Alfabeto Fonético Internacional – IPA

Você conhece o Alfabeto Fonético Internacional? Em Inglês, esse alfabeto é chamado de International Phonetic Alphabet (IPA). Trata-se de um alfabeto que mostra os sons de uma língua e, portanto, ajuda a saber como uma palavra é corretamente pronunciada.

Abaixo você encontra alguns exemplos do IPA em ação na língua inglesa:

[list type=”arrow2″]

  • house /’haʊs/
  • car /’kɑr/
  • street /’striːt/
  • woman /’wʊmən/
  • boy /’bɔɪ/
  • watch /’wɑtʃ/
  • coffee /’kɔfiː/
  • book /’bʊk/

[/list]

Essas letrinhas estranhas que você vê ao lado direito é o tal Alfabeto Fonético Internacional sendo usado para mostrar como cada palavra é pronunciada.

Antes de continuar, quero avisar a todos que nessa dica, não faço uso dos termos técnicos usados em Linguística quando falamos sobre sobre fonética e fonologia. O meu objetivo é apresentar o IPA de modo descomplicado para estudantes de inglês de todos os níveis.

Alfabeto Fonético Internacional

Portanto, saiba que, cada som em inglês é representado por uma ‘letra’ do alfabeto fonético. Por exemplo, o ‘c’ em palavras como ‘car’, ‘coffee’, ‘come’, ‘case’, ‘because’, ‘actor’, ‘American’, é representado por /k/ no IPA. Assim como o ‘c’, alguns sons são fáceis de serem identificados (compreendidos) por nós:

[list type=”arrow2″]

  • /b/ para a letra ‘b’ (em boy, bike, bet);
  • /f/ para a letra ‘f’ (em fan, face, foot, fin);
  • /g/ para a letra ‘g’ (em get, goat, gas);
  • /m/ para a letra ‘m’ (em mate, melt, milk, mom)

[/list]

Mas, lembre-se: o Alfabeto Fonético Internacional não representa as letras de um alfabeto normal. O IPA serve para representar os sons de uma letra. Para compreender isso melhor, vamos dar uma olhada na palavra ‘face’.

A representação fonética de ‘face’ é /‘feɪs/.

Observe que temos o som /f/, seguido por // e então por /s/. Em ‘face’ a letra ‘c’ é agora representada por um /s/. Isso significa que nesse caso a letra ‘c’ não soa como /k/, mas sim como /s/ em ‘sit’, ‘see’, ‘solid’ (ou o ‘c’ português em ‘cipó’, ‘cebola’, cerveja’). Já a letra ‘e’ no final de ‘face’ não é pronunciada. Portanto, não dizemos /‘feɪsiː/, mas apenas /‘feɪs/.

Isso pode ser feito com todas as palavras da língua inglesa. Assim, ao aprender a usar e identificar os sons de uma palavra por meio do IPA, você aprende a pronúncia correta das palavras. Nós podemos podemos atém mesmo escrever sentenças inteiras usando o IPA. Foi o que eu fiz no último sábado no Facebook ao escrever o seguinte:

[quote align=”center” color=”#666666″]ˈgʊd ˈmɔrnɪŋ, ˈfrendz. ˈhaʊ ˈɑr ˈjuː ˈɔl ˈduːɪŋ təˈdeɪ? ˈaɪ ˈhoʊp ˈjuː ˈhæv ə ˈwəndərfəl ˈsætərdeɪ! ˈjuː ˈɔl dɪˈzərv ˈɪt, ˈraɪt? ˈteɪk ˈker ənd ɪnˈdʒɔɪ ðə ˈdeɪ![/quote]

Que em inglês normal significa:

[quote align=”center” color=”#666666″]Good morning, friends. How are you all doing today? I hope you have a wonderful Saturday! You all deserve it, right? Take care and enjoy the day![/quote]

Aprender a usar o Alfabeto Fonético Internacional é uma maneira excelente de ajudar você a reconhecer os sons da língua inglesa e assim desenvolver a sua pronúncia de modo correto. Claro que é preciso ter paciência para aprender todos os sons que envolvem a língua inglesa. Não são muitos e o ideal é focar naqueles que são complicados e diferentes para nós falantes da língua portuguesa.

Caso você queira aprender mais sobre o Alfabeto Fonético Internacional na Língua Inglesa faça download da imagem com o alfabeto completo clicando no botão abaixo. Até a próxima!

[button color=”#FFFFFF” background=”#08088A” size=”medium” src=”http://www.inglesnapontadalingua.com.br/downloads/AFI_INPL.jpg” target=”_blank”]Baixar a Imagem[/button]

  • gilbertoca

    Oi professor, beleza!?Veja que coisa, aprender outro idioma já nos consome bastante "pestana". Imagine agora ter que aprender um outro – intermediário[IPA] – porque cá entre nós é realmente um outro idioma também!Um abraço!

  • http://www.blogger.com/profile/10679697389014921166 Denilso de Lima

    Discordo do seu ponto, Gilberto.

    Não vejo o IPA como um outro idioma, mas sim como uma ferramenta que ajuda as pessoas a aprenderem idiomas.

    Infelizmente, os brasileiros acham que aprender uma segunda língua (o inglês, no caso) é algo que exige apenas decorar palavras e regras gramaticais. Isso impede a maioria de ver as demais coisas que podem ajudá-los a aprender inglês: o IPA, por exemplo. Eu acredito que isso seja causado por aversão (ou preguiça) ao aprendizado, algo tão próprio de nossa cultura.

    O IPA é algo simples de ser aprendido e basta um pouco de dedicação para saber o quanto ele é útil para se aprender a pronunciar inglês. Algo que os brasileiros dizem ser difícil, complicado, impossível de ser aprendido. No entanto, não fazem uso das ferramentas existentes para melhorarem nesse ponto. Não é verdade?

    É isso o que penso! O IPA não é outro idioma e quando compreendido e utilizado a favor do aprendizado de inglês trata-se de uma ajuda imensa a todos.

    Att.,

    Denilso de Lima
    Curta nossa fanpage no Facebook

  • http://www.blogger.com/profile/18187032930997859252 Diego Davi

    Sou estudante de Letras Inglês e tenho duas disciplinas que tratam do IPA, Fonética, e Prática de análise em língua inglesa. Realmente, todo estudante de línguas deveria se aprofundar um pouco nesta questão, aprender como os sons são articulados, porque nós temos dificuldade de pronunciar certos tipos de sons, em fim… é uma contribuição e tanto!

  • Carina Fragozo

    Excelente postagem. Aprender o IPA só facilita a aprendizagem das línguas! Através dele, é possível saber a pronúncia de qualquer palavra em qualquer língua do mundo. Não é fantástico?

  • http://www.blogger.com/profile/09951834649427841080 Summyer

    Denilso boa noite, tenho uma dúvida e acho que esse ipa pode decifrar. Estava ouvindo uma rádio americana e sempre ouvia o locutor falar BORN AGAIN RADIO THE CARM. esse the carm significa o que? Ele é escrito assim ou usa desse ipa? Recordo que quase todas as rádios usam esssa palavra no fim. Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/00029661481452954684 André

    Boa noite Denilso!!!!
    Será que há possibilidade de colocar audio nessas pronuncias do Alfabeto Fonético Internacional – IPA

    Good evening Denilso!!!!
    It will be that there is possibility to put sound in these pronunciations Alfabeto Fonético Internacional – IPA?

  • Bruna Iubel

    Olá Summyer,Não é possível te dar uma resposta certa sem ter o contexto exato, tipo de rádio (por exemplo) ou mesmo o site da mesma. Se você ser uma olhada no site da rádio, ou procurar na rede, talvez ache alguma coisa.Aguardo mais detalhes para poder ajudá-lo da melhor maneira possível.Abraços,Bruna.Curta o Inglês na Ponta da Língua no Facebook

  • Bruna Iubel

    André,As apostilas do curso terão a explicação de cada som, atividades, inúmeros exemplos, material de áudio (MP3)e comparação dos sons com a língua portuguesa. = )Abraços,Bruna.Curta o Inglês na Ponta da Língua no Facebook

  • http://www.blogger.com/profile/09951834649427841080 Summyer

    Ola bruna obrigado pela atenção mas fiquei pesquisando e descobri que a pronúncia é do termo ''.com'' que se pronuncia ''dut com'' já que ponto em inglês é Dut. Abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/10679697389014921166 Denilso de Lima

    Summyer,Então nesse caso a pronúncia é "dot" mesmo. Ou seja, escreve-se "dot" e pronuncia-se "dót" (e não "dut" como você escreveu).Aqui no blog já foi publicada uma dica falando sobre como dizer o email em inglês, creio que seja uma boa dica para você ler e entender isso um pouco mais. Para ler essa dica, clique aqui.Denilso de LimaCurta nossa fanpage no Facebook

  • Pingback: Alfabeto Fonético Internacional – IPA | Leandro Roberto()

Denilso de Lima 26/03/2012