Simple Present Regras

Simple Present Regras: quais são? Aprenda nesta dica!Publiquei algum tempo atrás, com data retroativa, uma dica sobre o Present Simple em inglês para os pronomes I, you, we e they. Fiquei devendo o mesmo tempo verbal para os pronomes he, she e it (tecnicamente conhecidos como terceira pessoa do singular). Então, vamos falar sobre eles.

Simple Present Regras (relembrando)

O Simples Present em inglês é muito fácil de ser conjugado. Veja,

  • para dizer “eu gosto” é só dizer “I like“;
  • para dizer “você gosta” é só dizer “you like“;
  • para dizer “nós gostamos“, é só dizer “we like“;
  • para dizer “eles gostam“, é só dizer “they like“.

Note que em português o final do verbo (-o, -a, -amos, -am) muda de acordo com a pessoa (eu, você, nós, eles). Já em inglês o verbo – no caso, like – continua o mesmo, a única coisa que muda é a pessoa (I, you, we e they).

Até aí, tudo bem! O problema é quando você tem de usar os pronomes he, she e it. Pois, entram em cena certas regrinhas que devem ser aplicadas.



Simple Present Regras (he, she it)

Simple Present RegrasAs regras para os pronomes he, she e it são simples. Tudo é uma questão de você se acostumar com elas. Para isso é só praticar!

Regra Geral

De modo geral, a maioria dos verbos recebe um -s ao final:

  • read » reads
  • sing » sings
  • run » runs
  • write » writes
  • sit » sits
  • sleep » sleeps
  • open » opens

Regra 2

2) Mas, se o verbo terminar com as letras -o, -s, -sh, -ch, -x ou -z você terá de acrescentar -es:

  • go  » goes
  • do » does
  • miss » misses
  • wash » washes
  • watch » watches
  • fix » fixes
  • buzz » buzzes

Regra 3

3) Caso o verbo termina em uma sequência de consoante e ‘y’ – exemplos são try, reply, hurry, cry e outros – você deverá jogar o pobre do ‘y’ na lata do lixo e colocar ‘-ies‘. Veja,

  • try » tries
  • reply » replies
  • hurry » hurries
  • cry » cries

Preste atenção ao fato de isso se aplicar apenas a verbos terminados em uma sequência de consoante e ‘y’. Verbos que terminam com vogal e ‘y’ prevalece a regra geral, ou seja, acrescente apenas o ‘s‘.

  • stay » stays
  • play » plays
  • pray » prays

Regra 4

Como não poderia deixar de ser, há exceções a tudo isso. Tem dois verbos que possuem formas próprias para as terceiras pessoas do singular (he, she e it). São os verbos behave, que com estes pronomes viram is e has, respectivamente:

  • be » is
  • have » has

That’s it! Se você queria saber sobre Simple Present Regras, aí estão todas elas. Nada muito complicado, não é mesmo? Tudo é uma questão de costume e aprender a usar isso naturalmente na escrita e na fala. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, leia as dicas dos links abaixo. Take care!

Etiquetas

90 Comentários

  1. existe alguma regra para decidir usar uma short ou full form do verbo "to be" ?Ana

  2. Noossa!!!:OGOSTEI MESMO!!!foi muito bom pq eu precisava para uma prova e aqui eu encontrei da forma mais fácil!!!Obg!!!:)

  3. minha teacher me explicou mas não entrou na minha mente e dessa forma ficou muito mais fácil… valeu! 🙂

  4. nossa, parabéns você explica muito bem! jajá vou fazer uma prova do meu cursinho, e ajudou muito! revisei de uma forma mais simples e legal! muito obrigada! Iale:}

  5. Adoro seu jeito de escrever …. parece que se lembra que do outro lado não tem um outro professor de inglês rsrs

  6. PARABENS, VC USA UMA FORMA BEM SIMPLES DE EXPLICAR, QUE FICA ATè DIFICIL NAO APRENDER.

  7. HOLHA AINDA BEM Q ACHEI EATA PAGINA ESCLARECEU MINHAS DUVIDAS UM POUCO ANTES DE UMA PROVA 🙂

  8. Adoreiivc tem um jeito fácil de falar sobre a lingua inglesa…..minhas amigas vão adorar esse site p/ tirar duvidas como eu…..impressionante…..

  9. Adorei….esse site e muito bom pra tirar duvidas…vou recomendar esse site para minhas amigas p/ tirarem suas duvidas com eu..impressionante…..exelente

  10. amei esse sitevoce tem um jeito unico de explicar a lingua inglesa….

  11. adorei esse site………….tem todas informações que precisamos………

  12. muito bom cara!! aprendi tudo em 10 minutos, oq minha professora naum consegui me essinar em 4 aulas

  13. AMEI, AMANHA EU TENHO UM PROVA DE INGLES, Ñ TAVA ENTENDENDO NADA, MAIS DEPOIS Q LI ISSO TD… EU ENTENDI MUITO RAPIDO E FACIL. COM A TEACHER EU Ñ ENTENDIA NADA.AMEI D+. BRIGADÃO

  14. Nossa mto fácil e descomplicada como vc explica a regra.obrg.!tinha umarevisão e se eu não soubesse tava ferrada.mais a minha soriinha jô é fera!vlw!:>Giovanna vargas

  15. Adorei as dicas estão bem esclarecidas,com a sua simplicidade na expressão se tornou muito mais fácil a compreensão.Obrigada pelas postagens.

  16. vc me tirou de uma fria tenho prova de ingles en sabia n de nada.obg.mere guedes.

  17. Andei pesquisando sobre como aprender inglês na internet e o sue blog é a melhor de todas as opções, parabéns pela inciativa

  18. Bom Dia Denilson !So tenho uma dúvida, muitas gramáticas apresentam a regra do o, ch, sh x z ss, sem o s, porem aqui voce apresenta com o s e sem o ss. Qual é a correta, acheia das duas formas em diversos sites, porem em várias gramáticas vi sem o s.sandrojrsilva@gmail.com

  19. Sandro,Veja bem lá o que escrevi: "Se o verbo terminar com as letras -o, -S, -sh, -ch, -x e -z". Note que não falei nada de "ss". Afinal, se uma palavra termina em "ss", já está mais do que claro que ela termina em "s", não é verdade?Considero um erro da parte de quem escreve dizer "palavras terminadas em -s, -ss, etc". Creio que seja óbvio que a palavra terminada em "ss" já termine mesmo em "s". O que você me diz?:-)

  20. Ótimo conteúdo e otima explicação! Sou novo por aqui e continuarei acompanhando o site! Parabens

  21. Denilson, eu ainda tenho dúvidas quanto a quando usar do e does ou o verbo to be, nas atividades. Entendi a conjugação que você explicou. Tudo bem,mas não sei diferenciar quando responder uma pergunta usando do/does ou to be.

  22. kra, tow começando agora a aprender inglÊs e um amigo me indicou seu site, é tanta dica que nem sei por onde começo.

    1. hhhhhhhhhhahaaaaaaaa eu estou fazendo curso intermediario na PUC DO BAIRRO SAO GABRIEL. HAAAAAAAHAHAHAHAHAHAAHAHAHA

  23. tirou minha dúvidas amei obrigandossssss kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  24. estava mesmo a procura como estudar os tempos dos verbos em ingles veio memo acalhar muito obrigada pela dica por favor quero mais dicas

  25. Stefany,

    Na dica acima, no ponto 1, é mencionado os verbos que terminam com -s. Portanto, não há a necessidade de falar sobre os verbos terminados em -ss; afinal, eles também terminam em -s. Logo, seria repetir a informação sem necessidade!

    🙂

  26. Monalisa,

    Há uma dica aqui no site (ou melhor, várias), na qual falamos sobre o verbo to be em inúmeros tempos verbais. Use a ferramenta de buscas que fica ali no topo da barra lateral direita para pesquisar sobre o verbo to be e, portanto, encontrar tais dicas.

    😀

  27. Monalisa,

    Se o verbo termina em “r” fica tudo normal » she prefers, he prefers, it prefers.

    Obrigado!

    😀

  28. Que bom, Crislaine! Ficamos felizes com seu comentário. Continue aprendendo mais com a gente! 😀

    1. Olá, Malu! Obrigado por seu comentário.

      Primeiro o verbo é apenas “can”. Não há a necessidade de dizer “to can”. Ou seja, não existe “to can”, apenas “can”.

      Segundo, “can” é um modal verb, portanto não é preciso dizer que ele é uma exceção no Simple Present. Afinal, basta saber que ele é um modal verb e lembrar-s que a regras do Present Simple não são aplicáveis a ele.

      Espero ter ajudado!

      😉

    1. Thaís, há no site inúmeras dicas falando sobre cada uma dessas palavras. Vou colocar os links das principais abaixo:

      Verbo To Be em Inglês
      Quando usar do e does em inglês?

      De modo bem rápido, saiba que “be” significa “ser/estar”; já “do” significa outras coisas e tem também usos especiais que “be” não tem. Portanto, não tem como confundir uma coisa com a outra.

      🙂

  29. Olá, Hanna! Na verdade a frase da pessoa está certíssima. A parte da pergunta está em “DO I look like”o resto é apenas complemento “someone who cares about what he thinks”.

    😉

  30. Valeu me ajudou muito! Minha professora manda todos os alunos fazerem exercícios a qual não aprendemos a matéria muito obrigado

  31. Uau, estou vindo aqui direto e está me ajudando muito. Já me formei no curso de inglês e agora comecei a dar aulas particulares, como não sou professora, ás vezes me complico na hora de explicar, mas vindo aqui está deixando isso mais fácil! Obrigada!

    1. Que bom, Stephanie! Fico feliz que o site esteja sendo útil em suas aulas!

      🙂

  32. Que bom que a dica ajudou, Leonardo! Espero que as outras dicas do site também sejam úteis no seu aprendizado de inglês. 🙂

  33. Olá, Alan! No primeiro caso o “s” não aparece simplesmente pelo fato do verbo estar no subjuntivo e não no Present Simple. Para facilitar saiba que a palavra (verbo) LET faz que na sequência o outro verbo esteja no subjuntivo:

    » let mercy come
    » let her go
    » let him com
    » let the world follow its destiny

    Take care! 😉

    1. Ah sim, entendi agora. Muito obrigado pelo esclarecimento. Ótimo site, parabéns.

  34. That’s awesome, Kétlin! Espero continuar ajudando com seu aprendizado! 🙂

  35. muito bom ,adorei o site e tambem o modo de explicaao que vc e seu site continue fazendo esse sucesso e que vc continue nos ajudando como sempre!!!!!

    1. “Be” faz parte do verbo “To be” – Am, is, are.
      I – AM
      He, She, It – Is
      You, We, They – Are
      Então você substitui o “be” por um desses acima.
      Ex: – She (to be) my friend, I invite him to my birthday party.
      Fica assim: She “Is” my friend, I invite him to my birthday party.

      Espero ter ajudado. Abraços!

    1. Terceira pessoa do singular: he, she, it. E somente se não cair numa das causas listadas.

  36. Como eu vou saber em que verbo o es, ies e S são usados? Existe alguma dica?

    1. Você aplica se o verbo é regular. Se ele é irregular, não adiciona nada, muda a forma de fazer. Não tem uma regra de quais são os verbos irregulares por causa de algo, eles são assim e pronto. É que são escritos de forma diferente.
      Como:

      I have -> He has

    2. Quando for usar o He, She ou It em uma frase. Nos outros coloca-se o verbo no seu natural.

      Ex: I go – He goes
      You Stay – She stays
      We read – It reads
      They Try – She tries

      Tem a exceção, que é o verbo ter (de posse), ficaria Has.

      She/it/He has

    1. HAAAAAAHAAAAAAA EU FAÇO INGLES INTERMEDIARIO NA PUC MINAS DO BAIRRO SAO GABRIEL.HAHHHHHHAHAHAHAHAHAHAAHA

  37. VAMOS LA DENILSON QUERO VER SE VC SABE TODA AS REGRAS DO PRESENT PERFECT CONTINUOS E SO PAST PERFECT CONTINUOS

    1. Olá, João Victor! Faça uma busca aqui mesmo no site para encontrar as regras de uso do Present Perfect Continuous. Tenho certeza que você encontrará o que procura. Abraços.

  38. ?????????????????????????????????????????????????

  39. Meu professor passou in e on mas eu nao sei utilizalo e nao achei nada sobre isso, como ussa IN e ON

Botão Voltar ao topo