Usando Verbos com ING

Quando usar verbos com -ing? Você já deve ter ouvido por aí que há verbos que não são usados com ing, não é verdade? Na verdade, em inglês, podemos usar todos os verbos com -ing. O que você deve aprender é que alguns verbos não são comumente usados nos tempos verbais conhecidos como continuous. Para saber mais sobre esses tempos verbais leia a dica “O Que São Continuous Tenses?“.

Todos verbos recebem -ing

Saiba que há momento em inglês que verbos como believe, think, love, like e todos os outros podem ser usados com -ing caso seja necessário. Portanto, a regra de que esses verbos não podem receber ing é conversa fiada. Após ler esta dica, recomendo que você leia também as dicas abaixo:

» Regras para Acrescentar ING aos Verbos
» Present Continuous Tense

Verbos com -ing após preposições

Após preposições todo e qualquer verbo deve ser escrito com -ing. Não tem como fugir disso! Seja lá qual for o verbo, ele deverá ser escrito com ing caso antes dele haja uma preposição. Veja as duas sentenças abaixo:

  • After to see Márcia, I felt much better.
  • After seeing Márcia, I felt much better.

Verbos com INGA ideia a ser expressa é “depois de ver a Márcia, eu me senti muito melhor“. Em português usamos o verbo no infinitivo impessoal – ver – após a preposição – de. Portanto, temos “depois de ver“. Isso para nós é o correto!

Assim, a maioria dos alunos acredita que em inglês o certo também será after to see. Mas, em inglês o correto é dizer “after seeing“.  Afinal, a gramática da língua inglesa diz que qualquer verbo após preposições deve ser escrito com ing. Veja mais exemplos:

  • What to ask before believing the results? (O que perguntar antes de acreditar nos resultados?)
  • A simple way of remembering those who love you. (Um modo simples de lembrar-se daqueles que amam você.)
  • I’m looking forward to hearing from you. (Aguardo ansiosamente por notícias suas.)

Verbo sendo usado com sujeito

Quando o verbo for usado como sujeito de uma sentença é gramaticalmente aconselhável escrevê-lo com -ing.

  • Remembering is good for the soul. (Lembrar-se faz bem à alma.)
  • Loving is the ability to better understand each other. (Amar é a habilidade de melhor entender o outro.)
  • Seeing is believing! (É ver pra crer!)

Bom, há ainda um outro caso em que podemos sim escrever verbos com -ing. Trata-se de quando os verbos assumem o papel de substantivo ou adjetivo. Você poderá ler mais sobre isso na dica sobre a diferença entre Gerund e Present Participle.

Lembre-se disto: em inglês podemos usar todos os verbos com -ing. O que não podemos é usar todos eles em alguns tempos verbais. Por exemplo, não podemos dizer “I’m seeing you“, o correto é dizer “I can see you“. Mas, podemos dizer “After seeing that, I was horrified” (Depois de ver aquilo, eu fiquei horrorizado.)

That’s it! Caso tenha ainda alguma dúvida, deixe um comentário aí abaixo e vamos conversando a respeito. Até a próxima!

Artigos Relacionados
Comentários