Lembrar palavras! Memorizar palavras!

Várias pessoas tem me enviado e-mails querendo saber como fazer para memorizar as palavras que aprendem.

Bom, para ser bem sincero, não há uma fórmula mágica. Devido ao corre-corre da vida, a quantidade de informações que recebemos ao longo do dia, o alto nível de estresse, etc esquecer é algo natural e faz parte do processo de memorização. Mesmo assim, vamos ver algumas dicas que podem ajudar você a lembrar um pouco mais das palavras que aprende.

1. Se você faz listas de palavras, está no caminho errado. Os especialistas dizem que se você quiser esquecer algo basta colocar em uma lista. Por quê? Listas são longas, não fazem sentido e são cansativas. Nada de listas de 30 palavras, lista de verbos irregulares, listas phrasal verbs

2. Ao se deparar com uma palavras nova, procure anotá-la no seu caderno de vocabulário. Porém, anote a palavra, o seu significado, a sentença onde a encontrou e crie um exemplo seu.

3. Lembre-se uma palavra pode ter vários significados, logo aprenda o significado que faz sentido naquele momento. Observe ainda as palavras que estão ao redor da palavra-alvo. Assim, você pode acabar aprendendo uma expressão nova, um collocation, um phrasal verb, etc. Tudo isto em contexto e não isoladamente.

4. Crie uma história com as palavras que você aprende. Lembro-me que quando estava começando a dar meus passos no aprendizado do inglês, eu costumava escolher 10 palavras/expressões que havia aprendido e escrevia uma história com elas.

5. Reveja seu caderno de vocabulário vez ou outra. Reveja também a história que você criou. Se quiser, altere sua história. Reescreva-a. O importante é vez ou outra voltar atrás e revisar.

6. Perceba as palavras/expressões sendo usadas por sua professora, nos programa de TV, em músicas, em artigos de jornais ou livros… Se a palavra é importante, ela vai ser usada com freqüência!

7. Procure aprender as palavras mais comuns da língua inglesa. Nada de aprender coisas raras e obscuras. Palavras difíceis de serem usadas no dia-a-dia.

Enfim, há ainda uma série de atividades/exercícios que você pode fazer. O importante é se envolver com a língua. A memória é parecido a um músculo: deve ser treinado para melhorar a cada dia, do contrário atrofia.

Você encontrará muito mais dicas de memorização de palavras no livro “Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário“. See you…

Artigos Relacionados
Comentários