Qual livro ajuda a aprender inglês mais rápido?

Uma estudante de inglês dedicada enviou um email com um pedido de sugestão que acredito ser algo que muita gente deseja. Assim, decidi compartilhar a resposta por aqui também.

No email, ela escreveu o seguinte: 

Estou no começo do curso de inglês, qual livro você me indica para aprender mais rápido o inglês e que vai me auxiliar e aprender mais?

Minha resposta

Há vários livros no mercado que certamente ajudarão você a aprender inglês. Agora, se isso ajudará a aprender mais rápido é algo que ninguém pode garantir. Afinal, seu aprendizado depende muito mais do seu interesse, dedicação, paciência, esforço etc. Sem contar que essa coisa de “aprender mais rápido” é apenas um desejo que nem sempre se concretiza. Afinal, o aprendizado é constante e eterno. Nós nunca deixamos de aprender.

Em todo caso, entre os vários livros disponíveis nas livrarias, há os dicionários – bilíngues e monolíngues –, que certamente devem fazem parte de sua biblioteca de estudos.

Há ainda as gramáticas como a Gramática de Uso da Língua Inglesa do prof. Denilso, que ajudará você a ver e aprender a gramática da língua inglesa de uma maneira mais natural, leve e descontraída. 

Qual livro ajuda a aprender inglês mais rápido?

Tem também os livros de vocabulário que são vários e vão desde os que incluem palavras soltas aos que abordam frases do cotidiano, expressões idiomáticas (idioms), phrasal verbs e muito mais. Nesse caso, os livros podem também ser divididos em níveis que vão do básico ao avançado/proficiente. Um livro que certamente ajudará você a entender como aprender melhor o vocabulário em inglês e desenvolver sua fluência por meio dele é o livro Combinando Palavras em Inglês, também de autoria do prof. Denilso. 

Por fim, há aqueles livros que focam em dar dicas e orientações de estudos. Livros que falam sobre como se organizar, como estabelecer objetivos, como aprender inglês de modo mais natural, como encontrar tempo para os estudos etc. Nesse caso, o livro Inglês na Ponta da Língua é um dos mais recomendados e lidos no Brasil. 

Se você for uma estudante dedicada, você certamente investirá em mais livros e materiais para continuar aprendendo sempre e cada vez mais. Lembre-se, no entanto, que estes livros são apenas ferramentas para auxiliar o seu aprendizado. Ou seja, nenhum deles ajudará você a aprender inglês de modo mais rápido. Afinal, esse “aprender mais rápido” não depende dos livros, mas sim de quem estuda.

Minhas Perguntas

E você? O que acha disso? Concorda ou discorda? Você acha que há livros que ajudam a aprender inglês mais rápido? 

Que livro já ajudou você – ou tem ajudado você – a aprender inglês? 

Compartilhe com a gente na área de comentários aí abaixo! Let’s keep learning together.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo