Quer melhorar o listening!? Estude a pronúncia do inglês!

Quer melhorar o listening!? Quer desenvolver aos poucos e naturalmente a sua habilidade de ouvir inglês!? Você tem problemas para entender o inglês falado em filmes, seriados, músicas ou conversas ao vivo!?

Claro que você quer melhorar o listening! Afinal, de nada adianta estudar inglês e ser incapaz de entender o inglês falado. Mas, o que fazer para transpor essa barreira?

No vídeo abaixo, eu – prof. Denilso – falo sobre uma coisa que todos estudantes de inglês deveriam começar a aprender desde cedo desenvolver o listening naturalmente.

Trata-se da pronúncia! Ou seja, aprender/estudar a pronúncia do inglês ajuda a desenvolver o listening, mas infelizmente as pessoas – professores e estudantes – estudam/ensinam a pronúncia de modo errado.

Como assim!?

Assista ao vídeo e você entenderá isso!

Quer melhorar o listening!? Aprenda a Pronúncia!

The idea in short!

Para você que está muito sem tempo para assistir ao vídeo, vou resumir a ideia aqui.

Geralmente, as pessoas estudam a pronúncia do inglês focando apenas nos sons do inglês isoladamente. Assim, passam horas e horas praticando os sons do TH em inglês, ou a diferença entre bitch e beach, ou como pronunciar can e can’t e coisas assim.

Embora essa coisa de aprender os símbolos fonéticos do inglês e como pronunciá-los seja interessante, eu costumo dizer que não é assim tão importante. Por quê?

Quando conversamos com alguém os sons isolados são colocados juntos e acabam mudando muito. Assim, no inglês da vida real, ocorrem fenômenos que podem mudar o modo como tudo é colocado junto.

Por exemplo, você pode aprender a pronunciar a sentença abaixo da melhor maneira possível:

  • What are you going to do tomorrow?

Mas, na vida real – o que você vai ouvir com mais frequência – não é as pessoa dizendo essa sentença palavra por palavra e com os sons sendo pronunciados cuidadosamente. O que você certamente ouvirá será algo como:

  • Whatcha gonna do t’morrow?

Você pode aprender algo como “I’m going to talk to her about that“. Mas, na vida real as pessoas falarão algo como “Imna talk t’ ‘er ’bout that’“.

Portanto, se você quiser melhorar o seu listening em inglês, você deve estudar/aprender essas características da pronúncia.

Isso não é só para avançados?

Quando eu apresento essa ideia, muitos estudante e professores defendem o fato de que isso deve ser algo apenas para estudantes de nível intermediário ou avançado.

I totally disagree! Why?

Por que quanto mais cedo, você, estudante de inglês, começar a aprender como o inglês é realmente pronunciado na vida real, melhor será o seu listening.

Durante minha carreira como professor de inglês (mais de 25 anos!), eu aprendi isso aos poucos. No começo, eu achava extremamente importante focar o ensino e o aprendizado nos sons de modo isolado.

Minha experiência como professor

Eu passava um bom tempo das aulas demonstrando como fazer os sons da língua inglesa. Eu focava muito no ensino do alfabeto fonético do inglês. Meus alunos tinham dificuldades para fazer as atividades de listening e isso frustava não só os alunos, mas a mim também.

Um belo dia, resolvi mudar! Passei a ensinar mais essas características mais “avançadas” da pronúncia aos alunos de nível básico (iniciantes). O resultado foi fantástico.

A capacidade de entender o que era dito nas atividades começou a ficar mais fácil para eles. Quando chegaram aos níveis mais avançados, eles tinham mais facilidade para entender músicas, filmes, conversas reais, etc. Eles também tinha uma pronúncia muito mais natural do que aqueles estudantes que focavam demais nos sons de modo isolado.

Portanto, isso não é apenas para alunos de nível intermediário ou avançado. Estudantes de nível básico podem se sentir muito mais motivados a continuar aprendendo se começarem a aprender isso desde os primeiro passos dentro do inglês.

So, give it a try, will ya?

Aprenda mais

Seguem abaixo outros textos que você pode ler aqui no Inglês na Ponta da Língua para continuar aprendendo mais sobre isso.

Há ainda muitas outras dicas aqui no site sobre isso, então sinta-se à vontade para lê-las e compartilhá-las com seus amigos e amigas.

That’s all for now! Take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo