Gramática: Modal Verbs

Você já ouviu falar sobre modal verbs? Se já ouviu falar é porque deve estar em um nível intermediário nos estudos de inglês ou está estudando isto na escola!

Segundo as Gramáticas mais recentes da Língua Inglesa há apenas nove (09) modal verbs (verbos modais): can, could, may, might, will, shall, would, should, must. Há ainda semi-modal verbs e modal expressions. Mas não vamos complicar!Por que são chamados de modal verbs? Para entender isto temos de saber que eles se enquadram em algo que nas gramáticas de respeito chama-se de “Modality”, que é o termo usado para fazer referência à atitude ou o ponto de vista do falante ou do escritor com relação ao modo como vê uma determinada situação.

Isto significa que não há uma regra para saber quando usar um outro. Tudo vai depender do modo como você deseja se expressar, do modo como você interpreta uma situação. Por exemplo,

Mike is at home now” é uma afirmação. Eu sei que o Mike está em casa. Isto é um fato. Porém, se digo “Mike might be at home now“, estou apenas especulando. Ou seja, a julgar pela hora, pelas circunstâncias analisadas e conhecimento que tenho do Mike posso supor que há certa probabilidade de ele estar em casa. Já na sentença “Mike should be home now” acontece o mesmo, isto é, eu estou julgando e desejando que o Mike está em casa. Por isto traduzo como “Mike deveria estar em casa agora” (para dizer isto posso estar preocupado, posso estar supondo, ou expressando o desejo de que ele esteja em casa). Nas duas sentenças em que verbos modais foram usados eu apenas expressei o modo como vejo a situação, como a interpreto. Já o modo como você vê é problema seu, é o seu ponto de vista.

Na verdade, saber estas nuances de uso de um modal verbpara outro não ajuda você a se comunicar bem em inglês. O que ajuda mesmo é você aprender a usar estes verbos de modo natural. Deixe esta confusões gramaticais para professores e lingüistas. Você que é aprendiz da língua inglesa quer aprender a se comunicar com as pessoas. Então, tenha em mente que cada um destes verbos será usado em momentos (situações) específicos. Por exemplo, ao dar um conselho há alguém você pode dizer:

  • You should stop smoking. (Você deveria parar de fumar.)
  • You should get a job. (Você deveria arranjar um emprego.)
  • You should stay home tonight. (Você deveria ficar em casa hoje.)

Assim você pode concluir – como bom observador que deve ser – que em inglês uma das várias formas de aconselharmos alguém é usando o “should”. Por outro lado, se quero expressar incerteza, algo que pode acontecer ou não, usarei o “might” (ou quem sabe o may):

  • I might go to the party. (Talvez eu vá à festa, mas não é certo não!)
  • He might help you, if you ask. (Há uma probabilidade mesmo que remota de ele te ajudar se você pedir).
  • We might travel this year. (Não é muito certo ainda, mas talvez a gente viaja este ano.)

Por enquanto é isto! Com o tempo vou colocar aqui mais informações sobre outros modal verbs e seus usos. Ano passado, logo no início do blog, escrevi aqui sobre o verbo can. Clique aí e confira como interpretá-lo e usá-lo melhor.

Have a nice day! Take care!

Artigos Relacionados
Comentários