Vários professores de inglês que acompanham esse blog tem me enviado emails pedindo informações sobre chunks of language. As perguntas geralmente mais frequentes são: o que são chunks of language? Qual a importância deles no ensino|aprendizado de inglês? Como identificá-los? Quais são os tipos de chunks mais comuns? Enfim, são várias as perguntas recebidas.
Diante do crescente interesse por parte dos professores e da importância que os chunks of language tem para o aprendizado da língua, resolvi fazer uma compilação de posts nos quais abordo o assunto [teoria e prática]. Para ler os post indicados é só clicar sobre o título.
- Itens Lexicais [Chunks of Language] – primeira parte de uma série de três posts; nos quais são dadas informações básicas sobre os chunks of language, exemplos e muito mais. Certamente esses são os primeiros post que você deverá ler para entender o assunto. Vale dizer que chunks of language são também conhecidos como: formulaic language, lexical items, lexical phrases, holophrases, etc.
Chunks of Language – texto em inglês com uma rápida e simples explicação sobre os chunks of language; há também exemplos e uma ideia de como você pode aprendê-los os trabalhá-los em sala de aula.
- Chunks of Language: como identificá-los – post em português no qual é dado dicas sobre como identificar os chunks of language em textos.
- Textos em Inglês para Iniciantes: identificando chunks of language – uma sugestão de como trabalhar a identificação de chunks em textos voltados para alunos iniciantes.
- Chunk: if you don’t mind – texto também em inglês no qual o chunk “if you don’t mind” é usado como exemplo.
- Chunk of Language: it’s … to … – um exemplo de como você pode aprender gramática por meio de chunks sem a necessidade de ficar estressado em aprender regras gramaticais.
- Chunks: Frases Conversacionais – uma pequena amostra de chunks usados em situações específicas.
Acredito que com esses textos aí todos terão uma noção básica sobe o que são chunks of language. Não se trata de um monstro, mas sim de uma ideia simples e que deve fazer parte do aprendizado [e ensino] de todos que querem aprender inglês fluentemente.