Dicas Para Aprender Inglês

Professores de Inglês Qualificados [Parte III]

Na terceira e última [eu acho!] parte da discussão sobre Professores de Inglês Qualificados começo citando Penny Ur, uma das mentes mais influentes na área de ELT: “There are still too many amateurs around, who think that it is enough to know English in order to teach it, resulting in lowering of teaching standards” [Ainda tem muitos amadores por aí, que acham que saber inglês é o bastante para ensinar inglês, isso resulta em um baixo padrão de ensino].

Essa sentença de Penny Ur diz em poucas palavras o que muita gente no Brasil acredita ser o bastante para ser professor de inglês: saber inglês. Isso me fez lembrar dois artigos que li certa vez no Tecla Sap, do amigo Ulisses Wehby de Carvalho: “Sabe inglês? Vire intérprete…” e “Sabe inglês? Vire tradutor…“. Talvez o título desse post que você lê aqui deveria ser “Sabe inglês? Vire professor…?“. No entanto, creio que não seja necessário; afinal, já está mais do que claro que para ser professor de língua inglesa não basta apenas saber inglês. É preciso muito mais.Assim, eu quero saber dos meus leitores – alunos, professores, donos de escolas etc– o que é, na opinião de vocês, um professor de inglês qualificado.

  • Professores de Inglês Qualificados [Parte III]Se você é estudante de inglês [em escola de idiomas no Brasil] diga o que você espera do seu professor de inglês. Que características você espera encontrar em um bom professor de inglês? O que faz você classificar um professor como qualificado ou não?
  • Se você é professor de inglês [em escola de idiomas ou escola regular] diga o que o caracteriza como profissional qualificado. Que características você tem [ou gostaria de] ter para ser considerado um profissional qualificado? Que perfil você tem [ou deseja alcançar] para ser um profissional qualificado e assim exigir mais respeito a sua classe profissional?
  • Se você é dono de escola de inglês (qualquer uma) diga que características um professor qualificado deve ter. Que perfil você espera encontrar nesse profissional qualificado? O que você espera dele enquanto professor em sua escola? O que faz você considerá-lo um profissional qualificado ou não?

Caso queira deixar a sua opinião, utilize a área de comentários abaixo. Quero muito ouvir as opiniões de vocês. Caso tenha um tempinho a mais, leita também duas outras partes desse assunto: Parte I e Parte II. Take care!

Botão Voltar ao topo
Fechar