Vocabulário de Inglês

Acrônimos e Abreviações em Inglês

Acrônimos e abreviações são recursos bem comuns em qualquer língua do mundo. Portanto, nesta dica você aprenderá alguns acrônimos e abreviações em inglês que são usadas com certa frequência tanto na fala quanto na escrita.

Sem muita enrolação vamos à lista. Se quiser, leia depois a dica Gírias da Internet em Inglês e continue aprendendo sobre acrônimos e abreviações em inglês.

RSVP

Essa abreviação já é bem conhecida de muitos brasileiros. Ela vem do francês Répondez s’il vous plaît e significa “responda, por favor”. Costuma ser usada em convites e trata-se, claro, de uma forma educada de pedir à outra pessoa que confirme sua presença no evento para o qual está sendo convidado. Em inglês, nós devemos falar isso usado o som das letras do alfabeto em inglês.

A.M. e P.M.

Todo estudante de inglês já se deparou com essas duas abreviações . Mas, o que elas realmente significam?

A.M. (ou ainda am) é a abreviação de Ante Meridien, expressão latina cujo significado é “antes do meio-dia”). Já, P.M. é a abreviação de Post Meridien, cujo significado é “após o meio-dia”. Como você bem deve saber essas duas abreviações são geralmente usadas em relação às horas: 8 a.m. (8 da manhã), 8 p.m. (8 da noite), 12:30 p.m. (12:30 da tarde) etc.

BC e AD

BC refere-se ao período Before Christ (Antes de Cristo) e AD refere-se a Anno Domini  (algo como o nosso depois de Cristo).  Uma coisa interessantes é que o termo BC. é sempre colocado após o ano: 545 BC. Já no caso de AD, ele será colocado antes dos anos 1 a 999: AD 35, AD 412, AD865. Menos comum que AD, há ainda – em alguns locais – a abreviação AC para se referir ao anos after Christ (depois de Cristo). Portanto, não faça confusão caso encontre a abreviação AC sendo usada em algum lugar! Essa opção existe pois para algumas pessoas (historiadores, por exemplo) a sigla AD refere-se apenas ao período no qual Cristo estava presente em vida aqui na terra: ano 1 aos ano 33. Depois de sua morte, essa turma prefere usar o termo AC. Enfim, essa é uma discussão boba; mas que pode ajudar você a entender um texto quando estiver lendo.

ASAP

A boa e velha abreviação de As Soon As Possible – o mais rápido possível. O curioso de ASAP é que algumas pessoas a dirão soletrando as letras separadamente – A, S, A, P. Já outras pessoas a dirão como se fosse uma palavrinha mesmo – asap.

DIY

Esse tal de DIY se tornou conhecido em muitas partes do mundo. Afinal, o número de pessoas que passaram a fazer pequenos consertos em casa sem ter de recorrer a um profissional qualificado aumentou. Essas pessoas são adeptas do “Faça Você Mesmo”, que em inglês é Do It Yourself. As pessoas que fazem isso (e não são profissionais) são conhecidas como “do-it-yourselfers” ou “DIYers”.

B.Y.O.B.

Essa aqui é a favorita de muita gente que conheço. Também costuma aparecer em convites para um get-together (encontro, churrasco, festinha) na casa de amigos. B.Y.O.B. é a abreviação de “Bring Your Own Bottle” ou “Bring Your Own Booze” – ou seja, traga a sua própria garrafa, traga sua própria bebida. Nem preciso falar mais nada; acho que você já entendeu.

ETA

Também usada para se referir a tempo (horários). ETA significa Estimated Time of Arrival, isto é, “tempo estimado de chegada” ou “horário provável de chegada”. É usada para informar às pessoas o horário que um avião, trem , carro, ônibus, metrô etc., chegará ao destino. O oposto de ETA é ETD, Estimated Time of Departure, horário estimado de partida.

i.e. e e.g.

Mais duas abreviações que surgiram do latim. São geralmente usadas em textos acadêmicos ou textos mais formais. A abreviação i.e. vem de “id est”, cujo significado é “ou seja”. Em inglês menos formal a gente pode dizer “that is” ou “in other words”. Já e.g. é a abreviação de “exempli gratia” e aparece para indicar os exemplos que serão dados; no inglês menos formal o comum é usar “for example” ou “for instance”. Vale a pena aprender a diferença entre i.e. e e.g.; afinal, tem muito falante nativo de inglês que se enrola com o uso dessas duas. Portanto, aprenda para ensinar a eles quando tiver a oportunidade.

Pronto! Acabamos de ver alguns acrônimos e abreviações em inglês que costumam ser usados com frequência. Agora continue lendo para saber a diferença entre acrônimo e abreviação.

Acrônimo ou Abreviação?

Acrônimos e Abreviações em InglêsUm acrônimo é uma abreviação que virou uma palavra normal dentro da língua. Por exemplo, a palavra RADAR tem sua origem nas iniciais de RAdio Detecting And Ranging. Ninguém fala RADAR soletrando as letras separadamente; RADAR é sempre dita como se fosse uma palavra. Portanto, RADAR é um acrônimo.

Já CNN e BBC são exemplos puros de abreviações. CNN é a abreviação de Cable News Network e BBC de British Broadcasting Company. Nos dois casos, nós soletramos as letras que formam o nome das empresa: CNN e BBC. Portanto, tratam-se de abreviações e não de acrônimos; pois, o acrônimo é uma abreviação que virou uma palavra.

Assim, podemos dizer que todo acrônimo é uma abreviação, mas nem toda abreviação é um acrônimo.

O termo ASAP, visto acima, é um exemplo de algo que para alguns é um acrônimo, mas para outros uma abreviação. Como dito acima, algumas pessoas falam ASAP como se fosse uma palavra – algo como eicép; já outras pessoas preferem falar apenas soletrando as letras individualmente: ei, és, ei, pi.

Acho que é isso! Agora você já está por dentro do mundo dos acrônimos e abreviações em inglês. Portanto, até a próxima!

P.S.

Essa abreviação nada tem a ver com Pronto Socorro (E.R. em inglês – Emergency Room). P.S. vem da expressão latina “post script” e é usada no final de um email ou correspondência para acrescentar uma informação extra (algo que deveria ter sido dito anteriormente, mas o autor esqueceu e só lembrou no fim). Tem também P.P.S., post post script. Colocado após o P.S. para acrescentar outra informação após o P.S.

Etiquetas
abreviações em inglês acrônimos em inglês curiosidades em inglês uso das palavras em inglês vocabulário em inglês
Botão Voltar ao topo
replica watches uhren replica relojes de imitacion replique montre de luxe orologi replica repliki zegarkow replicas de relogios rolex replica
Fechar
izmir escort
fapjunk.com