Palavras que Mudaram de Significado em Inglês

Várias palavras mudaram de significado em inglês ao longo do tempo. São palavras que hoje possuem sentido bem diferente do original. Se você curte esse tipo de curiosidade, continue lendo para aprender a história de algumas palavras em inglês e suas mudanças.

Em Linguística, esses fenômenos são conhecidos como pejoration ou amelioration. O primeiro – pejoration – ocorre quando a palavra tinha um sentido positivo e com o tempo acabou ficando com um sentido negativo. Já o segundo – amelioration – é o inverso; ou seja, a palavra tinha um sentido negativo e com o tempo ganhou um sentido positivo.

Abaixo você encontrará algumas palavras que passaram por esses fenômenos. Independentemente de qual seja o processo, são palavras que mudaram de significado em inglês ao longo dos tempos.

Palavras que Mudaram de Significado em Inglês

SILLY

O termo silly no inglês de hoje significa bobo, boboca, imbecil, tolo e coisas do tipo. Ou seja, pode ser usada para ofender alguém ou apenas para dizer que alguém é bobinho.O curioso é que lá pelos idos anos de 1200, silly – ou sely, como era grafado na época – significava feliz, alegre, sortudo, abençoado. Além disso, dependendo do contexto “sely” passava ainda a ideia de bom, sagrado, piedoso, inocente, inofensível.

Palavras que Mudaram de Significado em Inglês

O sentido que temos hoje para silly começou a aparecer por volta de 1500 e assim está até hoje.

» Leia também: Melhorar o Vocabulário em Inglês

AWFUL

Hoje awful significa terrível, horrível. Podemos dizer que alguém tem um awful behavior para indicar que o comportamento da pessoa é horrível.

Mas, nem sempre foi assim! Awful vem do termo “awe”, que possui vários significados: “respeito”, “temor”, “deslumbramento”, “pasmo”, “reverência”, “fascinação”.

Portanto, awful originalmente significava algo que nos causava admiração, respeito, fascinação, etc. Mas, como você pode notar, hoje awful não tem mais esse sentido e serve apenas para dizer que algo é realmente horrível.

O fascinante é que awful ficou com o significado de “horrível”, “terrível”. Já o termo awesome ficou com o sentido de “maravilhoso”, “fantástico”, “espetacular”. Duas palavras com origem na mesma palavra, mas com sentidos bem diferentes nos dias de hoje.

GIRL

Houve uma época – isso lá em 1300 e alguma coisa – na qual girl era usada para se referir tanto a meninas quanto a meninos. Ninguém sabe a origem certa da palavra e nem mesmo a razão que a fez, ao longo dos tempos, ser usada para se referir apenas a “menina”, “garota”.

NAUGHTY

Ainda lá pelos anos de 1300 e bolinha, se você fosse naughty, o significado era que você não tinha absolutamente nada (naught, nothing), era um pobre coitado sem ter onde cair morto.

Nos dias de hoje, “naughty” significa “danado”, “atentado”, “endiabrado”, “encapetado”. Assim, uma naughty child é uma criança danada que apronta o tempo todo. Mas, podemos ainda dizer que uma pessoa é naughty para indicar que ela é safadinha, danadinha (isso em contextos relacionados ao sexo).

» Leia também: Atividade para Desenvolver a Fluência em Inglês

PRETTY

No inglês arcaico, pretty significava “astuto”, “esperto”, “ardiloso”, “malandro”. Ou seja, a pessoa era esperta no sentido de enganar as outras, levar vantagem em tudo. O significado não era assim tão positivo.

Com o tempo, pretty ganhou um sentido mais bonitinho. Primeiro, veio o sentido de inteligente, habilidoso, capaz. Era usada para descrever qualquer coisa que fosse feita com capricho. Foi assim que acabou passando a ser usada com o sentido de beleza. Em 1400, pretty já era usada para definir uma garota ou bebe cuja beleza era de tirar o fôlego.

SLY

Caso você não saiba, sly é hoje o termo que usamos para “malandro”, “ardiloso”, “espertalhão”, “trapaceiro”. Ou seja, pessoa que usa sua inteligência para levar vantagem em tudo.

No entanto, quando essa palavra apareceu na língua inglesa lá pelo anos de 1400, seu significado era positivo. Ela definia uma pessoa sábia, inteligente, habilidosa no que fazia. Nada a ver com a conotação que ela nos passa hoje!

NICE

De todas as palavras que mudaram o significado em inglês, nice é minha favorita. Só para você entender o porquê disso, vou contar a história da palavra.

Nice tem sua origem no latim “nescius”. Esse “nescius” do Latim é o que dá origem em português ao termo “néscio”. Como você bem deve saber “néscio” é sinônimo de “louco”, “doido”, “maluco”, “idiota”, “imbecil”, “abilolado”, “ignorante”, “estúpido” e outros tantos.

Assim, se no passado você se referisse a uma garota como “nice”, você certamente levaria um tapa na cara. Se fosse um homem, a pancadaria poderia rolar solta.

Mas, lá pelos anos de 1500, nice foi perdendo esse sentido pejorativo e começou a ser usada com o sentido de “meticuloso”, “atencioso”, “gentil”, “legal”, “bacana”, “gente boa”. Ou seja, seu sentido mudou completamente. Mas, acredite!, eu conheço nativos que não gostam de serem chamados de “nice”. Para eles, nice é uma palavra com sentido muito amplo, portanto é uma palavra que não deveria ser usada para descrever alguém.

Não se preocupe! A quantidade de pessoas que odeiam “nice” hoje em dia não é tão grande assim. E mesmo que você a use, ninguém se sentirá ofendido.

That’s it! Agora você já conhece algumas palavras que mudaram de significado em inglês ao longo dos tempos. Além de ser uma maneira interessante de aprender palavras, trata-se também de entender um pouco mais da história das palavras na língua inglesa, não é mesmo?

I hope you’ve enjoyed this thip! So, bye bye, take care and keep listening.

Artigos Relacionados
Comentários
  • Elisama Lucena

    Que interessante!!!! =D

    • Super, né, Elisama! Muita gente gostou e já estou em busca de novas palavras para um texto parecido. 😊

  • Lucy Ramos

    Adoro as dicas do Inglês na Ponta da Língua !! Parabéns !!

  • José Alexandre Moreira Barbosa

    Eu já vi em alguns filmes Nice ser associado a bobo. Otário. Nice Guy.mane

    • Uma prova de que em alguns cantos ainda perdura o sentido original. Mas, acredito que seja bem raro isso! 😊

  • Diogo Ramos

    No trecho: “Mas, acredite!, eu conheço nativos que gostam de serem chamados de “nice”. ” Deveria ser: “Mas, acredite!, eu conheço nativos que não gostam de serem chamados de “nice”. “