Qual a diferença entre BEYOND e BESIDES?

Qual a diferença entre beyond e besides? Essas duas palavrinhas significam além de; logo, isso acaba gerando confusão na cabeça de muita gente. Afinal, quando usar uma outra outra? Assim sendo, vejamos se conseguimos resolver essa dúvida e ajudar todos a entenderem a diferença entre elas.

Usos de BESIDE

Para começar veja os exemplos abaixo nos quais a palavra besides é usada:

  • I wanted to help her out. Besides, I needed the money. [Eu queria ajudá-la. Além do mais, eu precisava do dinheiro.]
  • Besides working as a doctor, he also writes novels in his spare time. [Além de trabalhar como medico, ele também escreve romances nos momentos livres.]
  • I have no family besides my parents. [Eu não tenho família além dos meus pais.]
  • I don’t want to go and, besides, I don’t have any money. [Eu não quero ir e, além do mais, eu não tenho dinheiro.]

Veja que nos casos acima, a palavra “besides” é usada para acrescentar uma informação. Por essa razão, nós também, às vezes, a traduzimos como “além do mais”, “além disso”, além do quê”, etc. Ou seja, não ficamos apenas no “além de” como alguns dicionários sugerem de modo bem simples e incompleto.

Uma expressão que tem o mesmo sentido e uso de besides, nesse contexto, é apart from. No entanto, é preciso alguns cuidados ao usá-la. Portanto, dedicarei um post futuramente apenas a ela. Por enquanto, vamos focar na diferença entre beyond e besides.

Usos de BEYOND

Dito isso, observe as sentenças abaixo com a palavra beyond:

  • Beyond the mountains was the border territory. [O território limítrofe ficava além das montanhas.]
  • The road continues beyond the village up to the hills. [A estrada continua além da vila até as montanhas.]
  • The park is a couple of streets beyond the school. [A praça fica algumas ruas depois da escola.]
  • There was a small town beyond the river. [Tinha uma cidadezinha após o rio.]

Note que a palavra “beyond” transmite a ideia de “além de”, “depois de”, “após”. Ou seja, a ideia agora não é a de acrescentar uma informação; mas, a de informar que algo fica ou está além (depois) de um local. Ou seja, aqui falamos de distância ou localização. Acredito que isso ficará bem claro se você comparar os exemplos com besides e beyond.

Vale acrescentar ainda que beyond tem outros usos na língua inglesa. No entanto, eles não serão abordados nessa dica, pois o objetivo aqui é mostrar a diferença entre beyond e besides no sentido de além de. Prometo fazer um post dedicado aos outros usos de beyond e assim deixar tudo ainda mais completo.

Artigos Relacionados
Comentários