Qual a diferença entre I HAVE NO e I DON’T HAVE?

Qual a diferença entre dizer I HAVE NO e I DON’T HAVE? Essa é uma dúvida constante entre estudantes de inglês. Principalmente, estudantes de nível básico. Afinal, às vezes lemos ou ouvimos alguém dizendo “I have no idea” e outras vezes “I don’t have any idea”. Portanto, qual a diferença entre usar/falar I HAVE NO e I DON’T HAVE? Continue lendo e aprenda mais a respeito.

I HAVE NO e I DON’T HAVE

Para ser bem direto, tenho a dizer que em relação ao significado, saiba que não há diferenças entre I HAVE NO e I DON’T HAVE. Isso em relação ao significado! Mas, para que tudo fique perfeito, você precisa aprender que I DON’T HAVE geralmente costuma ser seguida naturalmente pela palavra any. Portanto, a combinação mais natural é I DON’T HAVE ANY. Assim, ela fica muito mais correta em termos da gramática de uso da língua inglesa. Veja os exemplos:

  • I have no question about it. = I don’t have any question about it.
  • I have no money. = I don’t have any money.
  • I have no idea. = I don’t have any idea.
  • I have no choice. = I don’t have any choice.
  • I have no answer. = I don’t have any answer.
  • I have no energy left. = I don’t have any energy left.

I HAVE NO e I DON'T HAVETodas as sentenças acima significam a mesma coisa. Ou seja, como já foi dito, em relação a significado não há diferenças entre usar I HAVE NO e I DON’T HAVE. Diante disso, voltamos à pergunta será que há alguma diferença entre elas?

Qual a real diferença?

Para mim, a diferença é apenas de escolha. Ou seja, você usa aquela que achar melhor, mais bonitinha, mais interessante, mais agradável.

Tenha apenas em mente que para os falantes nativos da língua inglesa a forma I HAVE NO é a mais usada. Então, acostume-se a usar essa forma. Pois, é ela que você mais ouvirá ao falar inglês com alguém.

Só para você ter uma ideia, ao pesquisarmos em um corpus da língua inglesa com cerca de 500 milhões de palavras, notamos algo interessante. A sequência I HAVE NO aparece cerca de 10.000 vezes. Por sua vez, a sequência I DON’T HAVE ANY aparece apenas 1563 vezes.

Qual é realmente a mais usada? Qual é a que você vai usar se deseja falar inglês como um nativo realmente fala? Acho que você já sabe a resposta, não é mesmo?

Para encerrar vale dizer que tudo isso se aplica às sequências abaixo:

  • you have no… = you don’t have any…
  • he has no… = he doesn’t have any…
  • she has no… = she doesn’t have any…
  • we have no… = we don’t have any…
  • they have no… = they don’t have any…

That’s all for now, guys! Espero ter deixado a diferença entre I HAVE NO e I DON’T HAVE bem clara para você. Caso ainda tenha um tempinho aí de sobra, sugiro que aprenda também sobre a diferença entre HAVE e HAVE GOT e também a conjugação de HAVE no Present Simple. Take care, guys! And, keep learning!

Artigos Relacionados
Comentários