Como Pronunciar OFTEN? Com o t ou sem o t?

Como pronunciar OFTEN? Será que temos de fazer o som do T e falar /ˈɔftən/? Ou será que o T é mudo e falamos apenas /ˈɔfən/? Se você tem dúvidas, vamos às respostas.

Como Pronunciar OFTEN?

Para encontrar a resposta e aprender, você não precisa pesquisar muito. Afinal, as duas pronúncias estão corretas. Ou melhor, as duas pronúncias são aceitas e usadas onde a língua inglesa é falada.

Isso significa que em alguns locais as pessoas pronunciarão /ˈɔfən/ e outras preferirão /ˈɔftən/.

Portanto, independentemente de como você faz a pronúncia de often, você não estará errado.

»Leia também: Como Pronunciar MONTHS

Qual é a mais comum?

Essa pergunta já é bem diferente. Portanto, merece um pouco mais de atenção.

De modo geral, a pronúncia mais comum é /ˈɔfən/. Ou seja, a pronúncia na qual o som do t desaparece é a mais conhecida em todos os cantos onde o inglês é falado.

Já a pronúncia com o som do t – /ˈɔftən/ – é menos comum.

Logo, se você quiser pronunciar como a maioria, fique com a pronúncia sem o t – /ˈɔfən/.

» Leia também: Sons do TH em Inglês: verdades não ditas

Um pouquinho de história

Como Pronunciar OFTEN em InglêsEssa confusão em como pronunciar often teve início ao longo do desenvolvimento da língua inglesa

Até início dos anos de 1500, a palavra em inglês era oft. Todos pronunciavam o t. Com o tempo oft foi recebendo o sufixo –en e acabou sendo escrito como often. A maioria das pessoas manteve o som do t e pronunciava /ˈɔftən/.

Mas, a Rainha Elizabeth I, que reinou de 1558 a 1603, não pronunciava o t. Assim, a turma – bando de maria vai com as outras– começou a copiar o modo como a rainha falava. Teve início aí a mudança da pronúncia de /ˈɔftən/ para /ˈɔfən/.

Curiosamente, a “discussão” sobre como pronunciar often se manteve ao longo dos tempos. Em 1791, foi publicado um dicionário em inglês dizendo que o correto era /ˈɔfən/. Já em 1926, a pronúncia /ˈɔftən/ era muito comum e isso fez com que os gramáticos e policiais da língua começassem a criticar. Eles insistiam que o correto era /ˈɔfən/.

No ano de 1996, um editor do Oxford English Dictionary afirmou que as duas pronúncias estavam corretas; no entanto, a pronúncia /ˈɔfən/ era a mais comum. Isso fez com que muitos puristas ficassem loucos e eles então passaram a dizer que o correto era pronunciar /ˈɔfən/. Alguns críticos até chegaram listar palavras nas quais o t é mudo para sustentar a ideia de que o correto será sempre /ˈɔfən/. Essas palavras são:

  • listen, hasten, fasten, christen, chasten, moisten, Christmas

Em todas elas o t não é pronunciado; logo, o t em often também não deve ser pronunciado.

» Leia também: A Diferença na Pronúncia de CAN e CAN’T

Conclusão

Minha palavra final sobre esse assunto é a seguinte: pronuncie sempre /ˈɔfən/; pois, essa é tida a pronúncia padrão, a mais comum, a mais aceita. Embora seja possível ouvir e até dizer /ˈɔftən/, tudo indica que muita gente ainda não gosta muito dela.

Ou seja, é a mesma situação que temos com algumas palavras no português brasileiro. Em algumas regiões, uma palavra pode ser pronunciada de uma forma, já em outra pode ser outra pronúncia.

Por fim, saber como pronunciar often não é mais um problema para você. Afinal, depois de ler esta dica você está com seu Inglês na Ponta da Língua.

» Fontes

Etiquetas
Botão Voltar ao topo