Pretérito Imperfeito em Inglês

Como é o pretérito imperfeito em inglês? Essa pergunta já me foi feita várias vezes via email. Portanto, como ela sempre aparece, decidi publicar a resposta aqui no site e assim ajudar todos que tenham a mesma dúvida. Então, vamos lá!

Uma coisa que noto quando me perguntam como é o pretérito imperfeito em inglês é que as pessoas não sabem nem o que é o pretérito imperfeito em português. Assim, antes de falarmos como é em inglês, vamos aprender como é em português.

Resumindo o que as gramáticas de português dizem, o Pretérito Imperfeito é geralmente usado para indicar um fato passado do qual se destaca a duração:

» O ladrão fugia no momento em que os policiais chegaram ao local.
» Quando ele chegou em casa, ela cozinhava.
» Minha irmã jantava quando o telefone tocou.

De modo mais simples, o pretérito imperfeito é frequentemente usado quando queremos dizer que algo estava acontecendo no passado. No português brasileiro falado nos dias de hoje, costumamos dizer as mesmas sentenças acima da seguinte maneira:

» O ladrão estava fugindo no momento em que os policiais chegaram ao local.
» Quando ele chegou em casa, ela estava cozinhando.
» Minha irmã estava jantando quando o telefone tocou.

Portanto, o pretérito imperfeito em inglês, conforme os exemplos acima, será o tempo verbal conhecido como Past Continuous. Para saber tudo e mais um pouco sobre ele, leia a dica Past Continuous Tense.

» The thief was running away at the moment the police arrived at the place.
» When he got home, she was cooking.
» My sister was having dinner when the phone rang.

 Mas, o pretérito imperfeito em português tem ainda outro uso: indicar uma ação passada habitual. Ou seja, serve para indicar algo que costumávamos fazer e agora não fazemos mais.

» Eu gostava de comer carne, mas agora não como mais.
» Ela cantava quando criança.
» Ele corria 20 quilômetros todos os dias quando era mais novo.
» Nós estudávamos muito antes de entrar na faculdade.

Veja que agora a ideia é falar sobre algo que fazíamos, era parte da nossa rotina. Isso era no passado, agora é diferente.

Nesses casos, o pretérito imperfeito em inglês será expresso com a expressão “used to“:

» I used to eat red meat, but I don’t eat it anymore.
» She used to sing when she was a kid.
» He used to run 20 kilometers every day when he was younger.
» We used to study very hard before going to university.

Para saber mais sobre o uso de used to, leia a dica “Como Dizer Costumava em Inglês?“.

Por fim, entenda que os tempos verbais de uma língua nem sempre encontrarão equivalentes 100% exatos em outra. Cada língua tem uma maneira de expressar as ideias no passado, presente e futuro. A melhor maneira para aprender isso é comparando as língua no modo como elas são usadas na prática e nem sempre como estão nos livros de gramática.

Ainda há mais coisas que poderiam ser ditas aqui sobre o pretérito imperfeito em inglês, mas por enquanto você já tem os mais comuns. Então, aprenda isso, pratique e com o tempo você aprenderá o restante naturalmente. Continue aprendendo sobre verbos em inglês lendo a dica Tempos Verbais em Inglês.

Até a próxima! 🙂

Artigos Relacionados
Comentários