Zero Conditional em Inglês: o que é, como usar e exemplos

O que é o Zero Conditional em inglês? Como usar o Zero Conditional em Inglês? Como formar frases com o Zero Conditional? Procurando por exemplos com o Zero Conditional?

Aprenda aqui tudo sobre esse assunto! Você vai ver que ele não é nada tão complicado assim. Na verdade, até se parece com o português.

Zero Conditional em Inglês: o que é?

O Zero Conditional é também conhecido como GENERAL CONDITIONAL em algumas gramáticas.

Ele recebe esse nome pois em sua formação, nós usamos o verbo sempre no present simple.

Lendo a teoria, parece ser algo complicado. Mas, a verdade é que se trata de algo simples e muito parecido com o português.

Por exemplo, se você quiser dizer algo como “se aquecermos o gelo, ele derrete” em inglês, é só dizer:

  • if we heat ice, it melts.

Veja que os verbos em destaque – heat e melts – estão no present simple. Eles não são colocados no passado, no futuro ou outros tempos verbais como acontece nas demais conditional sentences.

Veja abaixo outros exemplos com o Zero Conditional:

  • If you freeze water, it turns into ice. (Se a gente congela água, ela vira gelo.)
  • If I work a lot, I get tired. (Se eu trabalhar muito, eu fico cansado.)
  • If she gets there before me, ask her to wait. (Se ela chegar lá antes de mim, peça a ela para espera.)
  • If someone touches the car, the alarm goes off. (Se alguém toca no carro, o alarme dispara.)

Creio que você já percebeu que não tem nada de complicado em relação ao Zero Conditional (ou General Conditional) em inglês, não é verdade?

Quando usar o Zero Conditional?

De modo geral, usamos o Zero Conditional quando estamos nos referindo a fatos que são sempre verdadeiros.

Esses fatos podem ser verdades científicas ou naturais. No exemplo “if we heat ice, it melts“, temos um fato natural, uma lei universal da física. Afinal, se esquentarmos o gelo, ele derrete. Trata-se de algo inquestionável e imutável.

O Zero Conditional em inglês pode ainda expressar um fato verdadeiro sobre uma pessoa. Um exemplo disso é “if I eat chocolate, I get an allergy” (se eu como chocolate, eu tenho alergia). Nesse caso, trata-se de um fato verdadeiro sobre minha saúde.

Mas, claro, podemos nos referir a outros fatos parecidos. No exemplos dados acima temos “If I work a lot, I get tired” que trata-se de uma verdade para todas as pessoas. Ou seja, se alguém trabalha muito, ela fica realmente cansada.

Outros exemplos

  • Oil floats if you pour it on water. (O óleo flutua se você colocá-lo na água.)
  • If people eat too much, they get fat. (Se as pessoas comem muito, ela engordam.)
  • People die if they don’t eat. (As pessoas morrem se elas não se alimentam.)
  • If babies are hungry, they cry. (Se os bebês sentem fome, eles choram.)
  • If public transportation is efficient, people stop using their cars. (Se o transporte público é eficiente, as pessoas param de usar os carros.)

Como você pode ver não há muito segredo em relação ao uso do Zero Conditional em inglês. É tudo uma questão de saber o que exatamente você quer dizer.

Usar isso naturalmente ao falar inglês é algo que você aprende se envolvendo com a língua. Ou seja, quanto mais você lê, ouve, fala, escuta inglês, você aprende a falar sem pensar em regrinhas. Practice makes perfect!

Agora, para fazer o ENEM, provas, concursos, etc., que testam o seu conhecimento de gramática normativa (termos técnicos e regras), então você precisa aprender que o Zero Conditional é sempre formado com a forma base do verbo (ou o present simple). Nesse caso só fazendo atividades com o Zero Conditional para praticar e ir assimilando a regra mecanicamente.

Espero que você tenha entendido como funciona essa coisa de Zero Conditional em inglês. Aproveite para ler também as dicas abaixo:

Take care and keep learning!

Etiquetas

3 Comentários

  1. Esta errada esta frase.
    O correto seria: If I hang out with friends on Saturday evening, my wife will kill me!

  2. Ótimas dicas, principalmente com a mais essencial: practice makes perfect
    Obga pela explicação.

Botão Voltar ao topo