Gramática: WH Question Words

Banner Influx
Wh- question words‘ é o nome que damos a um grupo de palavras que começam com a sequência de letra ‘wh‘ e que são geralmente usadas para fazer perguntas em inglês. Elas não são usadas apenas para fazer perguntas, mas foi assim que ficaram conhecidas. Como algumas pessoas pediram para eu falar sobre elas, decidi escrever esse post.

De início vale dizer que as WH Question Words são as seguintes palavras:

  • who [quem], where [onde], why [por quê], what [o quê, qual], which [o quê, qual], when [quando] e – a única diferentehow [como]

Cada uma destas palavras tem um uso diferente. Isso você percebe pelo significado delas, não é mesmo. Eu não sei a razão pela qual as pessoas as confundem tanto. Acredito que seja pelo fato de sempre verem esse nome técnico esquisito “wh question words” e também por ter de aprendê-las em lista. Algo que sou totalmente contra.

Se você criar exemplos em português e depois traduzi-los para o inglês, você perceberá que não há tantas dificuldades assim para compreender cada uma dessas palavrinhas. Você pode ainda procurar por exemplos em inglês e traduzi-los para o português. Assim, você vai se acostumando com o modo como elas são usadas. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Why did you do this? [Por que você fez isso?]
  • Who are you? [Quem é você?]
  • Where are the keys? [Onde estão as chaves?]
  • What do you want? [O que você quer?]
  • What is your favorite color? [Qual sua cor favorita?]
  • Which is you favorite color: blue or yellow? [Qual sua cor favorita: azul ou amarelo?]
  • When will you do that? [Quando você vai fazer isso?]
  • How are we going to do that? [Como nós vamos fazer isso?]

Confesso que as palavras que mais causam confusões entre estudantes de inglês são: “what“, “which” e “how“. Sobre essas confusões eu já escrevi aqui no blog. Clicando nos títulos abaixo, você encontrará informações sobre elas:

No geral, eu recomendo que você se acostume ao uso de cada uma dessas palavras. Lembre-se que elas possuem ainda outros usos. Porém, aqui abordei apenas o uso delas como palavras interrogativas [ou seja, geralmente usadas para fazer perguntas diretas]. Por fim, tenha sempre em mente que a prática leva à perfeição. Portanto, acostume-se bem com elas e seus usos. Take care, you all!

Artigos Relacionados
Comentários