As Melhores Escolas de Inglês no Brasil

Ano após anos, inúmeras pessoas decidem aprender inglês. Essa decisão faz com que a maioria corra atrás de saber quais são as melhores escolas de inglês do Brasil. A ideia é identificar a melhor e assim fazer a matrícula. O problema é que o número de escolas no Brasil é tão grande que fica muito difícil saber qual o melhor curso de inglês.

Além do grande número de escolas, não há também uma fiscalização e nem mesmo um selo de qualidade emitido por um órgão governamental ou privado para dizer qual escola é a melhor. Vale dizer aqui que o Ministério da Educação e Cultura não reconhece oficialmente nenhuma escola de inglês. Ou seja, os cursos de inglês são cursos livres e a única obrigação que têm é pagar os impostos.

Diante dessa confusão toda, como saber quais são as melhores escolas de inglês no brasil? Seguem abaixo algumas dicas para ajudar você.

Identifique Seus Objetivos

As Melhores Escolas de Inglês no BrasilAntes de você sair em busca de um curso de idiomas, identifique quais são seus objetivos em relação ao aprendizado de inglês.

Você quem aprender para fazer uma viagem de turismo? Se comunicar com confiança no mercado de trabalho – participar de reuniões de negócios, por exemplo? É para fazer um curso universitário, uma pós-graduação etc.? Afinal, qual é a necessidade principal?

Identifique também seu estilo de aprendizado: Como você gosta de aprender? O que gosta de fazer para aprender? O quanto vai poder se dedicar?

Enfim, conheça-se primeiro para só depois ir em busca do curso ideal para você.

Encontrando o Curso de Inglês Ideal

Somente depois que identificar seus objetivos, necessidades, estilo de aprendizado e coisas assim, você estará preparado para ir em busca de uma escola de inglês que se encaixe no seu perfil e necessidades.

O chato é que a escolha do curso ideal dependerá de você. Ou seja, cabe a você identificar qual a escola que mais se adequa às suas necessidades, seu perfil e, claro, seu bolso. Isso significa que você tem de pesquisar, avaliar, investigar, conversar com as pessoas.

Ao visitar a escola, peça para ver o material, assistir a uma aula, conhecer os demais recursos oferecidos. Bata papo com alunos e – se possível – ex-alunos etc. Procure por uma escola que inspira confiança e com a qual você se sinta à vontade.

Obtenha informações também sobre os professores e o proprietário. Com que frequência recebem cursos de aperfeiçoamento profissional? Quanto tempo trabalham na área de ensino de inglês? Há quanto tempo o proprietário tem a escola? Enfim, é muito importante saber também sobre as pessoas responsáveis pela escola.

» Como avaliar um curso de inglês? 
» Qual o melhor método para aprender inglês?

As Melhores Escolas de Inglês no Brasil

Infelizmente não dá para dizer com precisão qual é a melhor escola de inglês no Brasil. Há uma série de fatores que faz com que essa resposta seja simplesmente impossível de ser dada.

No Brasil as escolas podem ser divididas em três categorias: franquias, institutos e bandeiras brancas.

Melhor Escolas de Inglês do BrasilAs franquias são as redes conhecidas: CNA, Wizard, CCAA, Yázigi, Fisk, Wise Up, inFlux, You Move, UpTime, PBF, Rockfeller e outras tantas. Os institutos são aquelas escolas que recebem apoio de algum órgão governamental de países onde o inglês é falado. As bandeiras brancas são escolas criadas pela iniciativa de uma ou mais pessoas e não estão ligadas às franquias ou institutos.

Devido ao grande número de escolas no Brasil, é realmente impossível dizer qual a melhor.

Uma coisa a ter em mente é o seguinte: em uma cidade a unidade de uma famosa rede de ensino de inglês pode ser excelente; porém, uma mesma unidade da mesma rede em outra cidade pode ser péssima. Claro que as franqueadoras fazem de tudo para se destacarem nacionalmente – o marketing é forte –, mas o problema é que o sucesso dependerá da unidade propriamente dita. Esteja essa unidade em Manaus, Goiânia, Belém, Rio de Janeiro, Santa Maria ou Boa Vista.

Isso significa que a melhor escola de inglês depende dos administradores (donos) e equipe (administrativa e pedagógica) em cada local. Na verdade, cabe a você identificar a melhor escola de inglês em sua cidade. É você quem terá de identificar a escola que atenderá seus objetivos de aprendizado e tamanho do seu bolso. Vale lembrar ainda que nem sempre o mais caro é o melhor (pode ser apenas uma questão de status); mas, é bom saber que muitas vezes o barato pode sair caro. Então, cuidado!

Por fim, lembre-se: nem sempre as melhores escolas de inglês são a solução. Pois como sempre dizemos, o estudante também é responsável pelo sucesso de seu aprendizado. Portanto, a pergunta final é você é um bom estudante de inglês?

That’s it! Espero que esta diga tenha ajudado você a entender que pesquisar na internet sobre as melhores escolas de inglês no Brasil poderá dar mais trabalho do que você imagina. O certo é levantar-se da cadeira e visitar as escolas que mais se destacam aí em sua cidade e assim decidir em qual dela estudar.

Até a próxima! 🙂

Artigos Relacionados
Comentários