Como saber se o verbo é regular ou irregular em inglês?

Como saber se o verbo é regular ou irregular em inglês? Você em algum momento já teve essa dúvida? Se teve e nunca encontrou a resposta, chegou a hora de aprender. Vou tentar simplificar a resposta para deixar tudo bem claro! Caso você ainda tenha alguma dúvida, é só deixar um comentário lá embaixo! Vamos lá!

Você sabe que ao estudarmos inglês, chega um momento no qual somos introduzidos aos tais verbos irregulares. Geralmente, somos apresentados a uma lista de verbos irregulares. Lista essa que se não decorarmos podemos levar bomba na prova, no vestibular, no concurso, no ENEM etc.

Como saber se o verbo é regular ou irregular em inglês?Mas, calma aí! Será que não tem um jeito mais fácil de saber se o verbo é regular ou irregular em inglês? Digamos você esteja diante do verbo bleed, cujo significado é sangrar. E aí!? Bleed é um verbo regular ou um verbo irregular?

Se você nunca viu esse verbo na vida, o jeito mais fácil de encontrar a resposta a essa pergunta é recorrendo a um dicionário. Afinal, essa coisa de regular e irregular tem mais a ver com a escrita (spelling) das palavras do que com a gramática propriamente dita.

Assim, você pega seu dicionário, procurar a palavra bleed e lá encontrará as informações que deseja. No Longman Dictionary of Contemporary English, logo no começo da definição do verbo bleed, encontramos o seguinte:

past tense and past participle bled

Portanto, dessa maneira você aprende que o verbo bleed é um verbo irregular. Sua forma tanto no Past Simple quanto no Past Participle é bled. Ao aprender isso, você deve dar um jeito de memorizar a informação  e assim evitar ter de ficar procurando essa palavra o tempo todo no dicionário.

» Leia também: A diferença entre o Past Simple e o Past Participle

Além do dicionário, outra dica que dou sobre isso é que você deve aprender e praticar primeiro os verbos irregulares mais comumente usados em inglês. Para facilitar a lista a seguir traz os verbos irregulares mais usados em inglês, tanto na fala quanto na escrita:

  • be, have, do, say, get, make, go, know, take, see, come, think, give, find, tell, feel, leave  

Portanto, aprenda o modo como eles são escritos em todos os tempos verbais e pratique-os. Claro que você pode recorrer à lista de verbos irregulares para saber como cada um deles é escrito no Past Simple ou no Past Participle.

» Leia também: Quando usar o Past Participle?

O mais importante a saber aqui é que não há a menor necessidade de você aprender verbos que são raramente usados no dia a dia de quem fala inglês. Por exemplo, o verbo behold é um desses verbos que geralmente aparecem naquelas listas que os professores insistem em fazer os alunos decorarem. O problema é que behold é tão raramente usado que chega a ser um crime exigir que alguém o aprenda só porque poderá cair na prova.

Ok! Mas, como memorizar esses verbos?

Há duas maneiras: ou você decora mecanicamente a tabela de verbos irregulares ou começa a usar os verbos mais comuns naturalmente e assim faz com que eles entrem na memória mais facilmente. O processo funciona praticamente do mesmo modo como você aprendeu português. Vejamos!

Conforme você ia se envolvendo com a língua portuguesa, você a aprendia naturalmente. Foi assim que de tanto ouvir as pessoas falando “eu fiz a tarefa“, você acabou aprendendo que o certo é dizer “eu fiz” e não “eu fazi“. Você sabe que é assim! Você aprendeu naturalmente. Você talvez nem faça ideia que, tecnicamente falando, o verbo “fazer” é um verbo irregular em português. Ou será que é um verbo anômalo, abundante, ou defectivo? Enfim, seja lá o que for, você sabe que o certo é “eu fiz” e nunca “eu fazi

Citei a língua portuguesa no parágrafo anterior só para você perceber como em português não nos preocupamos com esses tecnicismos. Logo, em inglês a ideia é a mesma. Você simplesmente aprende que bleed no Past Simple e no Past Participle será sempre bled e ponto final. Você aprende que do no Past Simple é did e no Past Participle é done e fim de papo.

Só para acrescentar um pouco mais e quem sabe acalmar você, saiba que eu – Denilso – estudo inglês há mais de 25 anos. Sempre acreditei que os verbos irregulares em inglês eram cerca de 300. Mas, escrevendo esse texto Hoje ao escrever este texto descobri que eles são aproximadamente 470 verbos. Enfim, eu já não sabia todos quando o número era 300, agora que subiu para 470 fico sabendo que não sei mais do que imaginava. Isso não mudará em nada minha vida! Afinal, eu sei os mais comuns, os que são usados com mais frequência. Caso eu me depare com um verbo que eu nunca vi antes, certamente recorrerei ao dicionário para saber se é regular ou irregular.

Mas, e se o dicionário não der nenhuma informação? O que fazer?

Se o dicionário não chamar a atenção para a escrita do verbo em algum tempo verbal, então certamente ele é um verbo regular. Por exemplo, no mesmo Longman Dictionary of Contemporary English não há nada sobre o verbo walk. Logo, eu sei que ele é um verbo regular e como bem sabemos os verbos regulares recebem a partícula -ed ao final deles. Claro, que há umas regrinhas a serem seguidas. Como esse não é o foco aqui, recomendo que você aprenda as regrinhas lendo a dica O Past Simple em Inglês.

Caso queira mais detalhes sobre como saber se o verbo é regular ou irregular em inglês, leia também a dica Verbos Irregulares e Verbos Regulares.

That’s it! Eu espero que agora você não tenha mais problemas em saber se o verbo é regular ou irregular em inglês. Se ainda tiver dúvidas, deixe seu comentário aí abaixo. Estou aqui para ajudar e não para complicar! Até a próxima! 🙂

Artigos Relacionados
Comentários