Quando usar o Past Participle? Aprenda aqui!

Quando usar o Past Participle? Para que serve o Past Participle? Será que temos mesmo de nos preocuparmos com esse tal de Past Participle? Leia esta dica para aprender e assim não ter mais problemas com isso nos seus estudos de inglês.

Relebrando

Eu uma dica publicada anteriormente, eu falei sobre a diferença entre o past simple e o past participle. Para facilitar fiz uma comparação entre esses dois assuntos com a língua portuguesa e acredito que tenha sido bem útil. De forma bem resumida, o que escrevi lá foi que:

  1. o PAST SIMPLE é usado exclusivamente para falar de coisas que aconteceram no passado.
  2. o PAST PARTICIPLE é uma forma do verbo usada em estruturas gramaticais específicas.

Procurei deixar bem claro que o past participle não é um tempo verbal. Como dito acima, o past participle é apenas uma forma do verbo usada em estruturas gramaticais específicas. Lembre-se bem disso!

Se não é um tempo verbal, quando usar o past participle? Aprenda agora!

Quando usar o Past Participle?

Você leu acima que o past participle é uma forma do verbo usada em estruturas gramaticais específicas. Aí você então se pergunta: quais são essas estruturas gramaticais específicas nas quais temos de usar o Past Participle? De modo bem simples, essas estruturas são:

  • perfect tenses
  • passive voice

Quando usar o PAST PARTICIPLE?Para não ficarmos só nisso, vamos entender melhor cada caso e assim saber quando usar o past participle corretamente.

Past Participle em Perfect Tenses

Os dois perfect tenses mais conhecidos são o Present Perfect e o Past Perfect. Você certamente já ouviu falar sobre esses tempos verbais (tenses). Portanto, saiba que na formação desses dois tempos verbais o uso do past participle é obrigatório.

No Present Perfect, aprendemos que temos de usar o verbo have (em sua forma no presente: have ou has) acompanhado de outro verbo no past participle. Veja os exemplos:

  • I have studied a lot lately.
  • She has been too busy.
  • They have called you all day long.
  • Have you talked to her yet?
  • She hasn’t helped us lately.

No Past Perfect, temos de usar o verbo have (em sua forma no passado had) acompanhado de outro verbo no past participle:

  • I had helped her.
  • We had gone there.
  • She had had some terrible dreams.
  • Had the plane taken off when you got there?

Veja que nas sentenças acima, temos o verbo “have” no presente (have, has) e no passado (had) acompanhado de outros verbos: studied, been, called, talkedhelped, gonehad e taken. Esses outros verbos estão escritos em sua forma no past participle. Caso você escreva algo como “I have watch TV all day long“, saiba que estará errado; pois, o correto é escrever o verbo watch no past participle, que neste caso é watched. Portanto, “I have watched TV all day long” é o correto.

Está conseguindo entender quando usar o past participle? Então, continue lendo!

Past Participle na Passive Voice

De modo bem simples, a voz passiva em inglês (passive voice) é formada pelo verbo be acompanhado do past participle do verbo principal. O verbo be pode estar em qualquer tempo verbal. Veja,

  • This house was built in 1965.
  • Was the car washed yesterday?
  • Her office wasn’t painted last month.
  • A new computer will be bought next month.

Nas sentenças que você acabou de ver, as palavras (verbos) built, washed, painted, ironed e bought estão escritos em suas formas no past participle. Note que antes deles usamos o verbo “be” em uma de suas formas: “was” e “are” (poderia ser ainda is, were, being, been, etc.; depende do que eu quero dizer). Portanto, na voz passiva temos de usar o verbo principal em sua forma no past participle.

O past participle pode ainda surgir em outras estruturas. Mas, por serem mais complexas, vamos deixá-las de lado por enquanto.

Uma Dúvida Frequente

Uma pergunta que muitos fazem ao aprender isso é a seguinte: Por que temos verbos com –ed tanto no past participle quanto no past simple? Vamos à resposta!

A maioria dos verbos em inglês devem receber o –ed quando escritos no past simple ou no past participle. Assim, as formas studied, talked, washed, painted, called, walkedopened, etc., estão ou no past simple ou no past participle. Vendo assim eu não sei em qual exatamente. Preciso vê-los em uma sentença para identificar melhor. Ou seja, como saber se o verbo está no past Simple ou no past Participle? Observe as sentenças abaixo:

  1. He called you last night. (Ele ligou para você ontem à noite.)
  2. He has called you all day long. (Ele tem ligado para você o dia inteiro.)

Na sentença 1, a pessoa está se referindo a algo no passado. Ou seja, ela está falando de algo que já aconteceu. Logo, called está em sua forma no past simple. Já na segunda, temos uma estrutura gramatical diferente. Nela temos o present perfect (has + verbo principal no Past Participle): “has called”. A palavra (verbo) “called”, portanto, está em sua forma no past participle.

Lembre-se: muitos verbos em inglês serão escritos com –ed tanto no past simple quanto no past participle. Alguns verbos tem uma forma especial. A esses damos os nomes de verbos irregulares. O verbo go, por exemplo, é escrito went quando no past simple, mas tem a forma gone no past participle.

Para o uso do past participle a dica é a seguinte: tenha em mente que essa forma será sempre usada em estruturas gramaticais específicas: Present Perfect, Past Perfect, Passive Voice, etc. Isso significa que todas as vezes que seu professor de inglês falar que determinado tempo verbal é formado com o Past Participle, você já terá uma ideia do que se trata.

Uma Atividade para Praticar

A melhor maneira de entender isso tudo é comparando sentenças. Portanto veja algumas abaixo e dica se as palavras em destaque (negrito) estão no Past Simple ou no Past Participle:

  1. I walked for more than 3 hours yesterday evening.
  2. I have walked for at least 3 hours each day.
  3. They have had some problems lately.
  4. They had a beautiful house on the beach.
  5. She has lived here for years.
  6. She lived here for years.
  7. We danced all night long.
  8. We had danced all night long.

[As respostas estão no final da dica]

Será que deu para entender bem quando usar o past participle? Espero que sim! Lembre-se: Past Simple é um tempo verbal; Part Participle não é tempo verbal. Past Participle é uma forma do verbo usada em estruturas gramaticais específicas. Leia as recomendadas ao longo deste texto para você entender ainda mais esses assuntos. Você nunca mais terá dificuldades com eles e assim ficará com seu Inglês na Ponta da Língua.

» Resposta das Atividades:

  1. past simple
  2. past participle
  3. past participle
  4. past simple
  5. past participle
  6. past simple
  7. past simple
  8. past participle
Artigos Relacionados
Comentários