Dicas Para Aprender Inglês

Lembrar palavras! Memorizar palavras!

Várias pessoas tem me enviado e-mails querendo saber como fazer para memorizar as palavras que aprendem.

Bom, para ser bem sincero, não há uma fórmula mágica. Devido ao corre-corre da vida, a quantidade de informações que recebemos ao longo do dia, o alto nível de estresse, etc esquecer é algo natural e faz parte do processo de memorização. Mesmo assim, vamos ver algumas dicas que podem ajudar você a lembrar um pouco mais das palavras que aprende.

1. Se você faz listas de palavras, está no caminho errado. Os especialistas dizem que se você quiser esquecer algo basta colocar em uma lista. Por quê? Listas são longas, não fazem sentido e são cansativas. Nada de listas de 30 palavras, lista de verbos irregulares, listas phrasal verbs

2. Ao se deparar com uma palavras nova, procure anotá-la no seu caderno de vocabulário. Porém, anote a palavra, o seu significado, a sentença onde a encontrou e crie um exemplo seu.

3. Lembre-se uma palavra pode ter vários significados, logo aprenda o significado que faz sentido naquele momento. Observe ainda as palavras que estão ao redor da palavra-alvo. Assim, você pode acabar aprendendo uma expressão nova, um collocation, um phrasal verb, etc. Tudo isto em contexto e não isoladamente.

4. Crie uma história com as palavras que você aprende. Lembro-me que quando estava começando a dar meus passos no aprendizado do inglês, eu costumava escolher 10 palavras/expressões que havia aprendido e escrevia uma história com elas.

5. Reveja seu caderno de vocabulário vez ou outra. Reveja também a história que você criou. Se quiser, altere sua história. Reescreva-a. O importante é vez ou outra voltar atrás e revisar.

6. Perceba as palavras/expressões sendo usadas por sua professora, nos programa de TV, em músicas, em artigos de jornais ou livros… Se a palavra é importante, ela vai ser usada com freqüência!

7. Procure aprender as palavras mais comuns da língua inglesa. Nada de aprender coisas raras e obscuras. Palavras difíceis de serem usadas no dia-a-dia.

Enfim, há ainda uma série de atividades/exercícios que você pode fazer. O importante é se envolver com a língua. A memória é parecido a um músculo: deve ser treinado para melhorar a cada dia, do contrário atrofia.

Você encontrará muito mais dicas de memorização de palavras no livro “Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário“. See you…

8 Comentários

  1. Uma boa maneira de memorizar palavras é usar um SRS (Spaced Repetition System). Dois sites interessantes sobre o assunto são um post que eu mesmo fiz sobre o assunto <a href="http://[http://mairoblog.blogspot.com/2007/09/srs-spaced-repetition-system.html%5D%5Bhttp://mairoblog.blogspot.com/2007/09/srs-spaced-repetition-system.html%5D<br />e o Antimoon <a href="http://[http://www.antimoon.com/%5D%5Bhttp://www.antimoon.com/%5D<br />Falow!P.S. Suas dicas são muito boas, independente da língua!

  2. muito interessante essa iniciativa de ajudar as pessoas q tem dificuldade em memorizar palavras.vai me ajudar muito pois ja me tornei adepta dessas tecnicas.obrigada

  3. Muito bom!!! Sou professora de inglês a 3 anos e tenho um pouco de dificuldade de memorizar coisas novas… Tentarei com as novas dicas!!!

  4. Hmm… Ha um tempo 'sigo' essas dicas de anotar, sempre voltar na palavra e etc, mas nunca funcionaram muito bem comigo.De um tempo pra ca, comecei a fazer mais imersao com o ingles, entao ouco e falo ingles por bastante tempo.Sempre que eu vejo/ouco alguma palavra que nao conheco, procuro o significado. Isso facilita porque voce procura NA HORA e ja esta num contexto, fica mais facil voce memorizar assim.So uma dica, procurar as palavras SO num contexto, fica mais complicado esquecer =}(Um texto/video/audio sempre sobre o mesmo assunto tambem ajuda nisso)

  5. I have tried to learn english a long time,but I don`t know if I am in the right way.Because I`ve stoped to make course and decided to study aloto ne.Give me an advice.Must I carry on alone or start a new course ?

  6. Estudo Alemão e Russo,eu faço associação de uma palavra em alemão e a mesma palavra em russo, decoro as duas e não a esqueço mais :)Anoto as palavras em meu caderno também e sigo essa regra da história também, sem esquecer de anotar a pronúncia que também julgo ser importante.Não tem como esquecer nem da palavra nem da pronúncia se houver organização e dedicação!:)

  7. Caros,sou "kin on languages", falo inglês fluentemente, e no momento luto para aprender Alemão. Eita lingua difícil para nós latinos! Sempre busco formas ou fórmulas para memorização, etc., e minha experiência me diz, em se tratando de uma nova lingua, vale tudo!!! isso mesmo. Decoreba mesmo! o que importa é memorizar o máximo de vocabulário, assim tudo é valido. No meu aprendizado de inglês memorizei em torno de 1000 palavras em quinze dias, foi um avanço. ah, tem dois sites otimos para pronúncia Dicionarist e Forvo Abraços Good Luck

  8. Nossa 1.000 em 15 dias é incrível. Estou a um mês quebrando a cabeça para gravar 300!Eu tenho anotado a palavra seguida de um contexto em áudio e legenda de coisas relacionadas ao meu trabalho. Frase á frase vou anotando todas as palavras e seus significados. Depois é só passar constantemente o vídeo com áudio e legenda que ajuda e memorizar mais rápido e também decorar a pronúncia!

Botão Voltar ao topo
Fechar