Usos do Present Perfect

Quem acompanha minhas dicas sabe que minha relação com o Present Perfect é bem diferente. Ou seja, eu acredito que não adianta você decorar (mecanicamente) as regras do Present Perfect e fazer inúmeras atividades sem sentido (fora de contexto). Definitivamente não é assim que você aprenderá a se comunicar em inglês com o Present Perfect.

O que eu sempre sugiro é que você veja esse tempo verbal sendo usado na prática. Isso significa que observá-lo sendo usado na prática é a melhor maneira de aprender a usá-lo correta e naturalmente. Aqui no blog já dei várias sobre o uso prático do Present Perfect:

Gramática: Usos do Present Perfect

Em todos os casos acima você encontra modos de como o Present Perfect é usado na prática e de forma natural. Tempos atrás falei melhor sobre tudo isso na dica “Como aprender o Present Perfect em inglês“. A seguir vou dar mais um exemplo de como você pode aprender esse tempo verba na prática sem a necessidade de ficar decorando regras muitas vezes sem sentido e nomenclaturas esquisitas.

Na figura que ilustra esta dica você lê a sentença “this is the first time I’ve driven a car” (essa é a primeira vez que eu dirijo um carro). Se você é uma pessoa observadora, logo nota que na sentença aparece o Present Perfect. Infelizmente, muita gente ao ver isso pergunta à queima roupa: “por que usamos o Present Perfect nesse caso?“. Os professores apegados às regras gramaticais dão respostas complicadas e os alunos se perdem e concluem que o Present Perfect é mesmo muito difícil e nunca o aprenderão.

No entanto, a resposta pode ser a seguinte: Usamos o Present Perfect nessa sentença porque tem de ser usado. Se usar outra coisa a sentença fica errada e ponto final. Mas note que sempre que tivermos de dizer “essa é a primeira vez que eu faço algo“, em inglês será “this is the first time I’ve done something“. Veja alguns exemplos:

  • This is the first time I’ve met them. (Essa é a primeira vez que os encontro.)
  • This is the first time I’ve read this book. (Essa é a primeira vez que leio esse livro.)
  • This is the first time I’ve had whisky. (Essa é a primeira vez que tomo uísque.)
  • This is the first time I’ve done this. (Essa é a primeira vez que faço isso.)
  • This is the first time I’ve seen her. (Essa é a primeira vez que a vejo.)
  • This is the first time I’ve talked to him. (Essa é a primeira vez que falo com ele.)

A estrutura da sentença será, nesse contexto, sempre essa. O uso do Present Perfect é natural nesse caso e, portanto, será sempre ele e nenhum outro. Se você tiver de dizer que é a segunda, terceira, quarta, quinta etc., vez é só trocar a palavra “first” por second, third, fourth, fifth etc. O resto continuará igualzinho.

Espero ter ajudado você mais uma vez a entender que o Present Perfect é um tempo verbal que você aprende observando e usando na prática. Não é decorando as regras da gramática normativa que você o aprenderá; mas sim observando a gramática de uso dele, ou seja, o jeito como falantes nativos da língua inglesa o usam dia a dia.

Artigos Relacionados
Comentários