Como aprender (ou ensinar) os Verbos Irregulares?

Você já se perguntou sobre qual a melhor maneira para aprender o verbos irregulares? Como fazer para tê-los na ponta da língua? Como fazer para saber qual verbo é irregular e qual não é? No caso de você ser professora de inglês, será que tem um modo menos chato de ensinar os verbos irregulares aos estudantes?

Uma das dicas que sempre dou sobre o ensino dos Irregular Verbs (verbos irregulares) é a que vou descrever abaixo. Espero que esta dica ajude você a entender que aprender as coisas (seja lá o que for) de modo natural é muito mais interessante.

Aqui no Inglês na Ponta da Língua já falei sobre como são os verbos irregulares em inglês. Essa dica está em Gramática Inglesa: Verbos Irregulares. No livro Gramática de Uso da Língua Inglesa, dedico um capítulo inteiro aos verbos irregulares (atividades, dicas de como usá-los na prática, quais os mais usados e, portanto, importantes para desenvolver sua fluência em inglês, e muito mais). Aqui vou apenas fazer um resumo de como você pode aprender (ou ensinar) verbos irregulares em inglês. sem muito estresse.

A primeira coisa a fazer é a seguinte:

Esqueça a tal tabela de verbos irregulares. Se você tem uma, ignore-a.

Como aprender (ou ensinar) os Verbos Irregulares?

Lembre-se: você quer aprender a se comunicar em inglês e não provar que é capaz de decorar a lista com todos os verbos nela. Nem mesmo professores de inglês sabem todos os verbos da lista! Tentar decorar a lista de verbos irregulares não significa que vocês está aprendendo inglês; na verdade, isso significa testar a memória.

A segunda coisa a fazer é a seguinte:

Aprenda uma palavra (verbo irregular) por dia. Aprenda também seus usos e significados.

Por exemplo, ao encontrar a palavra “knew” aprenda que em português ela pode significar “sabia“, “sabíamos“, “sabiam“. Depois é só anotar criar sentenças com cada um dos significados para se acostumar com eles:

  • Eu sabia a resposta. – I knew the answer.
  • Ela sabia o que fazer. – She knew what to do.
  • A gente sabia o preço. – We knew the price.
  • Nós sabíamos o preço. – We knew the price.
  • Eles sabiam meu nome. – They knew my name.

Não tem lógica ficar decorando uma lista de verbos se você não souber como usá-los ao conversar com alguém. Essa é uma das ideias que procuro deixar bem clara em todos meus livros. Ou seja, o que vale mesmo a pena é você aprender (ensinar) o uso de uma palavra em contexto e não perder tempo e paciência tentando decorar uma lista. Vou dar outro exemplo para esclarecer isso melhor.

Uma das palavras mais usadas em inglês é “made“. Para quem gosta de gramática normativa a explicação é a seguinte: “made” é a forma irregular do verbo “make“. Isso não ajudará você a se comunicar fluentemente em inglês. Ao se deparar com uma palavra assim, você deve aprender que os significados mais comuns são: “fiz“, “fez“, “fizemos“, “fizeram“. Depois é bom ver exemplos e traduzi-los para o português:

  • I made two small hole in the wood. (Eu fiz dois pequenos buracos na madeira.)
  • She made that dress. (Ela fez aquele vestido.)
  • We made a cake for her. (A gente fez um bolo para ela. | Nós fizemos um bolo…)
  • They made a video of the party. (Eles fizeram um vídeo da festa.)

Claro que “made” pode significar ainda outras coisas. Mas aí, o assunto já é outro. Até lá você já saberá que “made” é uma palavra apenas e nada mais que isso.

Aprender (Ensinar) sem os tecnicismos e gramatiquices ajuda você a deixar tudo mais descomplicado. Deixa as coisas parecidas com o modo como usamos nossa língua. Afinal, você não encontra listas de verbos irregulares, anômalos, defectivos e abundantes da língua portuguesa por aí, encontra?

Gramática de Uso da Língua InglesaEnfim, aprenda essas coisas (palavras) de modo natural e prático. Aprenda pelo uso. Depois de algum tempo, você poderá se dedicar a entender os termos técnicos e regras (se é que existem).Preocupe-se em aprender os significados e usos dessas palavras.

Caso queira saber mais sobre como aprender a gramática do inglês de modo natural e prático, procure pelo livro Gramática de Uso da Língua Inglesa em uma livraria perto de você (na internet ou em sua cidade). Estou certo que seu modo de aprender (ou ensinar) inglês nunca mais será o mesmo após ler e fazer as atividades desse livro. Aprender inglês é mais divertido e fácil do que você imagina! Acredite! 😉

Artigos Relacionados
Comentários