eles moram aqui desde 1985.)
  • Rosana is traveling to the USA next week. (Rosana vai viajar para os Estados Unidos na semana que vem.)

Espero que você tenha entendido isso. Não é nada tão complicado! Basta saber que uma frase com um sujeito e um verbo é uma clause em inglês.

Independent Clauses e Dependent Clauses

time clauses em inglesAs clauses podem ser de dois tipos: independent e dependent. Mais uma vez, devo alertar que isso também não é nada complicado. É só usar a cabeça um pouco e perceber a diferença entre elas pelo próprio nome de cada uma.

Assim, uma independent clause é uma clause independente, ou seja, ela sozinha passa o seu recado. Quando dizemos ou escrevemos uma independent clause não precisamos acrescentar nenhuma outra informação. Só se quisermos!

  • I was feeling really tired.
  • It was raining.
  • We don’t like her.
  • She went home.
  • My father was sleeping.

Veja que as sentenças acima já dão a informação que queremos. Não precisamos dizer mais nada. Por essa razão, nós dizemos que se tratam de independent clauses (em português chamamos de oração principal). Veja agora a sentença abaixo:

  • when I left the house this morning. (quando eu saí de casa hoje cedo)

Imagine alguém dizendo isso! Você certamente vai ficar se perguntando onde está o resto da informação. Essa frases acima precisa de algo mais para ficar completa. Ela depende de algo a mais para fazer sentido. É por isso que dizemos que essa sentença aí é um dependent clause (em português chamamos de oração subordinada). Ela depende de mais informações. Assim podemos juntá-la com um independent clause para fazer mais sentido:

  • I was feeling really tired when I left the house this morning.
  • It was raining when I left the house this morning.
  • My father was sleeping when I left the house this morning.

Claro que podemos inverter a ordem dessas sentenças (observe o uso da vírgula):

  • When I left the house this morning, I was feeling really tired.
  • When I left the house this morning, it was raining.
  • When I left the house this morning, my father was sleeping.

Pronto! Nada de outro mundo! É só uma questão de saber dar nome a essas coisas. O curioso é que na prática – na hora de falar inglês de verdade – ninguém lembra disso. As pessoas apenas falam e pronto. Mas, vamos continuar aprendendo!

O que são TIME CLAUSES?

Ufa! Chegamos à parte que resume toda esta dica. Claro que para entender o que são time clauses, você precisa entender o que são clauses e os dois tipos de clauses. Então, se você pulou as duas partes acima, espero que entenda o que vou escrever abaixo.

De modo bem técnico, posso dizer a você que time clauses são clauses (orações) temporais que são iniciadas por uma conjunção temporal.

Ok! Calma! Para tudo! Vamos entender algumas coisas aqui antes! O que é uma oração temporal (time clause)? E o que é uma conjunção temporal? Será que isso tem a ver com o clima?

Nada disso! A palavra temporal aí se refere ao tempo (time) de quando algo acontece. Elas sempre tem uma conjunção (palavra) que indica o momento em que algo aconteceu, acontece ou acontecerá. Assim, as conjunções temporais mais comuns são:

Assim, qualquer sentença começando com uma dessas palavras é uma time clause:

  • (…) when I left home this morning (quando eu saí de casa hoje cedo)
  • (…) while he was doing the dishes (enquanto ele lavava a louça)
  • (…) since Maria arrived (desde que a Maria chegou)
  • (…) by the time John left (quando o John saiu)
  • (…) before I go home (antes de eu ir para casa)

Todas essas sentenças aí são exemplos de time clauses (orações temporais). Veja que todas elas começam com uma conjunção temporal.

» Leia também: Lista de Conjunções em Inglês

Tudo bem até aqui!? Ainda consegue continuar lendo isso!? Espero que sim! Estamos quase no final!

O que são FUTURE TIME CLAUSES?

Como o próprio nome diz future time clause são sentenças relacionadas ao futuro. Ou seja, a algo que ainda vai acontecer. Veja os exemplos abaixo:

  • My father will buy a new car after he saves enough money. (Meu pai comprará um carro novo depois que ele juntar a grana para isso.)
  • They won’t start the match until the rain stops. (Não iniciarão o jogo até que a chuva pare.)
  • Sandro’s going to visit all his relatives before he joins the army. (Sandro vai visitar todos os familiares antes de se alistar no exército.)
  • As soon as I finish the dishes, I’ll help you with your homework. (Assim que eu terminar com a louça, vou te ajudar com o dever de casa.)
  • While I wait for the bus, I’ll have some coffee. (Enquanto espero o busão, vou tomar um cafezinho.)
  • When the movie ends, I’m going to bed. (Quando o filme acabar, eu vou dormir.)
  • I’ll come back home when I finish work. (Voltarei pra casa quando terminar o trabalho)

Veja que todas as sentenças acima estão informando que algo acontecerá no futuro. Veja que temos as independent clauses e também as dependent clauses. Veja ainda que todas as dependent clauses são time clauses relacionadas ao futuro (future time clauses).

Legal! Mas, e daí!? O que tem de tão especial nessas tais de future time clauses?

De acordo com o uso da língua inglesa, as future time clauses devem sempre manter o verbo no present simple em inglês. Somente a oração principal (independent clause) é a que recebe as palavrinhas que indicam o futuro na língua inglesa (will, won’t, am going to, are going to, is going to). Veja:

  • My father will buy a new car [independent clause com will] after he saves enough money [dependent clause com present simple].
  • When the movie ends [dependent clause com present simple], I‘m going to bed [independent clause com am going to].
  • She‘s going to be an astronaut [independent clause com is going to] when she grows up [dependent clause com present simple].

E aí!? Será que ficou fácil de entender isso tudo? Será que deu para tirar as dúvidas sobre o que são time clauses e o que são future time clauses? Espero que sim! Do contrário, deixe um comentário abaixo e vamos continuar aprendendo juntos. Até a próxima! 🙂

Etiquetas
conjunções em inglês gramática de uso da língua inglesa present simple
Mostrar mais

7 Comentários

  1. Ótima dica Denilso!

    É um assunto que assusta bastante os alunos as tais “Time Clauses”!

    Eles acham que isso nunca vai entrar na cabeça, porém, se esquecem, que é o contato com as novas estruturas que vão fixar todo o conteúdo naturalmente!

    1. Isso aí, Eduardo! Uma coisa é paramos para analisar essas coisas de modo técnico. Outra coisa é aprender naturalmente. Confesso que mesmo sendo profissional nessa área desde 1900 e bolinha, raramente tive de me preocupar com essa coisa de TIME CLAUSE ao falar inglês, ao escrever um texto ou mesmo ao fazer um exame de proficiência. Para mim são coisas que usamos naturalmente e que fazer a análise técnica mais complica do que ajuda! rsrsrsrsrsrs

      1. Olá Denilso. Como o teu post sobre verbos irregulares, esta é a primeira vez que já ouvi falar destas Time Clauses e concordo que a maioria dos falantes nativos de inglês não iria ter a mínima ideia do que são. Para mim, é importante saber como se constrói frases com palavras como when, while, since etc em várias situações, mas o conhecimento de Time Clauses é menos importante. Por exemplo, sei que quando se usa “quando” num sentido futuro (e talvez incerto), eu iria dizer “quando ele chegar em casa…” e não “quando ele chega em casa…”. O facto que esta frase se refere a uma Time Clause não se importa muito na minha opinião. Para o que isto vale a pena notar!

  2. Acho que finalmente consegui entender esse negócio de time clauses. Thanks, teacher.

  3. Isso funciona mais ou menos como as oraç´~oes subordinadas em português, certo?
    se for isso, uma time clause é como uma oração subordinada adverbial. Fessor, com essa explicação ficou facil até explicar as o.s.a em português, thanks!

  4. Com relação ao trecho “Elas [as future time clauses] sempre tem uma conjunção (palavra) que indica o momento em que algo aconteceu, acontece ou acontecerá”, gostaria de confirmar: a conjunção “if” se inclui nisso, não? No curso de inglês do ISF (Idiomas sem Fronteiras), está escrito que, por exemplo, na frase “if I study hard, I’ll graduate in two years”, “if I study hard” é uma future time clause.

Botão Voltar ao topo