Inglês com Música: Young Folks – Peter Bjorn & John

Hey, what’s up? Aqui é o Diego, do Inglês Com Rock, trazendo novamente mais algumas dicas de inglês com música para você que quer ficar ainda mais com o inglês mais na ponta da língua. Neste artigo, eu gostaria de mostrar a você como aprender inglês através da música de forma fácil e divertida, e sem precisar sofrer com a gramática. Para isso, eu decidi abordar o que chamamos de chunks of language.

Se você ainda não sabe o que são chunks of language, sugiro que leia as dicas do prof. Denilso no texto Itens Lexicais: Chunks of Language. Você pode também aprender muito mais sobre chunks participando do curso Aprender Inglês Lexicalmente. Esse curso é totalmente voltado para o aprendizado de inglês (vocabulário, gramática e desenvolvimento da fluência) por meio de chunks.

Para você aprender como encontrar chunks e como aprender ainda mais inglês com música, escolhi a canção Young Folks, interpretada pela cantora Victoria Bergsman da banda The Concretes, junto com Peter e John. Para começar, antes de ouvir a música propriamente dita, vamos conferir o primeiro trecho dela:

If I told you things I did before

Told you how I used to be
Would you go along with someone like me?

If you knew my story word for word
Had all of my history

Would you go along with someone like me?

Inglês com MúsicaA ideia de aprender os chunks e de quebra a gramática de modo natural a dicas é a seguinte: não analise as sentenças palavra por palavra e nem se preocupe tanto com as regras gramaticais. Na dica Aprender Inglês Ouvindo Música, o prof. Denilso falou sobre isso.

Portanto, note que no primeiro verso nós temos a sentença If I told you things I did. Interprete a sentença por completo: se eu te contasse as coisas que eu fiz. Depois use a criatividade é note que podemos usar qualquer palavra no lugar de before para comunicar ideia diferentes:

  • If I told you the things I did yesterday. (Se eu te contasse as coisas que fiz ontem.)
  • If I told you the things I did with him. (Se eu te contasse as coisas que fiz com ele.)
  • If I told you the things I did last night. (Se eu te contasse as coisas que fiz ontem à noite.)

Note que podemos criar várias outras frases que podem ser úteis em algum momento do nosso dia a dia ao conversarmos com alguém.

No verso Told you how I used to be, encontramos o chunk I used to be, que neste caso significa eu costumava ser, mas também pode ter outros sentidos de acordo com o contexto. Utilizando este verso como exemplo de aplicação deste chunk, nós temos a frase [se eute contasse como eu costumava ser. Novamente podemos criar mais exemplos que podemos usar para falar sobre nós mesmos [Aprenda mais sobre o uso de used to, lendo a dica Usando Be Used To, Get Used To e Used To]:

  • I used to be a good student. (Eu costumava ser um bom aluno. | Eu era um bom aluno.)
  • I used to be very jealous of her. (Eu costumava ter muito ciúmes dela.)
  • I used to be stronger. (Eu costumava ser mais forte. | Eu era mais forte.)

Logo após, no verso seguinte, temos o chunk would you go along with. Este chunk tem como significado você sairia com, e pode ser utilizado para fazer perguntas do tipo você sairia comigo?, ou você sairia com alguém como eu? Para estes exemplos, poderíamos dizer would you go along with me?, ou então would you go along with someone like me?

No quarto verso, temos o chunk if you knew, se você soubesse, ou se você conhecesse. Um exemplo de frase com este chunk pode ser o do próprio verso da canção, veja só: if you knew my story word for word, que pode ser traduzido com se você soubesse minha história tim  tim por tim tim. Veja que word for word significa o nosso tim tim por tim tim; trata-se de outro chunk interessante para nossa lista. Podemos procurar por mais exemplos com if you knew para comunicar ideias mais completas:

  • If you knew the things I know. (Se você soubesse as coisas que eu sei.)
  • If you knew what happened… (Se você soubesse o que aconteceu…)

Poderíamos analisar a música inteira aqui focando apenas nos chunks. Mas, quero propor um desafio! Que tal você procurar outros chunks no restante da música e postá-los na área de comentários abaixo?  Para ficar mais fácil, você poderá ler a letra da música no site Vagalume. Caso queira identificar os chunks listados acima e reconhecer outros, veja o vídeo da música abaixo. Tenho certeza que aprender a encontrar chunks em músicas é uma forma muito mais divertida de aprender inglês com música. Experimente!

3 Comentários

  1. Legal a dica, entretanto Bjorn é o baixista do trio sueco Peter, Bjorn and John e não uma cantora. A voz feminina de “Young Folks” é da vocalista do The Concretes, Victoria Bergsman. No mais, parabéns pelo blog. Adoro as dicas. 😉

    1. Olá Aline,

      Vou fazer a correção de acordo com o que você escreveu e depois de confirmar a informação em alguns site. Eu apenas recebi a dica vinda do Diego e não conferi essas informações.

      Thanks for the help!

      Denilso

Botão Voltar ao topo