O que significa em português?

RULE OF THUMB: significado e uso dessa expressão

O que significa RULE OF THUMB? Qual a origem dessa expressão? Como usá-la corretamente em inglês?

Caso você ainda não saiba nada sobre mais uma das tão famosas expressões idiomáticas em inglês, chegou a hora de aprender. Portanto, continue lendo e fique com seu Inglês na Ponta da Língua.

RULE OF THUMB: significado

RULE OF THUMB é como dizemos REGRA GERAL, REGRA DE OURO, POR VIA DE REGRA em inglês. Isso quando estivermos nos referindo a algo que temos como prático, básico e tido como certo.

Veja baixo a definição que encontramos no Collins Dictionary para essa expressão:

A rule of thumb is a rule or principle that you follow which is not based on exact calculations, but rather on experience.

Como podemos ver, trata-se uma regra baseada na experiência. Pode ser algo pessoal ou que todos aceitam como verdadeiro. Assim, algo que uma pessoa tem como uma regra geral e que ela acha que os outros deveriam seguir.

RULE OF THUMB

Veja alguns exemplos.

Exemplos:

  • The rule of thumb in making a sale is confidence, without confidence you don’t make a sale. (A regra de ouro para fazer uma venda é confiança, sem confiança não se faz uma venda.)
  • A good rule of thumb is that a portion of rice is two handfuls. (Uma boa regra a ser seguida é que dois punhados de arroz dá uma porção.)
  • Going by a rule of thumb, we stop for gas every 200 kilometers when we are traveling. (Seguindo uma regra bem básica, a gente para para abastecer a cada 200km quando a gente viaja.)
  • As a rule of thumb, a cup of filter coffee contains about 80mg of caffeine. (Via de regra, uma xícara de café contém mais ou menos 80mg de cafeína.)
  • As a rule of thumb, drink a glass of water or pure fruit juice every hour you are hiking. (A regra de ouro diz que você deve tomar um copo de água ou suco natural de frutas a cada hora que estiver caminhando.)

Qual a origem dessa expressão?

Como toda e qualquer expressão, essa também tem algumas teorias curiosas sobre sua origem. Claro que algumas são fantasiosas e outra é a verdadeira.

Umas das fantasiosas diz que RULE OF THUMB veio de uma antiga lei inglesa. De acordo com a tal lei, o marido não podia bater em sua esposa com um pedaço de madeira maior do que a grossura de seu polegar (thumb).

O pessoal que conta essa versão afirma que o juiz Sir Francis Buller foi o responsável por sancionar tal lei. Mas, por mais que ele fosse um cara durão e arrogante, ele não criou essa lei. Aliás, essa lei nunca chegou a existir na Inglaterra ou qualquer outro território.

Entre outras teorias, aquela que prevalece como a mais plausível refere-se ao fato do polegar (thumb) ter sido no passado usado como um medidor aproximado de distâncias, temperaturas, tamanhos, etc.

Você certamente já ouviu falar em polegadas, não é mesmo? Já deve também ter notado a semelhança entre as palavras polegada e polegar, certo?

Enfim, ninguém sabe dizer qual a real origem de RULE OF THUMB. Mas, que essa teoria aí das medidas faz mais sentido, isso faz.

Well, I guess that’s all for now! So, take care and keep learning.

» Fontes:

Etiquetas

Denilso de Lima

Especialista em Abordagens e Métodos em Ensino de Inglês. Autor. Pesquisador. Professor de Inglês há mais de 25 anos. Teacher Trainer há mais de 15 anos. Interessado em Linguística de Corpus, Desenvolvimento da Fluência, Lexical Approach, Lexical Acquisition, Neurociência Aplicada ao Ensino/Aprendizado de Inglês, Aquisição da Gramática Natural (sem regras e termos técnicos). Fotógrafo nas horas Vagas. Marido da Adriane Hitzschky. Pai de Coração da Heloísa Hitzschky. Encontre-me no Facebook.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios