Dicas Para Aprender Inglês

Como Organizar Collocations :: Dica de Inglês Básico

Como organizar collocations que você aprende? Ou como extrair o máximo da ideia de collocations para você melhorar seu vocabulário em inglês? Essa é a dica que compartilho com você neste artigo.

Essa dica é para estudantes de inglês básico, mas ela vale também para estudantes em outros níveis. Basta adaptar o que eu ensinar aqui e assim aplicar nos estudos.

Enfim, vamos lá!

Como Organizar Collocations: escolhendo a palavra chave

Toda a ideia de collocations gira basicamente em torno de uma palavra chave. Pois, é essa palavra que servirá de base para você encontrar as demais palavras que são usadas com ela. Ou como dizemos, palavras que combinam como a palavra chave.

Assim, como exemplo, vou usar aqui a palavra HOUSE (casa) para ser nossa palavra chave.

Agora, o que você precisa fazer é pensar em 5 adjetivos e/ou 5 verbos que combinam naturalmente com HOUSE em inglês. Essa tarefa pode ser meio complicada no começo, mas com o tempo você se acostuma a ela. 

As palavras que pensei aqui são:

  • build a house (construir uma casa)
  • live in a house (morar em uma casa)
  • break into a house (arrombar uma casa)
  • move house (mudar-se de casa, fazer mudança)
  • extend the house (ampliar a casa)
  • fancy house (casa chique)
  • dream house (casa dos sonhos)
  • rented house (casa alugada)
  • modest house (casa modesta, casa simples)
  • comfortable house (casa confortável)

Como estudante de inglês básico, você pode achar essa tarefa meio sem sentido no começo. Mas, garanto a você que isso ajuda muito a deixar seu vocabulário mais robusto e mais natural. Assim, quanto mais cedo você começar a aplicar isso em seus estudos, melhor – muito melhor!

Como Organizar Collocations: the lexical notebook

Para facilitar o aprendizado e a organização, eu sempre recomendo que essas combinações sejam anotadas em um Lexical Notebook.

Nesse caderno organizado com palavras chaves e suas combinações – entre outros chunks of language –, você anota apenas coisas relacionadas ao vocabulário da língua inglesa. Nada de gramática!

No Lexical Notebook, você pode separar uma página apenas para HOUSE. Se achar legar, pode até colocar uma imagem ao invés de escrever a palavra. Isso ajuda a memória a “forçar” a aquisição da palavra.

Bom! Depois de anotar as collocations que você encontrou. Você pode ir para o próximo passo, que é criar exemplos.

Como Organizar Collocations: criando exemplos

No curso Collocations, eu ensino os participantes a encontrar exemplos originais e também criar sentenças com as collocations que anotam no Lexical Notebook. Claro que não precisa ser com todas; mas, podem usar algumas como base para assim ajudar a memória a fixar a palavra certa do jeito certo.

  • They are building a fancy house near here. (Estão construindo uma casa chique aqui perto.)
  • She lives in a rented house. (Ela mora em uma casa alugada.)
  • We’re going to extend our house next year. (Nós vamos ampliar nossa casa ano que vem.)
  • Someone broke into our house last week. (Arrombaram nossa casa semana passada.)

Esses são alguns exemplos de como podemos criar frases usando o nosso conhecimento de inglês (gramática natural, outras collocations necessárias, polywords, etc.).

Collocations: mais além do que isso!

Essa dica sobre como organizar collocations é uma dica muito básica e serve apenas para você sentir o gostinho de como é melhorar o vocabulário em inglês usando isso.

Devo dizer aqui que collocations não se resume a essas combinações simples assim. O que você viu acima é um exemplo de como encontrar collocations chamados de weak (fracos). Muitos deles você pode usar mesmo sabendo poucas palavras em inglês.

O que realmente faz a diferença no aprendizado de vocabulário por meio de collocations é os demais tipos de collocations, aqueles que fazem a diferença entre uma pessoa que aprende inglês de modo natural e aquelas que aprendem decorando palavra por palavra. Sobre esses demais tipos e muitas outras coisas, eu ensino no curso Collocations: Desenvolvendo seu Vocabulário em Inglês.

No curso você aprende como encontrar collocations, onde encontrar, como organizar e lembrar os collocations que aprende, como passar do platô intermediário e seguir melhorando cada vez mais mesmo estudando sozinho. Enfim, tem muito mais coisas sobre collocations do que isso que você leu nesta dica.

Quer saber mais sobre o curso e aproveitar a oferta especial do mês de dezembro!? É só clicar no botão abaixo! Lembrando que esse curso tem certificado para os participantes!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar