A diferença entre o Past Simple e o Past Participle

Qual a diferença entre o Past Simple e o Past Participle? Esses dois assuntos são geralmente apresentados juntos e, para complicar, sempre também na forma de uma tabelinha de verbos. Nesta dica vou procurar explicar os dois de uma forma bem esclarecedora. Afinal, entender a diferença entre o Past Simple e o Part Participle é mais fácil do que você imagina.

Antes de eu continuar, peço que você esqueça tudo o que acha que aprendei até aqui sobre esse assunto. Esqueça também – por enquanto – a tal da tabela de verbos irregulares. Você não precisa dela para entender a diferença entre o Past Simple e o Past Participle. Espero que faça! Pois agora vamos passar ao que realmente interessa!

Lembrando do Português

Para que você entenda bem o assunto, vamos relembrar um pouco as aulas de português. Assim, ficará bem mais fácil de você entender como é em inglês.

Na Língua Portuguesa, nós temos dois assuntos parecidos com o Past Simple e o Part Participle. Por aqui, nós os conhecemos como Pretérito Perfeito e Particípio Passado. Para quem não lembra nada sobre isso, vou resumir rapidamente o que são.

A Diferença entre o Past Simple e o Past ParticipleO Pretérito Perfeito é o tempo verbal que usamos para falar sobre coisas que aconteceram no passado. Ou seja, ações e eventos que já viraram história. Por exemplo,

 

  • Ele foi ao cinema ontem.
  • Ela não falou comigo na festa.
  • Nós não fizemos nada disso.
  • Eles trabalharam muito na semana passada.
  • Elas jogaram tênis a manhã toda.

Note que cada sentença acima menciona algo que já aconteceu. Na nossa gramática de língua portuguesa, cada verbo acima – foi, falou, fizemos, trabalharam, jogaram – está conjugado no Pretérito Perfeito. Agora veja essas sentenças a seguir:

  • Ele havia acordado cedo demais.
  • Ela tem comprado muito ultimamente.
  • Essa casa foi construída em 1965.
  • Eles têm saído muito ultimamente.

Observe as palavras (verbos) “acordado”, “comprado”, “construída” e “saído”. Todas elas estão escritas na forma conhecida como Particípio Passado em nossa gramática. De modo bem simples podemos dizer que usamos as terminações –ado e –ido para formar o Particípio Passado: acordado, comprado, construída, saído, convocada, censurado, ido, repartido, etc.

Comparando tudo

Agora, compare as sentenças do Pretérito Perfeito e as do Particípio Passado acima e responda: elas têm alguma coisa a ver uma com a outra? Veja que cada um deles – Pretérito Perfeito e Particípio Passado – tem um momento (contexto) certo para ser usado. Ou seja, o Pretérito Perfeito é para falar sobre coisas que já aconteceram (passado); o Particípio Passado é usado em contruções gramaticais específicas e que vêm geralmente acompanhadas com as palavras (verbos) “ter”, “ser”, “haver” e alguns outros. Veja agora as três sentenças abaixo:

  1. A gente conversou muito sobre isso
  2. A gente tem conversado muito sobre isso.
  3. A gente tinha conversado muito sobre isso.

O verbo “conversar” na primeira sentença está conjugado no Pretérito Perfeitoconversou. Nas outras duas sentenças, o mesmo verbo está escrito no Particípio Passadoconversado. Se você entender isso em português, certamente entenderá em inglês. Afinal, o equivalente ao Pretérito Perfeito em inglês é o Past Simple (ou Simple Past como dizem alguns) e o equivalente ao Particípio Passado é o Past Participle (os nomes são até os mesmos).

A Diferença entre o Past Simple e o Past Participle

Assim, vamos ver tudo agora em inglês. Observe as sentenças a seguir:

  • He went to the party last Friday. (Ele foi para a festa na sexta passada.)
  • We talked to him yesterday. (Nós falamos com ele ontem.)
  • She sent me an email. (Ela me enviou um email.)
  • I didn’t help her. (Eu não a ajudei.)
  • Did they come here last night? (Eles vieram aqui ontem à noite?)

Veja que as sentenças acima se referem às coisas que já aconteceram. Todas elas aconteceram no passado. Por isso, em inglês, usamos nesses casos o tempo verbal conhecido como Past Simple.

Já o Past Participle não tem absolutamente nada a ver com o Past Simple. Ou seja, o Past Participleé usado em construções gramaticais específicas. Veja:

  • He had woken up too early. (Ele tinha acordado cedo demais.)
  • She has bought a lot of beer lately. (Ela tem comprado muita cerveja ultimamente.)
  • This house was built in 1965. (Essa casa foi construída em 1965.)
  • They have gone out a lot lately. (Eles têm saído muito ultimamente.)
  • He had lived in Brazil for many years. (Ele tinha morado no Brasil durante muitos anos.)
  • Her room was redecorated. (O quarto dela foi redecorado.)

Todas as sentenças que você acabou de ler têm um verbo na forma Past Paticiplewoken, bought, built, gone, lived, redecorated. Isso aí não tem nada a ver com o Past Simple. O que eu quero que você perceba é que Past Simple tem um uso e Past Participletem outro.

  • Past Simple é o tempo verbal usado para falar de ações que já aconteceram (ações e eventos que ficaram no passado).
  • Past Participle forma do verbo usada em construções gramaticais específicas (tempos compostos, voz passiva, etc).

Percebendo a diferença em inglês

Veja as sentenças abaixo:

  1. We talked a lot about this.
  2. We have talked a lot about this.
  3. We had talked a lot about this.

A primeira sentença refere-se a algo que aconteceu no passado. Ela está no Past Simple. Já as outras duas são construções gramaticais específicas. O fato de nas três o verbo “talk” estar escrito “talked” não significa que seja tudo a mesma coisa. Para aprender sobre isso leia a dica Quando Usar o Past Participle.

Por ora, peço a você para que compare tudo o que foi dito acima sobre cada um dos temas. Fazer essas comparações é um bom começo para entender a diferenças entre o Past Simple e o Part Participle.

Aqui no site, já escrevi algumas dicas falando sobre cada um desses assuntos. Você poderá lê-los clicando nos títulos abaixo:

Esses textos servirão de ajuda para você ir compreendendo isso melhor. Por ora, é isso! Espero que você tenha entendido de uma maneira bem simples e rápida a diferença entre o Past Simple e o Past Participle. Take care and keep learning!

Artigos Relacionados
Comentários