A Diferença na Pronúncia de MAN e MEN ou BAD e BED

Qual a diferença na pronúncia de MAN e MEN? Ou a diferença de BAD e BED? Ou ainda SAT e SET? THAN e THEN?

Esse é o tipo de pergunta que muitos estudantes de inglês – principalmente os iniciantes – costumam fazer a teachers em todos os cantos.

No YouTube, há inúmeros vídeos de nativos e não-nativos dando dicas sobre a diferença entre essas palavras. Alguns são professores outros apenas aventureiros.

O fato é que esse assunto chama muito a atenção. Logo, todos o exploram ao máximo.

Ao longo desses mais de 15 anos de Inglês na Ponta da Língua na web, eu nunca me preocupei em escrever algo sobre isso. Mas resolvi quebrar o padrão e dizer algumas coisas a respeito.

Portanto, assista ao vídeo abaixo e leia o texto para saber como coisa essa coisa da pronúncia de MAN e MEN mais pode atrapalhar seu desenvolvimento no inglês do que realmente ajudar.

A Pronúncia de MAN e MEN

Não adianta eu escrever aqui a diferença entre os sons vocálicos nas duas palavras.

Afinal, o importante é você visualizar o som e perceber como cat um deles é feito. Portanto, assistir ao vídeo acima, vale muito mais do que ler uma explicação técnica.

O que vale ser dito aqui é que o som da vogal em MAN é representado pelo símbolo fonético /æ/. Já o símbolo para o som vocálico em MEN é /e/.

O som /æ/ é um som característico do inglês americano. Isso é confirmado pela autora Ann Cook em seu livro American Accent Training, página 93:

Although not a common sound, /æ/ is very distinctive to the ear and is typically American.

Ou seja, essa “bagunça” que todo mundo tenta ensinar e aprender é comum no inglês americano. Já nas demais variantes o som /æ/ não existe. Logo, a palavra MAN vai ser pronunciada de modo diferente.

Que diferença isso faz?

Para ser bem sincero, entrar em desespero por conta da diferença na pronúncia de MAN e MEN não adianta de nada.

MAN e MEN | pronúncia do inglês

Isso porque ao falar a língua de modo natural na vida real o contexto sempre deixará claro se a pessoa está se referindo a um MAN ou a vários MEN.

Não é a diferença de um simples som que fará com que você não seja compreendido ou mesmo não compreenda o que alguém está dizendo.

O contexto é a parte mais importante de uma conversa. Assim, na vida real as pessoas conseguem se comunicar normalmente.

Caso haja alguma falha na comunicação, elas poderão pedir para que a outra pessoa explique melhor o que quer dizer. Vão pedir para que esclareça o que está sendo dito. Isso é algo normal em qualquer língua do mundo.

Portanto, nada de desespero se você não conseguir reproduzir a pronúncia de MAN ou MEN com os sons vocálicos corretos.

Divirta-se com o aprendizado de inglês e com o tempo você certamente irá melhorando e se acostumando a ouvir e a reproduzir cada som (ou não!).

Colocando em Prática: Man e Men

Agora, é claro que você pode se dedicar e aprender a diferenciar os dois sons.

Lembre-se, no entanto, que primeiro nós criamos uma consciência fonológicas. Ou seja, aprendemos a identificar cada som.

Já para reproduzir, pode ser que leve um tempo. Ou, em alguns caso, talvez não aconteça. Isso é totalmente normal. Muita gente no mundo não consegue fazer cada som e ainda assim vive feliz da vida falando inglês pelos cotovelos.

Em todo caso, se você quiser praticar cada som, basta fazer uma lista de palavras parecidas e assim ouvi-las sendo ditas para ir acostumando o ouvido.

Palavras com o Som /æ/Palavras com o Som /e/
bagbeg
matmet
badbed
hadhead
satset
massmess
thanthen
panpen
tacktech
batbet
sandsend
laughedleft
pastpest
landlend
ladderletter

Depois de muito ouvir cada palavra e acostumar o ouvido com a diferença, você pode se dedicar a reproduzir naturalmente cada som repetindo as palavras exaustivamente.

Para complicar um pouco mais, você pode colocar tudo dentro de sentenças simples e repeti-las em voz alta. Vale a pena gravar áudios e assim ir comparando, corrigindo e analisando o seu progresso.

  • I had a pan and a pen to lend him.
  • She laughed and then left.
  • He had only ten eggs.
  • They had ten guests yesterday.

Por fim…

Tenha em mente que isso é algo a ser feito somente quando você já estiver com um bom tempo estudando inglês.

Eu, por exemplo, só fui me preocupar com isso depois de uns 10 anos após começar a estudar inglês.

Antes disso, eu sabia que os sons eram diferentes. Só que não ficava neurótico achando que era burro ou incapaz de aprender inglês. Também não ficava achando que as pessoas não me entenderiam se eu não falasse MAN e MEN como os americanos falam.

Hoje eu sei como fazer cada som, mas ao falar com alguém – seja lá de onde for –, eu não fico preocupado se estou fazendo o som certinho do jeito que um nativo americano faz.

Eu simplesmente falo inglês e sei que o contexto deixará claro o que estou dizendo e o que está sendo dito a mim.

Aprender e falar inglês deve ser algo divertido e que nos motiva a melhorar sempre.

Não tem de ser algo penoso, doloroso. Algo que mais nos causa angústia, ansiedade e medo.

Enfim, pense nisso!

Isso é tudo o que tenho a dizer sobre a pronúncia de MAN e MEN, BAD e BED, THAN e THEN. Ou ainda sobre a pronúncia dos sons do TH ou a diferença entre BEACH e BITCH.

That’s all for now!

Take care and keep learning!

Etiquetas
Botão Voltar ao topo