Listen e Hear: Qual a diferença?

Listen e hear podem ser traduzidas como ouvir e escutar em português. Mas, quando usar uma ou outra? Qual a diferença entre elas? É sobre isso que essa dica vai falar! Espero que ela ajude você a resolver o problema.

De modo bem simples, podemos dizer que  listen é usado quando queremos que a pessoa preste atenção ao que está sendo dito. Já a palavra hear é usada com o simples sentido de escutar, ouvir algo, etc. Ou seja, se digo “hey, listen to me!” estou querendo que a outra pessoa preste atenção ao que eu vou dizer ou estou dizendo. É por isso que professores em sala de aula usam muito este verbo. Afinal, ele tem o sentido de ‘prestar atenção‘.

Listen e Hear: Qual a Diferença?

Por outro lado, se eu digo ‘hey, can you hear me?‘, estou apenas querendo saber se você consegue me ouvir. Pode ser que estejamos um pouco longe um do outro, ou esteja fazendo muito barulho no local em que estamos, sei lá… Ao usar hear, minha intenção é saber se você é capaz de escutar a minha voz.

É muito simples! Acredito que não há dificuldades! Talvez a única coisa que muita gente esquece é que geralmente usamos a preposição to após o verbo listen. É por essa razão que devemos dizer:

[list type=”arrow2″]

  • Listen to me! [Escute bem!; Preste atenção!]
  • Do you like listening to music? [Você gosta de ouvir música?]
  • I didn’t listen carefully to her story. [Eu não prestei muita atenção na história dela. | Não ouvi com atenção…]
[/list]

Isso não é sempre assim! Portanto, aconselho que verifique um bom dicionário e note como a palavra é usada! No caso de hear posso citar algumas expressões interessantes:

[list type=”arrow2″]

  • So I’ve heard! [Foi o que eu ouvi dizer!]
  • He’s really fine from what I hear. [Ele está muito bem pelo que eu ouvi dizer.]
  • [Do] you hear me? [Tá me ouvindo?] (usado quando se está com raiva, ou dando uma ordem)
  • You could hear a pin drop. [Dava pra ouvir uma agulha caindo no chão] (estava muito quieto, silencioso)
[/list]

Certamente você encontrará outras situações nas quais listen e hear são usadas com frequência. Portanto, fique de ouvidos atentos ou olhos bem abertos para poder aprender mais. Para finalizar olhe só a sentença abaixo:

[list type=”arrow2″]

  • Listen! Did you hear that noise?
[/list]

Neste caso aí, o listen está sendo usado para pedir a atenção da outra pessoa. Podemos traduzir assim: ‘Escuta! Você ouviu esse barulho?‘ ou ainda ‘Presta atenção! Você ouviu esse barulho?‘. Será que deu para entender? Qualquer coisa, comente aí!

Agora que você já começou a aprender um pouco sobre a diferença entre listen e hear, que tal aproveitar para aprender também a diferença entre as palavras abaixo?

[list type=”arrow2″

[/list]

7 Comentários

  1. Gosto quando você ensina a diferença entre palavras, facilita muito o aprendizado e tira dúvidas enormes que surgem quando se escreve em inglês. Obrigada!

  2. Caraca, tds as duvidas que eu tinha estou aprendendo aqui.

    Parabens pelo trabalho!

Botão Voltar ao topo