Qual a diferença entre O’CLOCK, HOUR e TIME?

Você está começando agora os seus estudos de inglês e ainda não entendeu qual a diferença entre o’clock, hour e time?

Então, continue lendo esta dica para aprender. Tenho certeza que você nunca mais vai fazer confusão entre o uso de uma palavra ou outra.

Mas, antes, lembre-se que você pode ouvir esta dica. Caso não tenha tempo para ler o texto todo, tudo bem! Basta clicar no player abaixo para ouvir a dica enquanto dirige, faz atividades físicas, estuda, etc. Aqui só não fica com o Inglês na Ponta da Língua quem não quer!

Dito isso, vamos aprender qual a diferença entre o’clock, hour e time.

Uso de O’CLOCK

A palavra o’clock é usada quando nos referimos às horas exatas. Por exemplo, você olha no relógio e vê que são 9:00. Então, em inglês, dirá: 9 o’clock. Simples assim!

Olhou no relógio e viu que são 3:00, diga three o’clock. Deu de cara com 11:00, então diga eleven o’clock.

Qual a diferença entre o'clock, hour e time?

Não tem segredo! A palavra o’clock só é usada quando estamos falando a hora. Veja alguns exemplos:

  • The gates will open at 8 o’clock. (Os portões se abrirão às 8 horas.)
  • Oh! It’s 5 o’clock already. We’d better get going. (Oh! São 5 horas já. É bom a gente ir indo.)
  • Make sure you’re there by six o’clock. (Esteja aqui às 6 horas sem falta.)
  • I always get up at five o’clock. (Eu sempre me levanto às 5 horas.)

Just outta curiosity, o’clock é a “abreviação” de “of the clock”. No passado, as pessoas usavam o sol e a lua como referência para dizer as horas (pelo menos ter uma noção das horas). Com a chegada da tecnologia (invenção dos relógios – chamados de clocks), as pessoas especificavam qual era a fonte usada para dizer as horas: the sun, the moon ou the clock. Assim, elas diziam “four of the clock” (não da lua ou do sol) para indicar que a fonte era o relógio. Com o tempo o “of the” passou a ser dito “o‘” juntando se a clock: o’clock.

Uso de HOUR

A palavra HOUR por sua vez nada mais é do que o período de 60 minutos. Não é usada para falar das horas específicas. Apenas para se referir ao período de tempo propriamente dito. Por exemplo,

  • There are 24 hours in a day. (Há 24 horas em um dia.)
  • He gets paid by the hour. (Ele é pago por hora.)
  • The exam lasted three hours. (A prova durou 3 horas.)
  • The trip from York to Newcastle takes about an hour by train. (A viagem de York para Newcastle leva mais ou menos uma hora de trem.)

Há em inglês inúmeras expressões com a palavra hour. Prometo escreve uma outra dica falando sobre mais expressões com hour. Afinal, este não é nosso objetivo aqui.

Uso de TIME

Time é o substantivo mais usado em inglês. Ou seja, na lista das palavras mais usadas em inglês, time é a palavra que encabeça a lista dos substantivos. Já na classificação geral, time costuma ocupar a 78ª posição.

Isso acontece pois há inúmeras expressões com time. A primeira que todo mundo aprende certamente é “What time is it?“, cuja tradução é “Que horas são?“.

Mas, time tem ainda vários outros usos e isso vai mudar – em muitos casos – a tradução para essa palavrinha:

  • Time’s up. (O tempo acabou.)
  • in no time
  • all the time (o tempo todo)
  • from time to time (de tempos em tempos, vez ou outra)

Enfim, são várias as expressões idiomáticas com time em inglês; portanto, é preciso dar tempo ao tempo para poder aprendê-las.

Qual a diferença entre o’clock, hour e time?

Entender o uso de o’clock é muito fácil. Claro que pode haver usos em expressões; mas, isso certamente poderá ser algo mais regional.

Já a palavra hour não tem muito segredo para ser aprendido. Há também expressões com elas. Logo, é uma questão de continuar aprendendo inglês para ir aprendendo e se acostumando com elas.

Time por sua vez também exige um pouco mais de paciência. Afinal, ela aparece em tantas expressões que a gente acaba não sabendo todas. Eu mesmo não sei e vira e mexe aprendo uma nova. Mas, claro que eu sei as principais e isso me ajuda a me comunicar em inglês sem problemas.

Por fim, para aprender qual a diferença entre o’clock, hour e time, você até que não precisa se esforçar tanto. A diferença de uso entre elas é clara de perceber. Cabe apenas se acostumar com cada uma delas.

Gostou da dica!? Já acompanha o Inglês na Ponta da Língua no Instagram, Facebook e/ou Youtube. Se não acompanha, clique aqui para acompanhar e ficar ainda mais com o Inglês na Ponta da Língua.

That’s all I have for now. So, take care and keep learning!

Artigos Relacionados
Comentários