Professores de Inglês Qualificados [Parte III]

Na terceira e última [eu acho!] parte da discussão sobre Professores de Inglês Qualificados começo citando Penny Ur, uma das mentes mais influentes na área de ELT: “There are still too many amateurs around, who think that it is enough to know English in order to teach it, resulting in lowering of teaching standards” [Ainda tem muitos amadores por aí, que acham que saber inglês é o bastante para ensinar inglês, isso resulta em um baixo padrão de ensino].

Essa sentença de Penny Ur diz em poucas palavras o que muita gente no Brasil acredita ser o bastante para ser professor de inglês: saber inglês. Isso me fez lembrar dois artigos que li certa vez no Tecla Sap, do amigo Ulisses Wehby de Carvalho: “Sabe inglês? Vire intérprete…” e “Sabe inglês? Vire tradutor…“. Talvez o título desse post que você lê aqui deveria ser “Sabe inglês? Vire professor…?“. No entanto, creio que não seja necessário; afinal, já está mais do que claro que para ser professor de língua inglesa não basta apenas saber inglês. É preciso muito mais.Assim, eu quero saber dos meus leitores – alunos, professores, donos de escolas etc– o que é, na opinião de vocês, um professor de inglês qualificado.

  • Professores de Inglês Qualificados [Parte III]Se você é estudante de inglês [em escola de idiomas no Brasil] diga o que você espera do seu professor de inglês. Que características você espera encontrar em um bom professor de inglês? O que faz você classificar um professor como qualificado ou não?
  • Se você é professor de inglês [em escola de idiomas ou escola regular] diga o que o caracteriza como profissional qualificado. Que características você tem [ou gostaria de] ter para ser considerado um profissional qualificado? Que perfil você tem [ou deseja alcançar] para ser um profissional qualificado e assim exigir mais respeito a sua classe profissional?
  • Se você é dono de escola de inglês (qualquer uma) diga que características um professor qualificado deve ter. Que perfil você espera encontrar nesse profissional qualificado? O que você espera dele enquanto professor em sua escola? O que faz você considerá-lo um profissional qualificado ou não?

Caso queira deixar a sua opinião, utilize a área de comentários abaixo. Quero muito ouvir as opiniões de vocês. Caso tenha um tempinho a mais, leita também duas outras partes desse assunto: Parte I e Parte II. Take care!

33 Comentários

  1. Olá, sou aluno em uma Escola Particular e também dou aulas para o ensino fundamental como substituto, mas quero falar aqui a minha visão como Aluno.Um bom professor de Inglês é aquele interage com os alunos em Inglês sobre assuntos do cotidiano, expressões mais utilizadas… E um professor qualificado eu defino como uma pessoa que tenha potencial para uma ótima comunicação, não basta no Inglês apreendermos somente gramática, precisamos saber como é o nosso dia-a-dia falando o idioma, e o professor deve ser muito comunicativo.Obrigado.

  2. Eu concordo com a opinião do Marcos. Eu tenho um professor particular de ingl~es no trabalho e além disso, estou escrevendo uma estória amadora em inglês, onde duas pessoas nativas dos EUA tem corrigido meus erros, me dando desta maneira dicas dos erros que cometo mais. A interação é fundamental para o ensino de qualquer idioma.

  3. Como aluno, na minha opinião professores de inglês ou de qualquer outro idioma, não necessariamente precisam saber tudo do idioma lecionado, mas um item que esta em falta nos professores de idiomas, é a vontade real de ensinar, preparação para ensinar, saber quando um aluno necessita de ajuda ou não, ou se o aluno esta nos melhores dias ou não, ter um pouco mais de alma de professor, sensibilidade e sinceridade.

  4. Um bom professor conhece a língua em todos os aspectos e não somente alguns palavrões e gírias. Fiz um semestre com um nativo e foi pior do que com um professor brasileiro.O cara falava muito bem – óbvio – mas não incrementava a aula.Depois fui saber que era caminhoneiro nos EUA e que nunca havia ensinado inglês na vida.

  5. Eu sou estudante de letras mas já ensinava inglês antes de começar a faculdade. Então minha opinião é de aluna e professora.Um bom professor de inglês na verdade precisa conhecer primeiramente sim a língua, saber variantes, expressões, sotaques, e precisa claro ir além da língua, precisa estar interessado na cultura também, não só a americana e inglesa, mas a de diversos outros países anglófonos… Um bom professor é aquele que não se satisfaz fácil, que tem sede de aprender, pois há sempre mais a se aprender nessa vida, e entusiasmo de passar isso para seus alunos, adaptando o conteúdo à realidade de cada um desses.Meus melhores professores sempre foram assim, "fuçadores profissionais", tinham sempre uma boa curiosidade para dividir… Então sempre procurei me espelhar nisso também.

  6. Olá, Denilson.Sou formada em Letras porém, não ministro aulas de língua inglesa ainda. Me formei no ano passado, mas sinceramente não sinto que sou capaz de dar uma boa aula de Inglês, pois tenho muito que aprender.Acredito que para ser um bom professor de Inglês é preciso além de dominar o idioma (fluência na fala, compreensão auditiva, domínio da escrita e gramática normativa) ter conhecimentos didáticos e pedagógicos, assim o professor saberá como transmitir o conhecimento para o aluno. Porque, para um profissional da educação não basta apenas saber falar Inglês é preciso também que ele saiba como ensiná-lo, e é claro ter competência para isso.Abraços, Tailita.

  7. mas e um aluno qualificado? teria uma opinião? Eu dou aulas há dois anos e o que vejo é muito pouco caso por parte dos alunos. Muitos acham que só porque estudam inglês, falam inglês. Mas não estudam, faltam muito e depois exige do professor. Eu faço tudo o que é necessário para o aluno falar e apreender o idioma, mas somente eu não faço milagres. Você mesmo, Denilso, é autoditada, sabe muito bem do que falo.Abraços,

  8. Sou tradutora, intérprete e tenho continuado a estudar inglês pois trabalho em uma área que exige o idioma, mas não tem ligação com minha formação.O que tenho visto foram alguns professores totalmente despreparados não apenas para dar aulas, mas para lidar com as questões diárias e desenvolvê-las em outra língua. Professores com português deficiente e inglês indo pelo mesmo caminho. Fonética, pronúncia, phrasal verbs ? Sequer sabem o que é isso !Jamais esquecerei de uma professora que disse que a palavra "grandniece" não existia, sem ao menos pesquisar em um dicionário ! Fui reclamar com a direção da escola e justificaram que ela era "esforçada e passava o dia todo na escola, dando aulas e preparando-as", quando na verdade ela não saáa da maldita cartilha impressa pela escola. Eu fico fula quando dizem que basta saber inglês para ser tradutor ou professor de inglês. Tanto pior é ter a infelicidade de ser aluna destas "peças raras". Quer ser professor ? Então estude e dedique-se, atualize-se !

  9. Olá Denilso mais uma vez. Acredito que um bom professor de idioma é aquele que faz diferente, que traz assuntos importantes (como vocabulário, gramática, etc) porém de uma forma que seja divertida, de uma forma que seja mais fácil da pessoa aprender.Por exemplo, eu tenho alunos que querem realmente aprender inglês, porém tem a vida muito cheia, é trabalho, casa, filhos, esposa e por ai vai. Então você imagina com tanta pressão se a pessoa vai se interessar quando a aula é monotoma, parada. O professor precisa identificar o estilo do alunos(s).É só Denilso, até mais. Muito bom o assunto.Renato Alves

  10. Gostei da sequência e entendo perfeitamente o sentimento de alguém que vê a sua profissão sendo tratada como "bico".Eu estudo inglês por conta própria há quase dois anos e acho que tenho um nível muito melhor do que o de algumas pessoas que estudaram por 4 ou 5 anos em escolas de idiomas. Não digo que isso seja culpa dos professores ou dos métodos (ainda que eu os considere falhos), mas para mim está mais do que claro que não importa a escola, o método ou o material se não houver interesse por parte do aluno. O que eu estou tentando dizer é que o bom professor, seja qual for a matéria que venha a lecionar, tem que, antes de tudo, ter a capacidade de despertar e incutir o interesse no aluno. Com relação ao conhecimento, esse se faz imprescindível. O cara que quer ser professor de inglês tem que se preparar, tem que estudar muito, pois, embora seja de uma gramática relativamente simples quando comparada a outras línguas, a inglesa apresenta, sim, muitas dificuldades àqueles que estão aprendendo. Por fim, já que somos brasileiros e provavelmente estamos falando de professores brasileiros, acho que o cara tem que saber português, e muito bem, pois eu não confiaria em um cara que não conhece o próprio idioma. Já vi um sem número de casos assim.

  11. O que me caracteriza como profissional qualificado é o amor que tenho pelo ensino e o empenho para cada vez mais oferecer o meu melhor como uma facilitadora.Isto faz com que eu busque materiais autênticos, modernos, ofereça ao aluno ferramentas para que ele seja sempre independente e explore todas as excelentes opções que a internet e os recursos atuais oferecem.Isto também me move a me empenhar a ir ao exterior buscar novas idéias,cursos, fotos e novas tendências a fim de não só motivar meus alunos, como também estar atualizada sempre.Sou formada em Letras desde 1991, tenho certificados como o Michigan e Cambridge, já estudei na St Giles International em San Francisco (curso para professores) e pretendo, ainda este ano, renovar meu Michigan. Quero, na verdade, testar sempre minha qualificação, apesar do Michigan ser um certificado para sempre. Além de conhecer bem o idioma, considero essential ter didática, amar a profissão, querer inovar sempre, oferecer o melhor e ter paciência. De nada adianta ser um profissional brilhante,mas não se colocar no lugar do aluno. Paciência vem do amor e amor só tem quem gosta mesmo do que faz. Quanto aos enganadores que andam por aí, meu único sentimento é de lamentar tais imitações baratas. Certamente, um dia, vai "cair a ficha" e o aluno vai despertar de tanta enganação. Quanto aos donos de escola que nem professores são,eu sinto enorme repudio. Abre-se uma franquia de escola de inglês como quem abre um açougue ou um pet shop. São aqueles diretores que não estão "nem aí" para a qualidade e só visam fazer dinheiro. No nosso país, deveria ser proibido, em nome do dinheiro, um investidor abrir o negócio que quiser, sem ter o mínimo de conhecimento da área, principalmente educação. É um crime legalizado e de portas abertas esperando vítimas de um ensino cada vez mais degradante e preços módicos. Afinal, nós, profissionais, pagamos e investimos muito mais em nossa constante formação,sem visarmos nossas contas bancárias. Afinal, a receita para ser milionário passa longe da carreira de professor.

  12. Gosto muito do site do Ricardo Schütz, http://www.sk.com.br. Ele consegue definir exatamente o que é ser um bom professor, um bom aluno e como ter uma escola de línguas decente e ética. Como diz o caro Denilso, "fica a dica!". Denilso, já escrevi vez ou outra aqui em seu blog e sempre o indico a amigos, colegas de profissão e alunos. Continue com sua luta "desarmada" e inteligente contra a mediocridade no ELT universe. Uma coisa eu garanto: você não está sozinho! Nem que seja apenas nós dois 🙂

  13. Olá Denilso,parabéns pelas excelentes dicas. Já comprei dois dos seus livros (sempre me ajudam). Acredito qe uma formação de nível superior é fundamental para formar um profissinal qualificado, mesmo que a pessoa não queira se dedicar ao ensino regular.A formação universítária fornece uma visão de pesquisador, visão essa necessária ao profissinal de qualquer área.Acredito que um professor qualificado é aquele que está sempre insatisfeito ( no bom sentido), que busca, pesquisa, questiona.O bom professor é aquele que supera suas dificuldades a cada dia, que não se encosta em um muro de lamentações.

  14. Como dona de uma (nova) escola de Inglês online, o que eu procuro em um professor é diferente da maioria das escolas. Sim, é vantajoso um professor com certificado, uma formação acadêmica e experiência, mas é longe de ser o principal. Contrato professores ensináveis – aqueles com bom caráter e dedicação, que saibam ensinar bem, mas que são responsáveis e se importam com os alunos. Inglês é ensinável, métodos e técnicas são ensináveis, mas o bom caráter – não. O bom professor inspira o aluno e repassa sua paixão pela língua, o faz pensar de um modo diferente e quebra velhas suposições que limitam o aprendizado.

  15. Como aluno quero dizer que professores deveriam estar mais preparados linguisticamente, não precisa saber tudo, mas precisam saber lhe dar com a língua num momento que não saibam dar uma resposta correta, deve saber e ensinar pronúncia, deve dar exemplos compreensíveis se não quiser traduzir aos alunos. para isso precisa ser muito bom… tá difícil encontrar mesmo em escolas que se glorificam em propagandas com atores globais e esquecem do conteúdo na sala de aula!

  16. Sou um aluno autodidata e eu estou iniciando como professor.Um bom professor tem que:Ser psicólogo, palhaço, lider natural, aluno, mãe, pai, melhor amigo, super homem, benevolente, não ter vida própria, não ligar para salário baixo, ético e ainda um ótimo conhecimento do idioma, diferentes culturas e ter viajado para o exterior. :DBom brincadeiras aparte, entre todas as qualidades que um professor deva ter, acredito que uma muito importante seja saber despertar a curiosidade. Mesmo daquele aluno japonesinho que não fala, não ri e nem respira. Porque como já sabemos, de nada adianta termos todas as qualidades acima se (como alguns amigos acima citaram) o aluno não da bulhufas para a aula de inglês.

  17. Sou professora de inglês, formada em Letras Port/Inglês e me considero eterna aluna de inglês. Penso que o bom professor deve ter clara em sua mente a necessidade constante de atualização dos conteúdos.O bom professor é um eterno aluno.E de preferência um aluno curioso e interessado.Busca novas metodologias, técnicas, recursos e tecnologias de ensino A pronúncia, tanto em inglês, quanto em francês é crucial tanto para o aluno quanto para o professor.E como aluna, porque volta e meia eu volto a fazer algum curso, sim, eu volto a estudar inglês, após todos esses anos dando aulas, e sinto que o aluno interessado faz diferença sim. O professor pode não ser o melhor, mas se você for, ele vê que tem que correr atrás, agora, se você nada fizer, ele vai se acomodar, porque o nível de exigência é mínimo e ele entra na zona do "conforto" (confort zone"). Ser um ELT professional não é fácil, aprender línguas não é fácil. Inglês é uma língua com várias nuances para os falantes de Português. Mas o brasileiro é tão famoso pelo seu jeitinho e por sua criatividade. Tenho visto, na prática, alguns profissionais de ELT se utilizarem disso e se darem muito bem. Então…Let's go for it!

  18. Paciência e experiencia….Veja bem,eu tenho um bom nível de inglês,mas aprender mais nunca é demais. Eu tive no meu curso, 2 professores,o dono da turma e o substituto.Logo no começo tive aulas com o substituto….O MELHOR PROFESSOR DE INGLÊS QUE JÁ TIVE NA VIDA_ele era super bem humorado, SEMPRE perguntava se tinhamos dúvida,SEMPRE nos corrigia em relação à pronúncia não permitindo que gravassemos o erro como certo,tudo de maneiramuito descontraida mas profissional e compartilhava suas experiencias,pois ele já viajou muito para o exterior, Japão, EUA, nos incentivava a comprar livros de inglês e nos esforçarmos muuuito,pois um dia se fossemos fazer uma prova de intercâmbio nos sairiamos bem…Até que em um dia triste e sombrio….o professor de verdade da turma apareceu e meu adorado professor Yamanaka foi para outra turma sortuda. O professor da nossa turma explicava os assuntos de forma confusa, e deixava-nos fazendo tarefas durante 1h enquanto ele falava ao celular ou jogava…até fazer minha cabeça virar um bolinho por explicar um assunto novo revisando um já estudado e comparando-os ele conseguiu…triste gente. Com o outro teacher,a turma ria,falava mais e participava. Hoje,graças ao techer Yamanaka, estudo inglês todos os dias,assisto filmes em inglês sem legenda, pois apesar dele nãoter me dado aula por muito tempo,o pouco tempo que deu, foi o suficiente para me dar a motivação necessária para estudar e melhorar meu inglês para passar em uma prova de intercâmbio depois do 3ª Ano e estudar no Japão. Essa é a maior diferença: Pouco tempo com um professor de inglês que ensina de verdade e com objetivo de empolgar seus alunos com a língua me transformou e o muito tempo de "tortura" que tive com o outro professor não me renderam absolutamente nada senão ver como ainda há muuuito o que melhorar no ensino de linguas no país. Hoje estudo sozinha com alguns livros que comprei(2 deles do Denilso :D) e vou estudando e lembrando do excelente professor q passou pela minha vida.

  19. Sou aluna de uma escola particular. Um bom professor de inglês é aquele que domina o idioma, tem didática para ensinar, ama o que faz e não fica preso somente ao conteúdo da aula ministrada sempre tem algo mais a passar sobre o idioma. E, principalmente tem a real preocupação em verificar se realmente o aluno está aprendendo, conscientizando-o que o aprendizado tem que ser uma busca constante do conhecimento, quer seja em aulas, filmes, noticiários, revistas, livros, etc.

  20. Sou professora de inglês em uma escola de idiomas que possui uma grande rede no Brasil e no exterior. Sou formada em Letras e estudei inglês antes de ir para a faculdade. Devo muito da minha fluência hoje aos meus estudos antes da faculdade pois o meu curso focou mais na metodologia do que no ensinar a falar efetivamente. Hoje devo muito da minha fluência ao meu trabalho também. Depois que comecei a trabalhar na escola em que atualmete trabalho meu inglês melhorou muito.Sonho em fazer uma pós graduação (e/ou mestrado) mas meu salário é pago em h/aula(10 reais como o Denilson mencionou em um dos posts)E aí fica difícil planejar algo para o futuro desta maneira.Infelizmente a nossa classe é muito desunida. Mas a escola em que trabalho não nos proporciona cursos, congressos e outros que possam vir a enriquecer nosso perfil profissional. Gostaria que acontecesse isso ao menos, ou por parte da franquia ou por parte da própria escola.Amo minha profissão e é por isso que continuo nela. Mas infelizmente não é minha única fonte de renda.

  21. Denilso mais uma vez muito obrigado por contribuir com a melhoria do ensino de idiomas no Brasil, não sei se você concorda comigo, mas em nosso país a educação em si vive um verdadeiro caos com as escolas e professores de idiomas mais especificamente falando de inglês não poderia ser diferente em relação ao amadorismo concordo plenamente com Penny Ur, uma vez que vivemos na era "Professor Pardal" para tudo se dá um jeitinho, os bons professores de inglês deveriam cumprir uma série de requisitos:1- Conhecer o idioma (o que é muito diferente de saber falar)2- Ter a Fluência necessária para ensinar os alunos sem desvio de pronuncia.3- Conhecer técnicas de ensino.4- Saber a diferença entre os metódos e abordagens (Natural, Grammar Translator, Lexical, etc…) 5- Conhecer a Cultura e História da maioria dos países onde o idioma é falado.6- Conhecer as particularidades do idioma de acordo como país. 7- Estudar Piaget, Cristal, Penny Ur, Chomsky entre outros. 8- Conhecer técnicas de ensino.9- Conhecer e ler "literatura inglesa"10- E o mais importante "AMAR O QUE FAZ".—x—Eu ainda não sei tudo isso, mas estudos os dias em busca deste conhecimento, pois amo a minha profissão e desejo ser um excelente professor.

  22. Sou professor de Inglês há 5 anos,amo muito o que faço e adoro a interatividade que se pode ter com alunos. O que eu vejo infelizmente, é como muitas escolas contratam pessoas que estão lá para "fazer um bico",tirar um dinheiro extra.Isso diminui a qualidade das escolas, pois não há seriedade no que é feito,e as escolas acabam muitas vezes tratando professores como meros horistas, não dando atenção necessária tampouco procurando incentivar professores com outras estratégias a não ser "se vc não quiser tem mais 40 q querem".Muitas escolas de inglês deveriam ser mais sérias com os professores de verdade.

  23. Por vaidade e ignorância, muitos proprietários de escolas (de idiomas ou não) acreditam que um professor nativo é um chamariz para sua instituição. Ledo engano que sempre culmina na demissão voluntária ou não do professor. Trabalhei com professores nativos que não sabiam se comunicar com os alunos. Como uma pessoa sem conhecimento linguístico no 2º idioma é capaz de explicar ou exemplificar quaisquer tópicos gramaticais? Um professor bilíngue, nativo em português e fluente (qualificação por cursos e vivência no exterior) é a melhor e única opção. O problema é quando o professor comprovadamente qualificado esbarra na falta de qualificação por parte dos alunos e dos empregadores.

  24. Sou aluno de línguas estrangeiras em um curso de letras e há três anos leciono Inglês em Goiânia. Para mim, ser professor de inglês implica em saber inglês em um nível pelo menos C1 no Common European Framework e ter uma graduação em letras que habilite o individuo a ser um ser crítico e conhecedor não só da língua mas de várias culturas que usam a língua inglesa para se expressarem.

  25. Eu gostaria muito de aprender e dar aulas de inglês, mas me acho muito velho pra começar, tenho 24 anos e tenho o basico de inglês da escola, mas gosto muito desse idioma e gostaria de me aprofundar nessa area, mas tenho muito medo de não conseguir, pois também tenho vontade de construir uma familia, e não queria construir uma familia com 40 anos, meus filhos vão me chamar de vô rsrs. Estou pensando em fazer letras português/inglês. E estudar na internet aos fins de semana, o que acham? Meu email é andre.renovation@hotmail.com

  26. Acontece que pra dar aulas de qualquer coisa, teoricamente, você teria que saber mais do que dominar o assunto da aula. Ser um "bom professor". O problema é: o que é ser um "bom professor". Muitos professores se consideram excelentes professores, mesmo não sendo. Para os bem intencionados que se privarão da oportunidade de ser um professor por não acreditarem possuir as qualidades sobrenaturais para tal, pense que se houver interesse de sua parte, você poderá melhorar e com o tempo se tornar um melhor professor. Como em outros campos, é possível se aperfeiçoar, desde que haja esforço nesse sentido. Analisar as práticas, mudar, testar, pedir feedback aos alunos, conversar com outros professores… com isso dá pra "construir" um bom professor em qualquer área. Não sou professor de inglês, mas sou estudante de psicologia e tenho mto interesse no estudo da educação, ensino e aprendizagem. Na minha opinião, da lista do Lucas Cesar, colocaria "amar o que faz" em primeiro lugar, disparadamente, como fator mais importante para se ter um bom professor. Em último lugar, disparadamente, estudar Chomsky, piaget, etc… a não ser que haja um real interesse acadêmico, ler esses autores não faz de ninguém um bom professor… não há por que fazer, porque o que eles tratam em seus livros não tem a ver com isso.Seria uma boa leitura opcional, mas nada obrigatório.

  27. Muito obrigada pelos posts! Ajudam muito. Tenho uma pergunta e espero que possam me ajudar: terminei um mestrado em ingles nos EUA e gostaria de voltar ao Brasil, mas preciso saber qual a media do salario de professores de ingles em faculdades (principalmente em BH). Voces poderiam me informar?
    Muito obrigada!

  28. Ola. Gostaria de agradecer pelo blog. It's very helpful! Tenho uma perguntinha: quanto ganha um professor de ingles em faculdades particulares (principalmente em BH)? Acabei meu mestrado em Ingles nos EUA e estou planejando voltar ao Brasil. Tneho olhado na net, mas eh dificil encontrar informacoes de salario de professores universitarios. Sei q p universidades federais precisaria de doutorado e de passar em concurso, certo? Entao estava pensando em dar aulas em faculdades particulares, mas teho que avaliar tudo antes de me mudar e tomar esta decisao. Vcs tem alguma informacao p mim? Agradeco muito!

  29. Bom dia!
    Pra mim como Aluno de Inglês, um professor qualificado deve ser aquele que
    interage com os seus alunos.
    Ter a comunicação… É aquele que passa conteúdo e depois cobra novamente.
    E o mais importante: Saber tirar dúvidas.
    Saber explicar quando usa tal palavra, quando…, por que essa ao invés dessa…?
    Ter essas explicações em mente!
    Ser paciente!
    Conversar com seus alunos em Inglês!
    É assim que a minha professora é!

  30. Pois bem…falamos a mesma língua! Morei na Inglaterra por duas oportunidades. Na primeira, estudei e tirei os certificados de Cambridge (FCE,CAE). Retornei ao Brasil, trabalhei por um tempo como professor (Com um self-study sobre TEFL aprendi muito sobre como ensinar inglês como segundo idioma)….dai voltei para Londres, e a muito custo , fiz e me maravilhei com o curso/certificado/treinamento … CELTA! Abriu horizontes….que nunca mais se fecharão. Voltei para o Brasil…e quando fui procurar emprego, me deixou boquiaberto que várias escolas, professores , nem tem idéia do que é uma formação de professor atraves do CELTA e depois do DELTA…..

  31. Professor qualificado não é aquele que somente sabe falar Inglês, mas aquele que sabe dar aula. O sujeito pode ter um Inglês magnífico, mas não sabe administrar um grupo de alunos, não entende suas necessidades, não sabe lidar com diferenças, não sabe se comunicar e não tem didática, não sabe nem mesmo o que são metodologias de ensino, portanto, não é professor, é apenas falante da língua, o que cai no assunto de "professores nativos". Imagina colocar o Luis da Silva para dar aulas de Português…ele fala "a gente fomos, "meus pé tá doendo, etc."Ele é nativo. E daí?
    Sim, o indivíduo tem que ser alegre, criativo, paciente, compreensivo, líder, amar o que faz, etc, etc, mas ele tem que ser professor! E não se conformar em ganhar pouco, não. Um bom salário é possível, sim.

  32. Parabéns pelos artigos, Denilso!
    Professor qualificado não é aquele que somente sabe falar Inglês, mas aquele que sabe dar aula. O sujeito pode ter um Inglês magnífico, mas não sabe administrar um grupo de alunos, não entende suas necessidades, não sabe lidar com diferenças, não sabe se comunicar e não tem didática, não sabe nem mesmo o que são metodologias de ensino, portanto, não é professor, é apenas falante da língua, o que cai no assunto de "professores nativos". Imagina colocar o Luis da Silva para dar aulas de Português…ele fala "a gente fomos, "meus pé tá doendo, etc."Ele é nativo. E daí? BTW, quando eu falo em ser professor, não me refiro a um diploma ou certificado específico, mas sim no conhecimento e capacidade para exercer a profissão.

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