Como Aprender Inglês Sozinho?

Eu conheço várias pessoas que aprenderam inglês sozinhas. Algumas dessas pessoas são hoje intérpretes de conferências. Algumas estão na área de tradução de livros e documentos. Outros trabalham em empresas multinacionais. Uns tantos estão na área de ensino de língua inglesa: são excelentes professores, coordenadores ou ocupam outras posições nesse campo.

O que essas pessoas fizeram para aprender inglês sozinhas? Quais foram seus métodos e estratégias? Qual o segredo para aprender inglês sozinho? Continue lendo!

É Possível Aprender Inglês Sozinho?

Sim! É possível! Mas, para isso é preciso ser extremamente disciplinado e persistente. Não basta ter só a vontade de querer aprender inglês. Essa vontade tem de se transformar em atitudes,  hábitos, metas etc.

Quem quer aprender inglês sozinho (ou não) precisa se dedicar ao máximo. Também precisa entender que ao surgirem dificuldades – e elas surgirão – é necessário manter o foco nas soluções e não nos problemas.

Eu – Denilso – comecei aprendendo inglês sozinho. Minhas dificuldades (lá em 1990) eram: não ter alguém para corrigir as atividades, não ter com quem conversar, não ter um toca-fitas (para praticar o listening), não ter material para estudar (a grana era curta), não ter com quem tirar dúvidas, não ter como corrigir a pronúncia, não ter tempo o bastante (aos 14 anos eu já trabalhava e estudava)

Estudar Inglês SozinhoAo invés de focar nos problemas e desistir, eu fui atrás de soluções:  guardei dinheiro para comprar um livro que tinha as repostas das atividades (Demorou! Só consegui em 1993!), meu pai tinha um Chevette com som e era nele que eu ouvia as fitas-cassetes para praticar o listening (um dia eu dormi no carro com o toca-fitas ligado, a bateria arriou e meu pai proibiu o uso do carango para fins educacionais!), as dúvidas eu tirava com os professores da escola pública em que estudava, a pronúncia eu aprendi por meio de dicionários,  o tempo eu aproveitava ao máximo possível, a disciplina eu mantinha. Minha preocupação era achar soluções e não aumentar os problemas!

Os problemas não importam! O que realmente importa é saber ter uma  atitude positiva, manter o foco e seguir em frente! Dedicação, motivação, empenho, persistência etc., é de graça e isso a gente usar o quanto quiser.

Como aprender inglês sozinho?

Cada um tem uma fórmula! Portanto, o que funcionou comigo, pode não funcionar com você. Logo, você terá de descobrir o seu jeito para estudar. No entanto, algumas coisas posso dizer. Então, continue lendo!

» Saiba por onde começar: tenha objetivos

Tenha o hábito de estabelecer objetivos diários e semanais em relação ao aprendizado de inglês. Seu objetivo é aprender inglês e não passar a maior parte do tempo procurando saber como aprender.

Portanto, nada de enrolação! Acredito que a dica “Por Onde Começar os Estudos de Inglês?” ajudará você a estabelecer alguns objetivos.

» Invista em Livros

Aprender Inglês SozinhoTudo bem que a internet tem tudo o que você precisa e nem precisa pagar. Mas, nada substitui o valor de um livro que você possa seguir.

Comece com alguns livros que servirão de guia (base). Leia a dica Livros de Inglês Básico Para Estudar Sozinho e conheça alguns livros que recomendo. Conforme você for melhorando, invista em materiais  mais avançados e específicos: gramática, vocabulário, phrasal verbs, expressões idiomáticas, gírias, pronúncia, coursebooks, literatura etc. Tudo isso foi feito gradualmente e não da noite para o dia.

Não saia salvando tudo o que achar pela internet. Cuidado! Leia o texto “Quer Aprender Inglês!? Não seja um acumulador!” para entender melhor essa ideia.

» As 4 Habilidades

Quando eu comecei, não fazia ideia sobre essa coisa de habilidades comunicativas. Confesso que ao aprender sobre elas, eu percebi que poderia ter feitos muitas coisas de modo diferente. Então, para te ajudar leia “Qual das 4 Habilidades é o Seu Alvo?“.

A ideia é que você foque no desenvolvimento das 4 habilidades. Você pode até preferir uma a outra; mas tem de trabalhar as 4. Para ajudar ainda mais, leia a dica Como Manter a Fluência em Inglês e conheça alguns sites que poderão ajudar você em relação a cada uma delas.

» Vocabulário, Gramática e Pronúncia

Além das quatro habilidades, você terá de se preocupar com esses três itens: gramática, vocabulário e pronúncia. Para ajudar, leia os textos indicados abaixo:

» Aprender Inglês Sem Gramática
» Aprender a Gramática do Inglês
» Como Melhorar o Vocabulário em Inglês
» Como Aumentar o Vocabulário em Inglês
» Aprender a Pronúncia do Inglês
» Como Aprender a Pronúncia das Palavras em Inglês

» Desenvolva Suas Estratégias 

Vale repetir aqui que o que dá certo para uma pessoa pode não dar certo para outra. Cada pessoa tem um estilo diferente. No entanto, às vezes algumas ideias podem ser aproveitadas. Aqui no Inglês na Ponta da Língua eu já dei várias ideias. Para lê-las, clique nos links abaixo:

» Como eu me tornei fluente em inglês?
» Arranjar Tempo Estudar em Inglês
» Como Pensar em Inglês?
» Como Desenvolver o Hábito de Estudar Inglês?
» O que significa se envolver com o Inglês?
» Como Aprender Inglês em 1 Ano?
» Dicas Para Aprender Inglês Mais Rápido

» Melhore Cada Vez Mais

A dica é: nivele-se sempre por alto e faça de tudo para ir além das suas expectativas.

Todos aqueles que aprenderam inglês sozinhos e se destacaram com o que aprenderam, continuam melhorando até hoje. Melhorar cada vez é nossa maneira de continuar a aprender inglês sozinho. Afinal, aprender inglês é uma atividade constante. Leia sobre isso no texto Aprender Inglês é Para Sempre.

» Nunca Desista!

Essa última dica fala por si só!

Espero que tenha gostado das dicas! Leia cada texto indicado com atenção e tome uma atitude. Tenho certeza que após ler cada uma delas, você tomará algumas atitudes sérias sobre essa questão de aprender inglês.

Entenda que o segredo é você e não uma fórmula miraculosa! Mexa-se!

Etiquetas

8 Comentários

  1. Bom dia Denilson, incrível post!

    Ontem comprei seus 3 livros, um livro de gramática, um guia básico para iniciantes, material para fazer meu Vocabularte, canetas coloridas para anotações, etc.
    Faz duas semanas que estou fazendo um grande levantamento de como estudar sozinho. Lendo vários blogs, assistindo videologs, podcasts da BBC, ouvindo Fox News Radio, passei a assistir todos filmes, seriados e programas da TV a cabo sem nenhuma legenda (minha compreensão é bem alta, não tenho dificuldade em entender). O meu grande problema é formular frases, pois por mais incrível que pareça, eu entendo mais de 90% do que as pessoas falam. Estive de férias nos EUA e entendia tudo. Mas o grande problema é a famosa falta de prática do brasileiro. Speaking 🙁
    Esse seu post aqui vai me ajudar a organizar minha agenda semanal de estudos. Como moro sozinho consigo focar 100% sem distrações, até porque eu estou pessoalmente obcecado em ficar fluente. É algo que eu quero, que estou fazendo com muito prazer. Estou adorando!

    Espero poder contar com mais dicas suas aqui e no Facebook. Quem saber quando estiver melhor com meu inglês, arrisque bater um papo com você em inglês.

    Abraços

    1. That’s it, Denis! The thing it: NEVER EVER GIVE UP! And try to speak/write in English whenever you have the chance to. This is for sure the best way to put into practice whatever you’re learning. I’m really glad you loved this tip and – of course – I hope other tips keep being useful! 🙂

  2. Obrigada pelo “puxão de orelha”, Denilson! Passei os dois últimos anos acumulando materiais para estudo do inglês, lendo e assistindo dicas de como estudar etc. e nada de estudar pra valer. Mas esse ano vou me empenhar e realmente estudar. Suas dicas são muito valiosas!

    1. Obrigado pelo comentário aqui, Giselle! Fico feliz em saber que a dica serviu para você repensar nos seus modos de estudo. Lembre-se: o importante é nunca desistir e usar a criatividade para continuar aprendendo e reaprendendo. 🙂

  3. Por incrível que pareça eu aprendi inglês na escola. As pessoas nunca acreditam nisso, nem eu acreditava, até chegar no ensino médio e descobrir que eu sabia ler em inglês melhor que meus amigos formados pelos melhores cursinhos. Eu passei a praticar a escrita e a fala e me dediquei também a estudar a língua portuguesa, foi quando eu realmente fiquei “fluente”. Inglês sempre foi minha matéria predileta e eu nunca esquecia uma palavra nova, tratava logo de falar a palavra váááárias vezes até acertar a pronúncia. As palavras viraram frases qnd comecei a assistir filmes em DVD, eu podia colocar o áudio e legenda em inglês. Posso dizer que aprendi sozinha, demorei dos 7 até os 18 anos. Hoje turbino meu inglês com muitos filmes, séries de tv, documentários e livros, qnd comecei a ler em inglês meu vocabulário cresceu muito. Não tenho ninguém pra praticar, então falo sozinha mesmo. Faz toda a diferença falar outra língua, mesmo que eu não use profissionalmente, a primeira vez que li Orgulho e Preconceito em inglês, compensou cada minuto que investi estudando.

    1. Parabéns, Amanda! Seu comentário mostra o quanto é possível aprender inglês sozinho e realizarmos esse sonho. O importante é nunca desistir, mas sim persistir sempre. Continue estudando e praticando. Você só tem a ganhar com isso! 🙂

  4. Olá, Nina! Nunca dei aula em BSB! Estive aí apenas para dar treinamentos, palestras e cursos para professores! 😀

Botão Voltar ao topo