Dicas Para Aprender Inglês

O que é Léxico Mental? Por que precisamos dele?

 O que é léxico mental? Você já ouviu falar sobre isso? Faz ideia de como isso é importante para nós de modo geral e principalmente para o modo como aprendemos inglês (ou qualquer outra língua)? Se você nunca pensou sobre isso, leia esse texto e fique por dentro de algo que pode fazer a diferença ao modo como você pensa em melhorar o vocabulário em inglês.

O que é Léxico Mental?

A resposta para a pergunta o que é léxico mental (em inglês, Mental Lexicon) é a seguinte: teoria que nos ajuda a compreender como o cérebro armazena o vocabulário que aprendemos em nossa língua [e também em um língua estrangeira]. Essa teoria afirma que há uma parte do nosso cérebro que organiza o vocabulário – ou melhor o léxico – que fazemos uso de modo ativo ou mesmo passivo. Mas, vamos com calma! Antes quero mostrar a você como o léxico mental funciona na prática.

Para que você perceba o seu léxico mental em ação, vamos fazer uma rápida atividade. Abaixo estão algumas sentenças. Note que há espaços em branco nelas. Sua tarefa é simplesmente completar os espaços com a primeira palavra que vier a sua cabeça. Lembre-se que a palavra a ser usada deve fazer sentido na sentença. vamos lá!

  1. O presidente disse que todas as acusações não passam de intriga da ………………..
  2. Como o produto estava danificado, eu o devolvi e pedi meu dinheiro de ……………….
  3. Eu acho que vale a ……………… fazer um curso no exterior.
  4. Se ela acha que vou ajudar, ela está redondamente ………………..
  5. Após muitos e muitos anos, um terrível segredo de família acabou ……………….. à tona.

Veja que com o contexto certo, o seu cérebro foi capaz de puxar dentro de sua cabeça (memória) a palavra certa para cada sentença.

O que é Léxico Mental?Só para constar, as repostas mais frequentes e esperadas são oposição, volta, pena, enganada e vindo, respectivamente. Caso alguém resolva mudar as palavras nestas sentenças causará risos em que lê ou ouve. Ou seja, nós entenderemos o que a pessoa quis dizer, embora compreendamos automaticamente que algo está “estranho”.

Por que isso acontece?

Por que nosso cérebro consegue completar as palavras de modo correto? Como nós conseguimos completar essas sentenças com as mesmas palavras e sem dificuldades?  Agradeça ao seu léxico mental.

O léxico mental está em ação o tempo todo. Desde quando começamos a aprender nossa língua materna, nosso cérebro vai guardando palavras, expressões, combinações de palavras, frases, etc., que formam o nosso vocabulário (léxico). Conforme vamos nos envolvendo com a língua – ouvindo e lendo –, o léxico mental vai se formando naturalmente. Assim, quando alguém usa uma palavra diferente em uma combinação ou frase, o léxico mental acusa que tem algo de estranho.

Por exemplo, se ao invés de alguém diz “redondamente linda“, nós estranharemos. Pois, “redondamente” combina melhor e naturalmente com “enganado“, “enganada“, “enganados” ou “enganadas“. Se ao invés de dizer “fulano bateu as botas” alguém diz “fulano bateu as sandálias“, nós estranharemos.

Nosso cérebro possui um repositório – uma espécie de arquivo mental – que guarda estas expressões. Aqui vale dizer uma coisa importante: dentro dessa área de pesquisa nós dividimos o léxico entre vocabulário (palavras isoladas) e itens lexicais (ou, informalmente, chunks of language). Quando alguém usa uma combinação modo diferente ou com outra palavra – mesmo que sinônima –,  nós certamente estranharemos.

» Leia também: Chunks of Language: o que são e por que são importantes?

O que dizem os especialistas

De acordo com neurocientistas cerca de 80% a 85% do léxico (palavras e chunks of language) armazenado em nossa mente – nosso léxico mental – está organizado como expressões prontas e semi-prontas, sentenças completas, collocations, polywords, frases fixas e semi-fixas. O restante (menos de 15%) é ocupado por palavras isoladas. É por esta razão que somos capazes de fazer a atividade acima sem maiores dificuldades. Experimente dar esta atividade a um estrangeiro que tenha algum conhecimento de língua portuguesa e veja como ele ou ela se sai. Garanto a você que eles demorarão um pouco para fazer ou completarão com palavras diferentes.

Tudo isto mostra que o léxico mental é a parte do cérebro que armazena palavras isoladas, expressões prontas, frases fixas e semi-fixas, que usamos com maior frequência em nossa língua. É graças a ele que somos capazes de entender o texto abaixo, embora estejam faltando algumas palavras:

“É totalmente desnecessário ___________ que todos nós precisamos evitar a poluição dos mananciais; devemos também economizar a ___________ tratada. Deixar a torneira ___________ enquanto escovamos os ___________. Atitudes de respeito e preservação do meio ___________, em particular o uso racional da água, podem ser desenvolvidas em atividades em sala de ___________. Podemos contribuir de várias formas para a preservação da água, elemento essencial à vida na ___________.”

Escreva as palavras que faltam no texto e depois poste-as na área de comentários deste artigo e vamos ver como anda o seu Léxico Mental. Você poderá se surpreender! Caso conheça algum estrangeiro que esteja no Brasil já há algum tempo, teste-o e veja o resultado! Compare as respostas! O resultado será curioso e a reação das pessoas também!

O objetivo desse texto é o de apresentar o que é léxico mental. Espero que tenha gostado e entendido o conceito! Agora, você está pronto para ler o texto no qual essa teoria influencia e muito o seu aprendizado de inglês. Para isso leia o texto: O Léxico Mental no Ensino de Inglês.

» Leia mais sobre o Léxico Mental em:

Etiquetas
abordagem lexical lexical approach linguística neurolinguística
Botão Voltar ao topo
Fechar