Expressões em Inglês

Frase Pronta: Tá servido?

A situação é a seguinte: você está comendo algo e de repente um amigo seu aparece. Você, para demonstrar educação, oferece à outra pessoa. Assim, ao oferecer pergunta: “tá servido?“.

Este “tá servido?” é o mesmo que dizer apenas “qué?“, “tá a fim?“, “qué um pedaço?“, “qué um pouco?“, “qué um gole?” entre outras. Lembrando que “qué um pedaço?” refere-se a um pedaço de pizza, bolo, pastel, queijo, pão, ou seja alimentos que são possíveis dividir em pedaços. Já a expressão “qué um gole?” refere-se exclusivamente a bebidas.

Veja só como nossa língua portuguesa é cheia de coisas curiosas. Falamos tanto esta língua que nem ao menos nos damos conta de tanta expressões. Simplesmente fantástica, não é mesmo!? Só nos damos conta disto quando queremos falar outra língua. Pois é aí que paramos para pensar algo como: “opa, como é que se fala isto em inglês?

Bom! Ao oferecer algo a alguém o que você pode dizer é “would you like some?“. Para dizer isto você deve estar com o alimento ou bebida por perto para que a outra pessoa saiba do que você está falando. Por exemplo, você está com uma fatia de bolo na mão, então olha para o amigo ou amiga e diz “hey, would you like some?” (e aí, tá servido?, tá a fim?, qué um pedaço?, qué um pouco?, qué?)

Claro que, em inglês, há expressões mais informais:

  • Want a bite? (qué um pedaço? / qué? / qué um pouco? / tá a fim? / qué dá uma mordida?)
  • Feel like a bite? (qué um pedaço? / qué? / qué um pouco? / tá a fim? / qué dá uma mordida?)
  • Want some? (qué um pedaço? / qué? / qué um pouco? / tá a fim? / qué dá uma mordida? /qué dá uma provada? / que dá um gole? / qué um gole?)

Note que as duas primeira expressões acima referem-se exclusivamente à comida e não à bedidas. Porém a última expressão – want some? – serve para tudo. Vale lembrar ainda que em situações mais neutras e formais o melhor mesmo é dizer “would you like some?“, pois esta demonstra mais educação e bons modos da parte de quem fala.

See you! Take care!

Botão Voltar ao topo
Fechar