Inglês para Aviação – English for Aviation

Inglês para Aviação, ou English for Aviation, é uma busca recorrente no Google. O assunto é clássico. Os profissionais dessa área precisam ser bons em inglês; pois, como sabemos, o inglês é a língua para comunicação internacional.

Mas, o que difere o Inglês para Aviação – English for Aviation – do inglês normal que aprendemos em cursos? Será que há alguma particularidade envolvendo essa área da língua inglesa?

Se você quer entender um pouquinho mais sobre Inglês para Aviação, continue lendo esta dica.

» Leia também: Frases de Inglês no Aeroporto e no Avião

Inglês para Aviação – English for Aviation

Esse tipo de inglês é, claro, um inglês mais técnico. Ou seja, vai além do inglês geral que normalmente aprendemos. Por conta disso, espera-se que a pessoa já tenha um conhecimento básico – e até mesmo intermediário – da língua inglesa para começar a se aventurar no Inglês para Aviação.

Em muitos caso, exige-se até mesmo um inglês mais avançado. Isso porque a depender do que o profissional faz, ele ou ela precisa ter o inglês na ponta da língua.

No entanto, nada impede que o estudante do English for Aviation, comece a fazer um curso básico no qual já vai aprendendo alguns termos, frases e expressões comuns à área. Em outras palavras, você pode aprender o que é ensinado em um curso geral e ao mesmo tempo focar no vocabulário específico da área.

Nesse caso, o ideal é focar no vocabulário mais básico: partes de um avião, palavras usadas frequentemente, frases e expressões comuns em situações corriqueiras, etc. Com o passar do tempo, você vai aprendendo coisas novas e assim tornando isso parte do seu vocabulário ativo.

Vale ainda lembrar que o Inglês para Aviação muda de acordo com cada área de atuação. Ou seja, temos o inglês para pilotos, controladores de tráfego aéreo, comissários de bordo, mecânicos, equipes de solo das empresas aéreas e todos os demais.

Cada uma dessas áreas terá um conhecimento técnico diferenciado. Portanto, caso seu interesse seja aprender inglês para aviação deverá também levar isso em conta.

» Leia também: Vocabulário Específico – Airline English

Como Aprender Inglês para Aviação?

Inglês para Aviação – Aviation English

Conforme dito acima, você precisará aprender o inglês dito geral. No entanto, você pode já ir aprendendo o vocabulário específico dessa área.

Leve em contam qual será (ou é) sua área de atuação. Assim, caso seu objetivo seja se tornar uma comissária de bordo, então foque no vocabulário, sentenças e expressões comuns às situações do comissariado de bordo. Caso esteja indo para o lado de equipe de solo, então aprenda o vocabulário específico dessa área.

Já os pilotos e controladores de tráfego aéreo precisam ser mais cuidadosos e atenciosos no modo como se comunicam. Assim, eles devem aprender também um vocabulário específico desenvolvido pela ICAO (International Civil Aviation Organization), uma agência das Nações Unidas que lida com a aviação civil. Esse vocabulário é formado por cerca 300 palavras usadas na comunicação via rádio e servem para evitar mal-entendidos. Alguns exemplos são:

  • wilco » abreviação de “I will comply”, ou seja “recebi a informação e a executarei”.
  • affirm » não diga “yes” ou “positive”, diga “affirm”.
  • mayday » deve ser dito três vezes seguidas e significa que há perigo grave na aeronave, vidas podem ser perdidas.
  • pan pan » deve ser dito três vezes seguidas e significa que há um perigo na aeronave mas não a ponto de perder vidas.
  • deadhead » funcionário da empresa viajando como passageiro.
  • squawk » termo usado para “ajustar/ligar o transponder”; o controlador poderá dizer “squawk mode Charlie” ou “squawk ident”, que são ajustes específicos para localizar a aeronave.
  • roger » o mesmo que “understood” (entendido); a pessoa recebeu a mensagem, mas provavelmente não a executará.

Portanto, para você aprender o Inglês para Aviação, você tem de:

  1. estudar o inglês geral como todo mundo faz;
  2. aprender o vocabulário da área que você atua ou deseja atuar;
  3. ler e ouvir material relacionado a área de seu interesse;
  4. continuar aprendendo constantemente.

Livros de Inglês para Aviação

Há no mercado materiais voltados para o Aviation English. Portanto, você pode adquirir alguns desses livros e estudá-lo.

A Cengage Learning tem  um livro chamado General English for Aviation [clique aqui]. De acordo com a descrição no site, esse material é voltado para estudantes de nível básico ao intermediário e atende as necessidades de equipes de bordo, pilotos, controladores de tráfego aéreo e equipes de solo. Ou seja, trata-se de um material mais amplo e que serve de porta de entrada para todos os profissionais dessa área.

Para pilotos e controladores de tráfego aéreo, um material mais específico é o Aviation English, publicado pela Macmillan. Além de ser um livro voltado especificamente para esse público, ele é também mais avançado. Já para o pessoal de bordo (comissários e comissárias), um livro recomendado é o English For Cabin Crew, publicado pela Oxford University Press. Curiosamente, a Cengage Learning também tem um material com título idêntico – veja aqui.

Não há – pelo menos não encontrei ainda! – um material específico para engenheiros, mecânicos, técnicos de aviação. No entanto, pesquisando pelo Google encontrei um Aviation Maintenance Technician Handbook no site da Federal Aviation Administration. Não se trata de uma material de curso, mas certamente pode ser usado para estudos. Afinal, tudo depende do interesse do estudante.

Inglês para Aviação – Conclusão

Como você pode notar o Inglês para Aviação pode ser dividido em diferentes tipos. Nesta dica o objetivo foi apenas apresentar essa modalidade de inglês e dar algumas ideias para você se organizar.

Há cursos (escolas) – tanto físicas quanto online – voltadas justamente para o público que precisa desse inglês mais técnico. Portanto, faça uma busca e avalie o que há disponível no mercado.

Aqui no Inglês na Ponta da Língua, voltarei vez ou outra com mais dicas para o público dessa área. Portanto, fique de olho no que publico por aqui e você certamente aprenderá muito mais.

Etiquetas
Botão Voltar ao topo