5 Dicas Para Desenvolver a Fluência em Inglês

Tornar-se fluente em inglês! Este é o desejo de todo mundo que começa a estudar inglês.

A pessoa se dedica por horas e horas. Decora regras e termos gramaticais. Faz inúmeras atividades. Lê textos. Assiste a filmes e seriados. Salva dicas e mais dicas. Enfim, dedica-se. Mas, a tal da fluência parece não acontecer. Por quê?

Quando eu comecei a estudar inglês (sozinho e sem muitos recursos), eu fazia justamente o que a maioria sempre faz. Só que conforme eu fui vendo que aquilo não funcionava tanto, eu comecei a fazer algumas coisas ao longo do meu dia para que minha fluência em inglês fosse se desenvolvendo.

O segredo – se é que podemos falar assim! – não está em estudar apenas uma ou duas horinhas por dia. Na verdade, o que vai fazer a grande diferença é o ato de colocarmos em prática tudo aquilo que aprendemos. A grande pergunta é: como fazer isso?

5 dicas Para Desenvolver a Fluência em Inglês

Nesta dica, compartilho 5 coisas que me ajudaram a desenvolver a fluência em inglês. São coisas simples e fáceis de serem colocada em pratica ao longo do seu dia a dia. Por exemplo, uma dessas coisas que eu fazia era ter um amigo imaginário.

Eu criava diálogos em minha cabeça – às vezes escrevia em um caderno – e os praticava comigo mesmo. Eu até mudava o tom da voz para dar a impressão de que eram duas pessoas conversando. Isso me ajudou muito. Pois, embora fosse algo “falso“, eu consegui memorizar chunks of language que na vida real me foram muito úteis.

Outra coisa que eu fazia era descrever pessoas ou os locais onde eu estava. Por exemplo, se eu estivesse na fila do banco, eu escolhia uma pessoa e a descrevia usando todo o inglês que eu sabia. Quando estava dentro do ônibus indo para o trabalho ou casa, eu descrevia alguém ou mesmo os locais por onde passava.

Pode parecer loucura, mas essas coisas me ajudavam a manter o inglês que eu aprendia. Eu tinha minhas horas formais de estudos com livros e dicionário em casa, mas ao fazer essas coisas fora desses horários fazia com que o meu aprendizado fosse usado de modo mais natural. Assim, eu mantinha meu cérebro “pensando” em inglês mesmo morando no Brasil e sem ter com quem conversar.

» Leia também: Dicas para pensar em inglês

Quer saber quais eram as outras coisas que eu fazia? Então, assista ao novo vídeo em nosso canal no Youtube. Depois de assistir, deixe lá o seu comentário. Clique na imagem abaixo!

Assista ao vídeo para aprender mais!

5 Dicas Para Desenvolver a Fluência em Inglês

Lembre-se: você não precisa colocar essas 5 coisas em prática de uma só vez. Escolha uma e acostume-se com ela. Depois, pegue outra e vai se acostumando com ela também. O objetivo é fazer com o inglês que você aprende seja usado fora do ambiente formal de estudos. Tenho certeza que isso fará uma grande diferença no desenvolvimento de sua fluência.

Well, that’s it! I really hope you enjoy the tips! So, take care and keep learning.

Best wishes,

Prof. DenilsoInglês na Ponta da Língua

Artigos Relacionados
Comentários