Collocations com Favor

Espaço Publicitário

Collocations com Favor

A palavra “favor” no título desta dica está em inglês. Não se preocupe! Se você ainda não sabe “favor” é o modo como escrevemos no inglês americano. Já no inglês britânico, a grafia é “favour”.

Diferenças ortográficas à parte, o fato é que falar “favor” em inglês é muito fácil. O problema é quando tem-se a necessidade de combinar as palavras certas com “favor” ou “favour”.

» Leia também: Inglês Americano e Inglês Britânico: 10 Diferenças

Por exemplo, como dizemos “fazer um favor” em inglês? Muitos estudantes ficam em dúvidas entre dizer “do a favor” e “make a favor”. Se isso aparece em uma prova a situação se complica ainda mais.

Collocations com FavorE se a ideia é dizer coisas como “retribuir um favor”, “pedir um favor”, “precisar de um favor”, “dever um favor a alguém”, “conceder um favor”, “aceitar um favor”? E que tal “um grande favor”, “um favor pessoal”, “um último favor”, “um enorme favor”, “um favor político”?

Todas essas combinações com a palavra “favor” que você leu no parágrafo anterior tem a ver com a ideia de collocations.

Na maioria das vezes, ao estudar/aprender inglês, temos o hábito de aprender as palavras de modo solto. Ou seja, aprendemos que “favor” em inglês é “favor” (US) ou “favour”(UK) e deixamos as combinações de lado.

Então, na hora em que vamos falar ou escrever inglês, corremos o risco de gaguejar ou até mesmo sem saber como dizer algo. É nessas horas que ficamos na dúvida entre dizer “make a favor” ou “do a favor”. “Conceder” em inglês é “concede”, mas será que é comum dizer “concede a favor”?

Enfim, você já deve ter percebido que essa coisas de collocations pode realmente fazer uma grande diferença no desenvolvimento da fluência de qualquer estudante de inglês – seja do nível básico, intermediário ou avançado.

Aliás, faz uma grande diferença no desenvolvimento da fluência de qualquer pessoa que estuda inglês – inclusive deste que vos escreve. Afinal, ao escrever esta dica, aprendi algumas combinações que eu simplesmente desconhecia.

Portanto, dedique-se a aprender mais sobre collocations. Enriqueça seu vocabulário (léxico) em inglês não só com palavras soltas, mas também – e principalmente – com as palavras que combinam com determinadas palavras chaves.

Ou seja, ao invés de apenas aprender que “favor” em inglês pode ser “favor” ou “favor” aprenda também as palavras (verbos e adjetivos) comumente usadas com essa palavra.

  • pedir um favor » ask a favor
  • esperar um favor de alguém » expect a favor from someone
  • conceder um favor a alguém » bestow a favor on someone (formal), grant someone a favor
  • fazer um favor » do a favor
  • dever um favor a alguém » owe someone a favor
  • retribuir um favor » repay a favor, return a favor
  • precisar de um favor » need a favor
  • obter um favor » get a favor, obtain a favor
  • aceitar um favor » accept a favor
  • receber um favor » receive a favor
  • um grande gavor » a big favor, a great favor, a huge favor
  • um pequeno favor » a little favor, a small favor
  • um favor especial » a special favor
  • um favor pessoal » a personal favor
  • um último favor » a last favor
  • um favor político » a political favor
  • um favor sexual » a sexual favor

Mas, não é só fazer uma lista e tentar decorar. Há outras coisas que você tem de fazer com as collocations com favor para ajudar você a ficar ainda mais com seu Inglês na Ponta da Língua.

Você deve procurar por exemplos. Deve também criar seus próprios exemplos usando outras palavras que você já sabe e até mesmo o conhecimento gramatical que já tem.

Tem ainda que saber como procurar e como organizar essas informações em um caderno de vocabulário (Lexical Notebook). Tem de praticar com certa frequência e rever essas informações para poder mantê-las sempre fresquinhas na memória.

» Leia também: How About Organizing a Lexical Notebook

Tudo o que você precisa saber sobre collocations está em meu curso online sobre o assunto. Portanto, se você ainda não se inscreveu, inscreva-se! Restam poucas vagas e o curso começa na semana que vem. Saiba como participar do curso clicando aqui.

Não se preocupe! Você aprendeu várias collocations com favor. Isso certamente deu uma ideia da importância desse assunto no desenvolvimento do seu vocabulário e da sua fluência. Portanto, é só continuar aprendendo.

That’s all for now, guys! I really hope you’ve learned something form this tips. See you next time! Bye bye! 😉

Artigos Relacionados
Comentários