Praticando Listening com Vídeos Curtos

Praticando listening com vídeos curtos!? Que ideia é essa!? Como assim!? Neste texto quero compartilhar uma dica bem legal com você que acompanha o Inglês na Ponta da Língua.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre:

  1. listening em inglês
  2. Praticando Listening com Vídeos Curtos
  3. Dicas sobre como usar esse vídeos
  4. Um vídeo para você praticar
  5. Texto do vídeo para você aprender mais

São 5 pontos com várias dicas para você entender um pouco sobre listening em inglês e também aprender inglês.

Listening em Inglês

Já publiquei aqui inúmeras dicas sobre listening em inglês. Se você começou a acompanhar meu trabalho recentemente, talvez tenha perdido algumas dessas dicas. Então, siga lendo para saber onde elas estão.

Em uma das primeiras dicas que escrevi, tentei explicar de modo bem simples por que listening é difícil. Nesse texto, menciono o fato dos nativos falarem rápido e também do inglês falado ser diferente do inglês escrito. A gente aprende “What are you going to do?”, mas na vida real as pessoas falam “Watcha gonna do?”. Isso dá um nó em nossas cabeças quando começamos a estudar inglês.

Além desses pontos, no texto cito um outro fator que precisa ser compreendido. Para saber qual é, recomendo que leia a dica Por Que Listening é Difícil? Como Resolver o Problema.

Em outras dicas sobre como melhorar o listening em inglês, dou inúmeras ideias para que estudantes de inglês – básico ao avançado– desenvolvam a habilidade de listening naturalmente. Um desses textos é Dicas Para Melhorar o Listening. Muitas dessas dicas, eu reforço no curso Inglês na Ponta da Língua. Afinal, listening é uma das coisas que temos de desenvolver constantemente.

Há também textos voltado para professores de inglês. O título é Ensinar o Inglês Falado para Melhorar o Listening. Nele, incentivo que professores deem ênfase ao inglês falado naturalmente. Ou seja, ajudem os alunos a entender o inglês falado de verdade desde cedo. Afinal, temos de nos envolvermos o máximo possível com o inglês falado e assim nossos ouvidos se acostumem com o inglês da vida real e não com o inglês dos livros. Sobre isso leia You want to speak English or book English?.

Neses textos você encontrará muitas informações para melhorar o listening. Clique nos links e imprima os textos. Você terá muita coisa para colocar em prática.

Praticando Listening com Vídeos Curtos

Praticando Listening com Vídeos Curtos

Você certamente assiste a filmes e seriados na esperança de praticar listening. Eu não tenho nada contra isso; mas, você há de concordar filmes e seriados são longos. Imagine usar um filme com 3 horas de duração na esperança de melhorar o listening! Loucura!

Também já dei dicas aqui sobre como você pode tirar melhor proveito de filmes e seriados para aprender inglês. Um desses foi o texto Aprender Inglês com Filmes. Nesse texto dou dicas para que vocês escolha o trecho de um filme, aprenda os chunks of language e pratique isso de uma maneira que seu cérebro se acostume. O problema é que se você for fazer isso com o filme todo, você vai passar um mês inteiro estudando apenas aquele filme. Por um lado isso é interessante; por outro, é cansativo.

Outra dica dada, responde a seguinte pergunta: Assisto aos Filmes com Legendas em Inglês ou em Português? O que será melhor? Como se trata de uma dica mais específica, vou deixar para que você a leia com calma. No entanto, saiba que ela têm um pouco haver com o que vou falar mais abaixo.

Se filmes e seriados são longos, eu então recomendo que você use vídeos curtos. No Youtube, no Instagram e no Facebook, há inúmeros vídeos com cerca de 1 ou 2 minutos de duração que você pode usar para estudar. Esse vídeos podem ser brincadeiras (as tais pegadinhas), mensagem motivacional, uma entrevista, etc. Enfim, você pode garimpar os sites e encontrar vídeos curtos para usar a seu favor. No Instagram do Inglês na Ponta da Língua e também em nosso Facebook, eu costumo publicar videos assim para que todos possam praticar o listening e aprender mais inglês.

Mas, como usar esses vídeos a seu favor?

Dicas sobre como usar esse vídeos

Não há muito segredo sobre como usar esses vídeos. Tudo o que você precisa fazer é salvá-los e ouvi-los sempre. você deve estar aí se fazendo a seguinte pergunta: Como eu vou saber se estou entendendo ou não?

Nesse caso, você pode pedir ajuda na internet. Há grupos de estudo no Facebook. Você pode pedir para alguém te ajudar com alguma parte específica. Pedir ajuda para aprender algo não é feio. Além disso, você estará ajudando outras pessoas a aprenderem junto com você. Todo mundo sai ganhando. No curso Inglês na Ponta da Língua, eu já faço isso nos vídeos que compartilho. Portanto, é uma outra opção.

Se você conseguir o texto do vídeo por meio da legenda em inglês, você terá mais facilidade para começar a entender. Portanto, procure por vídeos que tenham a legenda. No Youtube, você pode clicar em uma botãozinho de closed caption e assim ter o texto do vídeo. Nem sempre funciona, mas quando funciona ajuda muito. É tudo uma questão de garimpar o conteúdo que te interessa e usá-lo a seu favor.

O trabalho aqui não é muito fácil! Mas, quando você pega o jeito, você se surpreenderá com o modo como seu listening em inglês melhorará muito. Isso se você levar à sério essa coisa de Praticando Listening com Vídeos Curtos.

Para você entender um pouco do processo, vou deixar um vídeo para você ter uma ideia de como isso pode ser feito.

Um Vídeo para Você Praticar

Segue abaixo um vídeo para você colocar essa ideia de Praticando Listening com Vídeos Curtos em prática. Siga os passos abaixo:

  1. Assista ao vídeo e procure entender o que está acontecendo: Quem são as pessoas? O que elas estão fazendo? Qual a reação delas? O que elas estão dizendo?
  2. Assista ao vídeo novamente e tente entender melhor o que elas estão dizendo. Preste atenção em palavras ou expressões que você sabe. Associe essas palavras ao contexto e já crie a cena em sua mente como se você estivesse junto a elas.
  3. Assista ao vídeo mais uma vez e associe tudo novamente com o que você fez nos pontos anteriores.
  4. Feche seus olhos e deixa o vídeo tocando. Não olhe para a cena. Apenas, ouça e reconheça as palavras e expressões que você já sabe.
  5. Não se preocupe com o fato deles falarem rápido demais. Deixe esse pensamento de lado. Simplesmente divirta-se e siga praticando listening com vídeos curtos.

Texto do Vídeo para Você Aprender Mais

Depois de assistir ao vídeo fazendo os passos que dei acima, você pode ler o texto com o diálogo do vídeo. Esse é o momento no qual você aprenderá os chunks mais importantes e que fazem com que o cérebro ouça melhor ao assistir ao vídeo outras vezes. Você pode copiar esse texto para seu caderno e manter o foco nas expressões principais (chunks, collocations, palavras, etc.). Aqui, apenas darei o texto.

– Have you been ordering something off the internet?
– No!
– Off the TV?
– No!
– Ja’Myron
– Why did… This says shipped to Ja’Myron Baker. What is this?
– I don’t know!
– You open it! Here! I don’t have this. Does that have my name on there? That has your name on there. You open that! Hurry up! Buying stuff off the TV. I’m gonna wear your butt out. The heck! Open this! You ain’t getting nothing off the TV. Why does it have your name on it then? What is this? What is that? Open that up! What is that? Take that out of there! What does that say? What is that?
– What?
– What is that? What is this? Read what that says!
– Happy eighth birthday, love Mom.
– Thank you!
– Got him!
– Oh… What? Oh my God!
– Happy eighth birthday son. Got you an iPod touch! Happy birthday baby!

Uma última dica é a seguinte: estude esse texto e tente memorizá-lo. Depois, ouça o vídeo – não o veja – e imagine os chunks sendo usado. Você pode ainda tentar repetir o que está sendo dito ao mesmo tempo que as pessoas no vídeo. Nas primeiras vezes isso será meio frustrante, mas com o tempo a prática levará à perfeição.

Conclusão

Se você ler as dicas que indiquei acima, você saberá o que mais fazer com esse texto e com o vídeo. Afinal, você colocará tudo isso junto e vai ficar Praticando Listening com Vídeos Curtos sempre que puder. Portanto, tire um tempo para ler as dicas. Você quer ficar com seu Inglês na Ponta da Língua, não é mesmo? Então, tem de estudar!

That’s all for now, guys! Espero que tenham gostado do conteúdo desta dica. Eu sei que é muita coisa, mas acha que será fluente em inglês da noite para o dia, certo? Quanto mais cedo você começar a pôr em prática o que aprende, mais cedo seu cérebro começará a se acostumar com tudo. Como eu disse acima: a prática leva à perfeição. Então, siga Praticando Listening com Vídeos Curtos. Portanto, pratique! Take care and keep learning.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo