Uso das Palavras em Inglês

Diferença entre practice e practise

Qual a diferença entre PRACTICE e PRACTISE? Essa dúvida costuma incomodar muitos estudantes de inglês. Principalmente quando eles se deparam com as duas grafias da palavra: uma com c e a outra com s. Será um erro de quem escreve ou as duas estão corretas? E isso que você vai aprender agora?

Eu – Denilso – sempre uso practice (com c) tanto para me referir ao verbo (praticar) como para o substantivo (prática). Mas, na verdade essa confusão se deve por causa das diferenças entre inglês britânico e inglês americano. Então, a sua escolha vai depender muito mais da variante que você prefere.

Assim, se sua preferência for pelo inglês britânico, anote aí que para se referir ao verbo o certo deverá ser practise (com s); já, practice (com c) é o substantivo. Logo, temos os seguintes exemplos no inglês britânico:

  • Practice makes perfect! (A prática leva à perfeição)
  • You have to practise a bit more. (Você tem de praticar um pouco mais.)

A Diferença entre PRACTICE e PRACTISEJá no inglês americano, a grafia é sempre com cpractice – tanto para o verbo quanto para o substantivo. Dessa maneira os dois exemplos acima em inglês americano são escritos assim:

  • Practice makes perfect.
  • You have to practice a bit more.

Essa é a diferença entre practice e practise em inglês. Note que no inglês americano você não tem muito com o que se preocupar. Basta lembrar que a grafia é sempre com c. Já no inglês britânico, você tem de lembrar que a diferença entre practice e practice está entre um ser substantivo – practice – e outro ser verbo – practise.

No entanto, é interessante observar que os dicionários mais atuais da língua inglesa no verbete practise nos remetem ao verbete practice. Ou seja, o pessoal que escreve os dicionários já está se rendendo ao fato de que practice estar se tornando muito mais usado que practise. Portanto, de certa maneira, chegará o momento em que essa diferença entre practice e practise será coisa do passado.

Outra coisa interessante sobre essas duas palavras é que a diferença existe apenas na escrita. No que diz respeito à pronúncia é tudo igual. Practise e practice são pronunciadas do mesmo modo. Ou seja, quem escuta você falando vai entender perfeitamente o que você estará dizendo.

Saber estas diferenças é legal, interessante, divertido, mostra que você sabe algo a mais. No entanto, na hora de falar inglês ninguém vai perceber se você falou com c ou com s; afinal, elas estarão ouvindo você falar e não mentalizando o modo como a palavra é escrita.

Na escrita lembre-se: se o seu estilo é o britânico então saiba a diferença entre practice e practise; no entanto, se seu estilo é o americano, então use practice para tudo tranquilamente. E não se assuste se encontrar um britânico usando practice como o verbo. A língua muda com o tempo. É natural isso! Uma língua viva – como a inglesa – não é estática, parada e sem alterações; ela se move com o tempo!

Espero ter deixado clara a diferença entre practice e practise. Não é nada tão anormal assim; mas, vale a pena saber, não é mesmo? That’s all for now! Take care and keep learning.

Etiquetas
inglês americano e inglês britânico uso das palavras em inglês vocabulário em inglês
Botão Voltar ao topo
Fechar