Find One’s Feet :: O que significa? | Expressões Idiomáticas em Inglês

O que significa FIND ONE’S FEET? Traduzindo ao pé da letra, teremos encontrar os pés. Mas, será que alguém pode perder os pés para depois encontrá-los?

Calma! Essa é mais uma daquelas expressões em inglês que a gente tem de entender o significado por trás dela. Ou seja, nada de traduzir ao pé da letra.

Portanto, vamos aprender!

O que significa Find One’s Feet?

Se procurarmos por essa expressão no Collins Dictionary, encontraremos a seguinte explicação:

If you say that someone is finding their feet in a new situation, you mean that they are starting to feel confident and to deal with things successfully.

Trocando em miúdos, o significa de FIND ONE’S FEET em português é ADAPTAR-SE ou mesmo ENCAIXAR-SE. Ou seja, trata-se de dizer que a pessoa está começando a se sentir mais confiante diante de uma nova situação. 

Por exemplo, quando alguém começa a trabalhar em uma nova empresa, ela não se sente assim tão à vontade com tudo e todos. É com o passar do tempo que ela vai se adaptando, se encaixando, se acostumando com os novos colegas de trabalho, com as rotinas da empresa, com as atribuições que são impostas, etc.

Nesse caso, em inglês podemos dizer que a pessoa is finding their feet in the new job (está se adaptando no novo trabalho).

Outras possíveis traduções seguindo essa mesma ideia por trás deste idiom são: encontrar-seenquadrar-seajeitar-searrumar-se. O contexto vai deixar claro do que se trata exatamente.

Agora que você certamente entendeu o que significa FIND ONE’S FEET, vamos aos exemplos.

Exemplos

  • For the first few months I had trouble finding my feet. (Nos primeiros meses, eu tive dificuldades em me adaptar.)
  • He’s still new in his job; give him some time to find his feet. (Ele ainda é novo no emprego; dê um tempinho para ele se encaixar.)
  • Susie said I could stay at her place for a while, just until I found my feet. (A Susie disse que eu poderia ficar na casa dela por um tempo, só até eu me ajeitar.)
  • Once he had found his feet he was able to deal with any problem. (Assim que ele se adaptou, ele conseguia lidar com qualquer problema.)
  • They quickly found their feet in their adopted country. (Elas se adaptaram rapidinho no novo país escolhido.)
  • It takes time to learn the office routine, but you will gradually find your feet. (Leva um tempo para aprender a rotina do escritório, mas você aos poucos vai se encontrando.)

That’s it! Não tenho mais nada a dizer sobre o significado de FIND ONE’S FEET. Agora, é só você procurar por mais exemplos, criar seus próprios exemplos, praticar e ficar com essa expressão na ponta da língua.

Take care and keep learning!

Artigos Relacionados
Comentários