O que significa em português?

O que significa pet peeve?

O que significa pet peeve? Isso nada tem a ver com animal de estimação (pet). E para ficar mais interessante, saiba que de nada  adianta sair correndo para procurar a palavra peeve no seu dicionário. Afinal, peeve sempre será usada junto com pet. Ou seja, não há ocorrência em inglês de peeve sendo usada isoladamente. Mas, vamos à dica!

O que significa pet peeve?

Pet peeve é uma expressão usada para se referir a algo bobo que irrita as pessoas de uma forma estranha. Não irrita ao ponto de querer quebrar tudo, mas irrita por ser algo que incomoda.

No Cambridge Dictionary, encontramos a seguinte definição para pet peeve.

something that especially annoys you

Por exemplo, há pessoas que odeiam o modo como o papel higiênico (toilet paper) é colocado no banheiro: uns preferem de um jeito, outros preferem de outro jeito. Se a pessoa entra no banheiro e vê o papel higiênico do lado que ela considera errado, ela pode ficar com raiva disso e reclamar. Veja que se trata de uma coisa boba, mas que irrita. Essa coisa boba é o que chamamos de pet peeve.

Outro exemplo de pet peeve é quando alguém na sua casa não lava a louça (copos, talheres, pratos etc.) que utiliza e vai deixando acumular para que outra pessoa lave depois. É uma coisa boba com a qual se irritar, mas muita gente se irrita. Portanto, trata-se de um pet peeve.

Essa expressão pode ser traduzida de modos diferentes. Tudo dependerá de como melhor ficar no contexto. Veja os exemplos abaixo e também as traduções para entender melhor.

Pet peeve: exemplos

  • One of my pet peeves is typos. (Uma das coisas que me deixa irritado são os errinhos de digitação.)
  • This is just a pet peeve of mine. (É só uma implicância minha.)
  • What is your pet peeve? (O que costuma te deixar irritado?)
  • Weak coffee is one of my pet peeves. (Café fraco é uma das coisas que me irrita muito.)
  • A teachers’ pet peeve is people getting late in class. (Uma coisa que irrita os professores é gente que chega atrasado na aula.)
  • Grammatical mistakes are his pet peeve. (Erros de gramática são coisas que o irritam muito.)
  • One of my biggest pet peeves is people driving too slowly on the left. (Uma coisa que me irrita ao máximo é essa gente que dirigi devagar demais na esquerda.)

Um pouco mais sobre Pet Peeve

De modo geral, um pet peeve costuma referir-se ao comportamento de uma outra pessoa: amigo, cônjuge, membro da família, colega de trabalho, etc. Esses comportamentos podem envolver falta de respeito, modos, higiene pessoal, palavras sendo usadas e coisas do tipo. Para a maioria das pessoas é uma bobeira, mas para a pessoa que tem aquilo como algo irritante – o tal pet peeve – é algo relativamente sério.

A palavra peeve era muito usada com o sentido de implicância, reclamação boba, coisa irritante. Com o tempo ela se juntou com pet apenas para mostrar que aquela reclamação ou implicância é algo que você tem como se fosse um animalzinho de estimação. Enfim, trata-se de algo que te acompanha e as demais pessoas acham que é desnecessário!

Gostou de saber o que significa pet peeve? Então, que tal nos dizer what your pet peeve is.

Ah sim! Para encerrar, anote aí que algumas pessoas também dizem pet hate no lugar de pet peeve. Como um extra veja o vídeo abaixo e conheça vários tipos de pet peeves.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo
Fechar