Inglês: 10 Super Dicas de Gramática

Quem acompanha este site já há algum tempo sabe que o modo como eu lido com a gramática é um pouco diferente do tradicional. Aliás, isto até virou um livro: Gramática de Uso da Língua Inglesa (à venda em todo Brasil). Para explicar um pouco mais essa nova visão de aprendizado/ensino da gramática da língua, por que não sou tão fã de gramática e ainda em outro sobre as diferenças entre gramática normativa e gramática de uso.

Assim, para você ter uma ideia de como aprender a gramática de modo diferente, listo abaixo abaixo as 10 dicas de gramática mais lidas aqui no Inglês na Ponta da Língua. Vale a pena dar uma olhada, afinal vai que sua dúvida encontra-se respondida em um deles. E isso sem ter que se enrolar com as tradicionais regras e termos técnicos usados para falar de gramática. Tudo para você aprender como a gramática é usada naturalmente em inglês.

  1. Como aprender as preposições da língua inglesa?
  2. Verbos no Passado: Past Simple
  3. O que é o past participle?
  4. Gramática do Inglês: Os Verbos Irregulares
  5. Quando usar ‘will’ ou ‘going to’?
  6. Gramática: Os Tempos Verbais em Inglês
  7. Quando usar as preposições ‘in’, ‘on’ e ‘at’?
  8. Usando ‘-ing’ após certos verbos e expressões
  9. Usando ‘to’ como preposição ou infinitivo do verbo
  10. A diferença entre o Present Perfect e o Past Simple

Encerro dizendo que o blog tem ainda muitas outras dicas de gramática interessantes e abordadas em escolas e cursinhos no Brasil. Por exemplo, tem um post que fala sobre o ‘Futuro na Língua Inglesa‘, ainda outro sobre como conjugar o verbo have em inglês, e também sobre os modal verbs. Enfim, são inúmeras dicas. Para encontrar uma a dica é só usar a barra de busca que está abaixo do cabeçalho do site (logo acima do título desta dica). Coloque sua dúvida lá; você certamente encontrarão que procura.

That’s it for now! Take care! 😉

7 Comentários

  1. Genteee isso realmente faz diferença na vida da gente!!!!!!Não é bom é OTIMO!!!! Denilson, Parabéns pelo blog e muito obrigada!! essas dicas são indispensáveis, importantíssimas!!!Eu q estou prestes a embarcar nessa vida de intercambista, sei o quanto esta sendo imporante pra mim!!!Parabéns!!!

  2. Faz o aprendizado parecer bom ao invez de ruin, como alguns professores passam.Eu tive uma professora que ria dos alunos qdo abriam a boca, inclusive de mim tambem, e acredito que isto me dificultou muito o aprendizado da lingua Inglesa, que soh estou conseguindo superar agora morando na Inglaterra.Um abracoCANJ

  3. sentei aqui para estudar inglês, liguei-me no seu blog e passei hora e meia a ler e tentar absorver tudo de bom que ensinas. Obrigada e Parabéns. É tudo maravilhoso! Queria ter um professor assim como você aqui na minha cidade. =)Carla Álvares

    1. Obrigado Cila! Fico feliz que tenha gostado das dicas publicadas no blog. Fique de olho pois tem muita coisa por aqui. Use nossa ferramenta de buscas para encontrar mais dicas que você queira. Para saber com usar essa ferramenta leia Como fazer buscas no blog?. Procure por textos em inglês, vocabulário específico, fluência, dicas em áudio, podcasts e muito mais. Você vai aprender muito. Take care! 😉

  4. Realmente, é o melhor blog sobre a Língua Inglesa que eu já vi.
    Passo horas lendo as dicas, anotando e nem percebo. Não sei se faço as atividades da faculdade, ou se estudo Inglês no blog do Denilso kkkkkk. É muito bom e distrai bastante.
    Parabéns!

Botão Voltar ao topo