Como encontrar os collocations que você precisa!?

Digamos que você tenha de escrever, em inglês, um texto [redação] sobre “greve“. O que fazer!? Como desenvolver o texto!? A dica é a seguinte:

  1. Faça uma lista das palavras que combinam com a palavra “greve” em português – greve de fome, greve relâmpago, entrar em greve, estar de greve, uma onda de greves, greve nacional, dispersar a greve, greve por melhores salários, etc.
  2. Procure saber como dizer estas coisas em inglês. Para isto, peça ajuda a seus professor, tenha em mão um dicionário de collocations como o “Oxford Collocations Dictionary”, ou “LTP Dictionary of Selected Collocations“, ou ainda o livro “Combinando Palavras em Inglês“.
  3. Deixe sua pequena lista sempre por perto. Assim, você poderá revisar sempre as collocations que estive aprendendo.

Se você entender bem a ideia, fazer uma lista, correr atrás do jeito de dizer corretamente as combinações que anotou e deixar por perto para revisar, aprenderá com muita facilidade as collocations “hunger strike” [greve de fome], “lightning strike” [greve relâmpago], “go on a strike” [entrar em greve], “a wave of strikes” [uma onda de greves], “national strike” [greve nacional], “break up the strike” [dispersar a greve, acabar com a greve], “strike over better wages” [greve por melhores salários].

Se você começar a fazer isto no início dos seus estudos de inglês, você simplesmente aprenderá a dizer a coisa certa do jeito certo do modo mais natural possível. Não há segredos! Você simplesmente começará a combinar as palavras do modo como os falantes nativos da língua inglesa realmente combinam. Seja na escrita ou na fala! Isto é ou não é legal!?

19 Comentários

  1. É isso Professor Denilso, nao deixe barato não, conhecemos seu trabalho e o qto vc é um excelente profissional, um dos melhores em minha opinião. Tem muita gente de conhecimento mediocre que acho que por nunca ter ouvido outra expressão ela nao exista.Parabéns pelo seu trabalho, nao deixa pessoas como esse senhor que nao tem coragem nem de se identificar fazer o senhor desistir deste trabalho lindo.Joel Hitzechky

  2. Se tem alguém que tem que provar alguma coisa aqui é esse tal de anônimo.Caso você seja tão bom assim por que não cria o próprio blog e veja se consegue arrumar os seus próprios leitores ao invés de tumultuar quem simplesmente compartilha o que sabe os outros?Em primeiro lugar quem acusa alguém de alugma coisa tem que em primeiro lugar se expor. Alias por que você, que continua em posição tão agressiva continua, continua se escondendo atrás do anonimato? O que você tem a esconder? Por não se mostra para todos avaliarmos se realmente você é alguém que conhece o assunto ou não passa apenas daqueles alunos que não recebem educação dos pais em casa.P.S.: In my opinion who does not have balls it you!

  3. "lightning strike" nao quer dizer "greve relampago" professor denilso. que dizer "descarga eletrica que ocorre durante uma tempestade principalmente precedida por trovoes" (see http://www.answers.com/topic/lightning-safety for a quick reference).talvez seria melhor voce verificar suas fontes antes de sair por ai postando informacoes que voce nao sabe corretamente.

  4. Oie,Denilso,O anônimo é invejoso.É so isso!Difícil encontrar competência, generosidade e humildade numa mesma pessoa e isso incomoda.Perdoe … ele nem mostra a cara …Abraços e obrigada pelas dicas sempreAngela

  5. e por falar em termos sobre "greve" porque voce nao ensina "scab" que é um termo usado para quem quebra a greve? talvez isso seja mais interessante do que falar de greve relampago que nao quer dizer nada e nao esta correto. ps: i doubt you have the balls to post my comments. you only post what is convinient for you to post.

  6. Prezado Anônimo,Talvez a Oxford University Press devesse contráta-lo para resolver assuntos como este. Você certamente seria o cara do ano por lá.Sabe por quê?Por que no verbete 'strike' [industrial protest] aparece como combinação para 'greve relâmpago' o termo 'lightning strike' do lado da combinação está escrito ainda algo assim BrE, isto aí significa que se trata de uma combinação típica do Inglês Britânico. Aparentemente o termo americano é 'wildcat strike'.Então, meu querido leitor Anônimo anote aí: 1) 'lightning strike' = 'greve relâmpago'; 2) amplie seus horizontes; 3) antes de escrever de modo ofensivo em meu blog, pesquise, leia, cresça! Faz bem para você, para mim e para os demais leitores!Perguntas para tornar você uma pessoa mais culta: "manga para você refere-se apenas à fruta ou pode significar ainda outras coisas em português?"; "Você já ouviu falar em polissemia?"; "Você já pensou em estudar um pouco mais antes de falar baboseiras em um blog como este?"Passar bem!

  7. ahuahuahauhaua… Se deu mal pois eu postei seu comentário! E ainda por cima mostrei que você está um tanto quando errado na sua colocação!Como você está se sentindo agora!? Você acha mesmo que eu só coloco aqui os comentários que elogiam meu blog!? Muito pelo contrário, pal, como eu quero ser um excelente profissional e sou um eterno aprendiz eu sei ouvir e ficar quieto quando a pessoa tem razão! Entendeu ou quer que eu desenhe para você entender melhor!#perdi_a_paciência

  8. voce esta mentindo. o problema é que voce é orgulhoso demais para admitir isso. se voce fosse menos orgulhoso voce provaria que eu estou mentindo e me mandaria um link para esses sites que voce diz. porque eu acabei de pesquisar no site da oxford university press e essa informacao que voce passou é mentirosa. admita professor denilso, you are lying!!!

  9. ahuahuahauhaua…Ok! aguarde uma hora [60 minutos] e vou escrever um post dedicado a você, que tal!Aguarde aí e vc verá o post e os links!Como eu sou rápido talvez em menos de 60 minutos esteja pronto!

  10. Seguinte, pessoa anônima, há várias maneiras de você contestar uma informação e com grosseria não é o caminho.Agora, já falei isso pro Denilso e falo também para seus leitores, se é que ainda resta alguma dúvida: o Denilso é um dos brasileiros mais competentes em língua inglesa que eu conheço, tanto na parte léxica quanto em metodologia e também em empreendedorismo.Ao anônimo, you have grow a pair and man up! Show your face and tell us who you are and what you do to contribute with people in any way. That being said, get a life and think of ways to help people, not berate them. That way you're going to be much, much happier.Prof. Adir Ferreira

  11. Olá Teacher Denilso!Sempre acompanho o seu blog e já adquiri os seus dois livros…Tenho somente uma coisa a dizer…Se esse anônimo se diz mais esperto, 1º Pq ficou anônimo, 2º Pq não abre uma escola de inglês? e por último, Não se deixe abalar por qualquer "tipinho" que aparece por aí! (e sei que vc não se deixará)Grande Abraço!Alisson Roberto Pirola

  12. Eu – sua aprendiz. Professor Denilso.Não responda a imbecis. Não dê ouvidos a perturbados. É tudo que ele quer. Faça seu Trabalho. Pelo menos você se propõe a repassar o que sabe. Você não precisa provar nada pra ninguem deste tipo… e outros mais.

  13. Mas que coisa heim, quantos doze anos de idade será que o Anônimo já completou. Usar um espaço como este pra esse tipo de picuinha, Denilso, esse rapaz de certo deve ser algum desafeto(a)ou então morre mesmo de inveja do seu blog.

  14. Olá, primeiramente queria dar os parabéns pelo seu blog! E não liga pro "Anônimo" ai ñ… se ele soubesse mesmo o que ele está falando, ele não postaria aqui como anônimo. Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho! Você ajuda muita gente.Abraços.

  15. Vamos esquecer este "Anônimo". Não vale a pena dar atenção para tal criatura. Professor, vamos em frente! Você tem nosso apoio, nossa admiração e respeito.

  16. What an asshole is that bastard! Meu brother, Denilso. Continue seu trabalho brilhante. Já atuo com professor de ingl~es há alguns anos e nunca tinha visto um blog tão interessante quanto o seu. E não será a inveja e a mesquinês que irá arranhar tamanha credibilidade que o seu blog conquistou. Keep your chin up! Never let losers like this on your way.

  17. Olha, professor Denilso, eu tenho acompanhado seu blog e também ja adquiri um dos seus livros. Só tenho a dizer que fui beneficiada tanto com o blog quanto com o,livro. Agora mesmo vou adquirir o "por que assim e não assado". Seu trabalho é muito bonito. Compartilhar o seu saber, sempre vai fazer com que você também evolua a cada momento. Todo o conhecimento que você nos disponibiliza aqui inteiramente grátis, é uma coisa que só mostra o seu talento de mestre. Parabéns! Sou sua fâ!!!!

  18. uahauhauhauah Se fuu.. hein anônimo?!?!?! rsrsrsDenilso, obg por responder meu post de forma atenciosa. Contínue com seu trabalho e não ligue para caras com esse.Tá na cara que é inveja man! Abraços o

  19. poxa professor eu li as baboseira do anonimo liga nao diz um ditado da minha velha sogra quem fala mal, e´porque qwuer comprar um abrço estou contigo ate´mais!!!!!!!!!

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios