Aprender Inglês Lexicalmente: um jeito diferente para aprender inglês

Várias pessoas têm me perguntado o que significa Aprender Inglês Lexicalmente. Então, resolvi resumir algumas coisas e ajudar todo mundo a entender um pouquinho sobre isso.

Mas, vamos por partes!

Verdade seja dita, Aprender Inglês Lexicalmente é um dos primeiros cursos online oferecidos aqui no Inglês na Ponta da Língua. Desde 2011 para ser bem exato! Durante esta semana (até 29/11/2019), esse curso está com um valor promocional. Portanto, participe e aprenda inglês de uma forma muito mais dinâmica e inteligente.

Inscreva-se!

Quer entender melhor, então deixe-me explicar!

Como você estuda inglês?

A primeira coisa que temos de entender é sobre como as pessoas – inclusive você aí – estuda inglês.

Se você for como a grande maioria das pessoas deve estar estudar assim:

  1. decorando regras gramaticais e fazer atividades para verificar se “aprendeu” as regras;
  2. decorando lista de palavras soltas, lista de phrasal verbs, frases simples que vê em canais no Youtube ou Instagram.
  3. repetindo de modo desajeitados os sons da língua inglesa; deve ter até lido e relido sobre o alfabeto fonético internacional, mas ainda assim não sente os resultados que desejaria

Esse é o “método” como as pessoas estudam inglês desde as décadas passadas. Na verdade, desde que o mundo é mundo, as pessoas sempre acharam que essa é a sequência correta para aprender uma outra língua.

Claro que isso funciona. Muito gente aprende assim. Com dificuldades, mas aprende.

Contudo, saiba que desde a década de 1990, estudos e pesquisas têm mostrado que para ser fluente em inglês, esse modo de estudo compartimentado não ajuda muito. Principalmente, se você já tiver mais de 15 anos de idade.

Por que esse modo tradicional é mais complicado?

A resposta é simples: estudando desse modo tradicional, você está dividindo a língua inglesa em três coisas diferentes: gramática, vocabulário e pronúncia.

Você tenta enfiar na memória três coisas que devem funcionar juntas. Não que isso não vá dar certo! Claro que dá! Mas, pesquisas em neurociência mostram que é muito mais satisfatório estudar essas 3 coisas juntas e assim facilitar o processo de aprendizado/aquisição da língua inglesa e, consequentemente, o desenvolvimento da fluência em todas as habilidades: speaking, listening, writing e reading.

Os estudos e desenvolvimento mais recentes mostram que o ideal é aprender/estudar inglês de um modo integrado. Fazendo isso os resultados aparecem de forma mais rápida e até mesmo espontânea.

Aprender Inglês Lexicalmente: a solução

Aprender Inglês Lexicalmente

A proposta do Aprender Inglês Lexicalmente é justamente ajudar você a aprender inglês assim. Nesse modo de estudo, você aprende gramática, vocabulário e pronúncia de modo integrado (e não separado).

Uma das maiores e mais importantes vantagens de se fazer isso é que o cérebro (já adulto) tende a aprender/adquirir uma segunda língua por um processo mais natural e diferente do método tradicional.

No sistema tradicional, você precisa decorar de modo mecânico regras gramaticais, palavras soltas e os sons do inglês. Assim, fica na esperança de um dia o cérebro colocar isso tudo junto e você ser fluente em inglês. Os 3 conjuntos de informações são colocados em locais diferentes e isso dificulta o cérebro a fazer as conexões de modo mais rápido quando a pessoa precisa.

Já no Aprender Inglês Lexicalmente, o cérebro retém todas as informações em só lugar, facilitando assim que as conexões aconteçam em um tempo muito mais rápido do que pelo sistema tradicional.

Aprendendo Gramática

A gramática é adquirida de modo prático e focado no uso real da língua. Você então aprende a gramática como ela realmente é na prática. Ela deixa de ser um processo matemático no qual você precisa juntar uma coisa com outra para poder formar uma frase.

Aprendendo Vocabulário

O vocabulário, por sua vez, deixa de ser uma série de listas de palavras soltas e sem sentidos. Voce passa a aprender de modo mais natural os collocations, as institutionalized sentences, as semi-fixed sentences, as polywords, os gambits, os fillers e muito mais. Você não vê mais as palavras de modo isolado e isso auxilia no processo de aquisição da gramática de uso real.

Aprendendo Pronúncia

Já a pronúncia não é estudada do ponto de vista de um som isolado, como incansáveis aulas de como pronuncia o th, por exemplo. No Aprender Inglês Lexicalmente, você aprende a pronúncia de modo mais amplo: aprende a pronunciar as sentenças por completo e de modo mais natural e rápido.

Fazendo assim, seu speaking e listening se desenvolvem mais rápido e mais naturalmente. Pois, você passa a usar a língua como ela realmente é e não como você acha que deve ser ao tentar montar um quebra cabeça pelo método tradicional.

Conclusão

Enfim, Aprender Inglês Lexicalmente é algo que muda completamente o modo como você encara o aprendizado de inglês e sua caminhada rumo à fluência. Portanto, saiba mais a respeito e revolucione o modo como você aprende inglês.

Quer aprender a aprender inglês dessa maneira? Então, clique no botão abaixo para sabe mais a respeito e assim ficar cada vez mais com seu Inglês na Ponta da Língua.

Artigos Relacionados
Comentários