Quando usar HOW MUCH ou HOW MANY?

Entender quando usar how much ou how many tem tudo a ver sobre saber usar much e many em inglês. Portanto, recomendo que você aprenda também o uso de very, much, many, a lot of e lots of. Nessa dica aí, eu digo que ao invés de se preocupar em saber o que são substantivos contáveis [countable] ou incontáveis [uncountable], o melhor é que você se preocupe em aprender o significado de cada palavra e com que palavras elas costumam ser usada.

Much e Many

Em resumo a dica é a seguinte: a palavra much significa muito e many significa muitos [veja o ‘s’ no final]. Logo se eu tenho de dizer:

  • muito café, muitos livros, muito açúcar, muito arroz, muitos amigos, muitas canetas

How much ou How many?Em inglês, teremos de usar a lógica do significado de cada palavra – muito ou muitos – e assim fazer a combinação correta. Veja

  • much coffee, many boos, much sugar, much rice, many friends, many pens

Note que em português [sua língua] não dizemos ‘eu não comi muitos arrozes‘. Isto é, ‘muitos arrozes‘ não existe para nós. Portanto, em inglês não diremos ‘many rice‘, dizemos ‘much rice‘. Basta comparar com o português que você compreenderá isto.

Se quiser aprender mais assista a um vídeo no qual o autor Denilso de Lima e a prof. Elen Fernandes falam sobre isso. » Quando Usar Many ou Much?

How Much e How Many

Pois bem! O que dizer de ‘how much‘ e ‘how many‘?

A lógica praticamente é a mesma! A diferença é que agora estamos lidando com duas expressões interrogativas. Assim, ‘how much’ significa ‘quanto‘ e ‘how many‘ significa ‘quantos‘. Agora veja as duas sentenças abaixo:

  • Quantos livros você comprou?
  • Quanto café você deveria beber?

Na sentença com ‘quantos‘ devemos usar ‘how many‘; já na sentença com ‘quanto‘ devemos usar ‘how much‘. Assim,

  • How many books did you buy?
  • How much coffee shoud you drink?

Percebe como o significado de cada um ajuda você a compreender quando usar um ou outro. Se você pensar desta forma, tenho certeza que muitos dos seus problemas com ‘countable nouns’ e ‘uncountable noun‘ serão resolvidos. Claro que em inglês poderá haver exceções [assim como em português], mas elas são poucas e você certamente as aprenderá com o tempo.

Aprenda mais lendo as dicas dos links abaixo:

» Gramática: Countable and Uncountable Nouns
» Quando usar Few, A Few, Little, A Little

That’s all for today, boys and girls! Take care! 🙂

Etiquetas

16 Comentários

  1. Conheci o seu blog na semana passada e simplesmente amei! Estou entrando todos os dias.Comprei o livro sobre collocations e agora vou adquirir também os e-books. Parabéns pelo trabalho!Kind Regards,Rebeca Simões

  2. Muito esclarecedor. Nossa se tivesse aprendido desta forma, acho que eu não faria tanta confusão com relação a isso. Abs Denilso

  3. Denilso, como você é bom no que você faz man.Conheci o blog há alguns meses e venho acompanhando e aprendendo muito. Indiquei a alguns amigos. Parabéns.P.s comprei seus dois livros no submarino,existe um e-book como promoção pra compra dos livros do submarino? Acho que li isso alguma vez, estou correto?Se puder me responda. Meu nome é Vinicius. Obrigado. Até mais.

  4. Nossa, me acendeu uma luz agora, valeu mesmo :Deu tava, como vc disse, preocupada em entender o contavel e nao-contavel, pq e assim que meu livro de ingles explica.

  5. Denilson,Parabéns pelo blog, sempre que tenho dúvidas consulto seu blog e é muito bom contar com pessoas bacanas que compartilham conhecimento.Marcelo

  6. Obrigado pela esclarecimento. Essas expressões foram explicadas em aulas separadas e não conseguia fazer a distinção. Agora a última prova do módulo vai ser mais fácil.

  7. Olá. Meu nome é Lucas !.Infelizmente eu entrei em recuperação na minha escola e foi justamente no inglês. Creio que seus posts vão me tirar do fundo poço.kkkkkkXD. Tomara que eu tire um notão, pois sempre que posso estou dando uma olhada no seu blog!Bom trabalho Deninson!

  8. ADOREI…. PROVA DE INGLES AMANHA… NOSSA TIREI 10!!! D+ ESTE BLOG… DA 10 A 0 DA MINHA PROF DE INGLES (CHATAAAA) Ñ ENTENDO NDA O Q ELA DIZ!!!

  9. me ajudou muito pra estudar para prova, a professora explicou de um jeito tão complicado.

  10. Prezado Mestre
    Simples,fácil e bom de memorizar sem esse tal de Countable/Uncountable que torna o aprendizado mais complicado,sssem necessidade.Comprei a gramática e estou fazendo um grande progresso.As sscoisas estão começando a ter sentido.
    Meus parabéns.

  11. eu estudei muita gramática! preciso de mais speaking e listening =/
    mas venho aqui para revisar algumas coisas e tirar dúvidas de outras…
    sendo assim, obrigada pelas dicas!

    obs.: no exemplo "How much coffee shoud you drink?' estaria faltando um 'l' em SHOULD?

  12. Nossa, muito boa dica!!
    Seu blog arrasa….faço curso e sempre q chego, venho aqui para continuar estudando…
    Parabéns e obrigada!!!

Botão Voltar ao topo