O que todo aluno iniciante de inglês deve saber?

Semana passada, ao ser entrevistado pelo Prof. David Bailey, seus alunos e leitores deste blog uma pergunta que muitos faziam era: “Denilso, que roteiro seguir? O que devo estudar primeiro? A que devo dar mais atenção no início?

Antes de dar aqui uma pequena lista, é bom você entender bem o que significa aprender vocabulário e também como aprender gramática através do vocabulário. Assuntos abordados no livro “Inglês na Ponta da Língua – método inovador para melhorar o seu vocabulário“, que contém muitas dicas para alunos de todos os niveis.

Bem, todo aluno iniciante precisa saber usar os principais modal verbs [can, could, may, must, will, should, etc]. Isto não quer dizer que você deve saber as regrinhas gramaticais de cor e salteado. Tem de aprender a usar. Saber como é na prática e não na teoria! “Em que situações do dia a dia usar um e outro?” é a pergunta chave.

Um outro tema essencial é o que chamamos de delexicalized verbs. Este nome esquisito refere-se àqueles verbos que possuem vários significados e usos em inglês, por exemplo: get, take, do, make, look. Este são os principais.

O que todo aluno iniciante de inglês deve saber?Além disto todo iniciante deve aprender a usar as palavras just, whatever, bit, actually, really, quite, slightly, basically, pretty, clearly, honestly, unfortunately. Isto porque elas são usadas com muita frequência em comunicações ao vivo e a cores. São faladas o tempo todo e usadas para indicar a atitude de quem fala.

Algumas expressões como you know, I mean ou palavras como right, well, so, good, anyway são conhecidas como discourse markers. Ou seja, são termos usados para organizar a fala e monitorar o progresso do que está sendo falado.

Os substantivos básicos também são essencias. Para isto é bom ter a lista das 2000 palavras mais usadas da língua inglesa. Porém, não é para decorar a lista como se fosse um robô. A idéia é saber as principais collocations com os substantivos que estão nesta lista. Este é abordado no livro “Combinando Palavras em Inglês: seja fluente em inglês aprendendo collocations“.

Palavras como that, this, now, then, ago, away, front, side, back, opposite of, here, there são importantes também. ‘Away‘ e ‘back‘ são geralmente usadas em expressões com os tais delexicalized verbs mencionados acima e ainda com go e bring.

Já nos adjetivos é necessário saber os comuns hot, cold, good, bad, tall, short, beautiful, ugly, nice, sad, happy, great, fine, lovely, etc é bom saber também terrible, awful, horrible, brilliant, [inglês britânico] excelent, awesome [inglês americano], excellent. Todos eles são usados em collocations. Olho neles!

Dos advérbios é bom saber os mais comuns: today, yesterday, tomorrow, always, usually, never, rarely, seldom, etc. E ainda: eventually, recently, normally, generally, quickly, suddenly, totally, entirely, obviously, basically. Finalmente, os verbos! Aqui é bom saber aqueles que descrevem ações e eventos: run, walk, give, leave, stop, help, feel, put, sit, listen, explain, enjoy, like, accept, fill, say, tell, send, write, read, catch, e outros que fazem parte da lista de 2000 palavras mais usadas em inglês.

Tudo isto deve ser aprendido de modo natural e através daquilo que chamamos de chunks of language. Nada de explicações gramaticais, regras, termos técnicos e coisas assim. A gramática você aprende através do vocabulário. Isto quer dizer que você aprenderá a USAR a o inglês como ela realmente é. Nada de ficar dissecando a língua como se fosse algo estático e morto!

That’s it! Espero que ajude! Quem tem os dois livros mencionado acima entenderá bem como isto tudo aí funciona. Take care!

Artigos Relacionados
Comentários