Quando usar as preposições to e for?

Embora eu já tenha escrito anteriormente aqui no blog sobre a diferença entre to e for, resolvi abordar o assunto novamente. Afinal, recebo inúmeras perguntas de pessoas querendo quando usar as preposições to e for. Então, vamos ver se esclarecemos isso! No livro, Gramática de Uso da Língua Inglesa [compre no Submarino] também dou dicas sobre esse assunto. Nele há também atividades para ajudar o estudante de inglês a entender mais claramente o que parece ser complicado de entender.

Não quero enrolar ninguém com dicas milagrosas. Isso por que não há dicas milagrosas. Tenho de ser honesto e dizer que não há regras ou dica mágica que resolva de vez essa dúvida.

Se servir de consolo, saiba que até mesmo professores de inglês, com anos de experiência, costumam vez ou outra ficar em dúvida sobre quando usar as preposições to e for. Portanto, já que não tem uma regra ou uma dica mágica, como é que sabemos quando usar uma ou outra? [Leia também: Regras das Preposições em Inglês]

Quando usar as preposições to e for?A dica é: SEJA UM BOM OBSERVADOR.

Sempre que você encontrar uma dessas preposições sendo usada, procure observar que palavras estão perto delas. Assim, você aprende a sequência de palavras (a combinação) e não apenas uma palavrinha.

Para exemplificar isso, veja as sentenças abaixo:

  • He was really nice to us. (Ele foi super gentil com a gente.)
  • Can you explain that to me? (Você pode explicar isso para mim?)
  • Let me carry that for you. (Deixe-me carregar isso para você.)
  • She’s responsible for this whole mess. (Ela é a responsável por toda essa confusão.)

[Leia: O uso da palavra explain]

Note que nas duas primeiras sentenças usamos a palavra “to” e nas duas últimas a palavra “for”. Porém, ao invés de bater cabeça procurando entender quando usar uma e outra o melhor é aprender que em inglês é comum dizermos:

  • be nice to someone (ser gentil com alguém)
  • explain something to someone (explicar algo para alguém)
  • carry something for someone (carregar algo para alguém)
  • be responsible for something (ser responsável por algo)

Ou seja, a dica que pode ajudar você a se dar bem em um prova, concurso, vestibular, exame de proficiência, etc., é essa: aprenda o conjunto de palavras, aprenda as expressões, aprenda as combinações de palavras. Não perca seu tempo procurando saber porque foi usado “to” ou “for. Não perca tempo querendo saber quais são as regras.

Simplesmente, observe e anote o conjunto de palavras. Deixe de lado a mania de procurar regras onde nem sempre há!

Outra coisa que você deve ter sempre em mente é que “to” e “for” não significa só “para”. Ambas podem ter ainda outros significados. Tudo depende do contexto em que são usadas. Logo, pensar em português e traduzir ao pé da letra nem sempre dará certo. Reveja os exemplos acima e suas equivalências em português e você perceberá isso. Para encerrar, complete as sentenças abaixo com a palavra que falta:

  • I like talking to there. She’s extremely nice …………… all of us.
  • My father was fully responsible …………… all decisions taken.
  • He carried the heavy luggage …………… the old lady.
  • We tried to explain the situation …………… the boss.

E aí!? O que você acha de bater menos cabeça procurando regras e começar a aprender inglês como eles – os falantes nativos – realmente falam? Garanto que você aprenderá muito mais rápido e naturalmente do que se ficar atrás de regrinhas milagrosas. É isso por enquanto! Até a próxima! 😉

Artigos Relacionados
Comentários