A Pronúncia dos Verbos no Passado em Inglês

Aqui no blog já falei várias vezes sobre os verbos no passado; mais precisamente sobre o tempo verbal Past Simple. Caso queira ler [ou reler] as dicas sobre o assunto, essas são as principais: Gramática: Verbos no Passado – Past Simple, Gramática Inglesa: Verbos Irregulares.

Mas, na dica de hoje quero apenas abordar um assunto relacionado à pronúncia dos verbos quando eles recebem o -ed. Talvez muitos não saibam, porém anotem aí que a pronúncia do -ed muda de acordo com o som final do verbo. Isso significa que dependendo do som (pronúncia) no final do verbo, o -ed pode soar como /t/, como /d/, ou ainda como /ɪd/. Antes de continuar, lembro a todos que a representação fonética usada aqui é a do Alfabeto Fonético Internacional. Aprenda tudo sobre o Alfabeto Fonético Internacional, adquirindo o ebooks Pronúncia Básica do Inglês clicando aqui.

Mas, como assim o som no final do verbo?

Vamos usar o verbo walk como exemplo. A pronúncia desse verbo é representada assim: /wɔːk/. Note o som /k/ no final. Agora anote aí que quando o verbo terminar com /k/ a pronúncia do -ed deverá ser /t/. Portanto, a pronúncia de walked será /wɔːkt/. Nada de pronunciar como /wɔːkd/. As pessoas até entenderão, mas logo saberão que seu inglês não é tão bom assim.

Pronúncia dos Verbos no PassadoOutros verbos que seguem essa lógica – terminam com o som /k/ – são:work, talk, ask e ainda outros que você certamente encontrará em seus estudos de inglês. devo fazer apenas uma observação aqui: é comum que a pronúncia de asked seja um simples /est/. Ou seja, o som /k/ desaparece para facilitar a pronúncia. Afinal, /est/ soma muito melhor que /eskt/.

Agora vejamos o verbo listen, cuja pronúncia é /ˈlɪsən/. No final, temos o som /n/. Logo, o -ed em listened será pronunciado com o som /d/: /ˈlɪsənd/. O mesmo vale para qualquer verbo que termine com o som /n/: explained /ɪkˈspleɪnd/, imagined /ɪˈmædʒɪn/.

Por fim o som /id/ ocorre quando o verbo termina com as consoantes ‘t’ ou ‘d’. Devo apenas dizer que o /ɪ/ neste /ɪd/ é dito bem rápido. A melhor maneira de perceber isto é ouvindo os sons ditos por um nativo. Exemplos de verbos que se encaixam nesta categoria são: needed /niːdɪd/, ended /endɪd/, painted /peɪntɪd/, waited /weɪtɪd/, wanted /wɒntɪd/.

Para encerrar tenho de dizer tecnicamente que:

  • o -ed é pronunciado como /t/ quando o verbo no infitivo terminar em consoante surda. [voiceless sound]. Para ver uma lista de verbos que se encaixam neste caso, clique aqui.
  • O som do /ed/ será /d/ quando o verbo no infitivo terminar em consoante sonora [voiced sound] ou som vocálico. Para ver uma lista de verbos que se encaixam neste caso, clique aqui.
  • Caso o verbo no infinitivo termine com uma consoante oclusiva alveolar [alveolar stop consonant] o som do -ed será /ɪd/. Para ver uma lista de verbos que se encaixam neste caso, clique aqui.

Para mais dicas de pronúncia em inglês leia os posts:

Artigos Relacionados
Comentários