Atividade para Desenvolver a Fluência em Inglês

Na dica Como Avaliar o Seu Desenvolvimento, mencionei a atividade One-Minute Talk como algo que você pode fazer para desenvolver sua fluência em inglês. Muitas pessoas enviaram mensagens pedindo para que eu falasse mais a respeito dela. Então, vamos lá!

Mas, antes de continuar falando sobre essa atividade, saiba que você tem duas opções: ler a dica ou a assistir a um vídeo no qual eu também falo sobre essa atividade que ajudará você a desenvolver sua fluência em inglês. O vídeo faz parte do nosso canal no Youtube e pode ser visto aí abaixo. Portanto, espero que você goste e curta.

Essa atividade é inspirada em um famoso programa da BBC Radio chamado Just A Minute. No programa os convidados (competidores) têm apenas um minuto (just a minute) para falar sobre o tema dado pelo apresentador.

Os temas são variados e o convidado, ao falar, não pode hesitar (ficar se falar nada), repetir palavras (ou mesmo sentenças e ideias) e nem mudar o rumo da conversa. Em inglês, as regra são: No hesitation. No repetition. No deviation.

No programa os competidores adversários desafiam (challenge) a pessoa que está falando. Os desafios ocorrem quando eles acham que a pessoa quebrou uma das regras: hesitou, repetiu palavras ou mudou o assunto. Para você ter um ideia,  ouça como é esse programa, clicando aqui. Vale também como uma forma de praticar seu listening (em inglês britânico).

Desenvolver a Fluencia em InglesMas, você está estudando inglês. Não é um falante nativo da língua. Então, como fazer essa atividade sem muitas exigências e medos e assim desenvolver a tal da fluência em inglês? Aí vão minhas dicas para você.

Se você é um estudante de nível básico – tem pouco vocabulário, tem pouco envolvimento com a língua, etc. – vá com calma. Ao invés de um minuto, estabeleça o prazo de 15 segundos para falar sobre um tema específico: 1) apresentar-se; 2) falar de um membro da sua família; 3) falar sobre três coisas que gosta de fazer; 4) falar sobre seu trabalho; 5) falar sobre sua escola/faculdade; 6) falar sobre três coisas que não gosta. Enfim, escolha um tema por vez e fale sobre ele em apenas 15 segundos. Com o passar do tempo, vá aumentando progressivamente a quantidade de segundos para 30, 45 e 60.

Estudantes em níveis intermediário e avançado podem começar com 60 segundos mesmo. Quanto mais avançado for seu nível, mais exigente você deverá ser em relação à complexidade dos temas: 1) os avanços na área de telefonia móvel nos últimos 10 anos; 2) o sistema educacional em nosso país; 3) a relação social entre homens e mulheres nos dias de hoje; 4) três razões pelas quais eu gostaria de mudar de emprego. Não precisa ser nada muito esdrúxulo. Mas, seja um pouco mais exigente.

Quando eu comecei a fazer essa atividade, eu procurava falar durante algum tempo sobre os temas que eu encontrava em livros. Eram temas simples. Com o tempo, fui complicando as coisas para poder melhorar o meu vocabulário e a naturalidade ao falar inglês. Embora o início tenha sido algo bem acanhado, com o tempo ganhei confiança e notei que ficava melhor cada vez mais. Em outras palavras, eu notava que minha fluência em inglês ia melhorando.

Mas, antes de fazer essa atividade, é bom você fazer uma pequena lista de palavras, expressões, sentenças, phrasal verbs, estruturas gramaticais e o que mais for preciso para falar sobre o tema escolhido. Antes de começar a falar, estude suas anotações, pratique a pronúncia, repita sentenças e palavras em voz alta. Prepara-se!

Uma coisa que eu não fazia quando comecei a fazer essa atividade era gravar a minha própria voz e comparar os áudios. Só comecei a fazer isso em 2001, ano em que consegui comprar meu primeiro computador. Ao ouvir as gravações, eu conseguia corrigir minha pronúncia, entonação, tom de voz e coisas assim. Também falava sobre os mesmos temas em um intervalo de sete dias. Eu assim comparava as gravações para perceber (avaliar) meu desempenho. As gravações me ajudavam a saber se minha fluência em inglês estava mesmo melhorando ou não.

Acho que já deu para você entender, não é mesmo? Se você está mesmo a fim melhorar sua fluência em inglês, tire um tempo para fazer essa atividade. você começará acanhadamente, mas com o tempo perceberá mudanças significativas.

Para finalizar, lanço aqui um desafio: comece a fazer essa atividade ainda hoje. Daqui vinte dias, faça uma avaliação e veja o que aconteceu. Caso aceite o desafio, deixe um recado aí abaixo na área de comentário. Vamos ver o que acontecerá nesse período no qual você estará fazendo essa atividade. Ah! Você sabe de alguma outra atividade que ajuda a desenvolver a fluência em inglês? Compartilhe-a com a gente!

Artigos Relacionados
Comentários