Collocations em Inglês

Como aprender ou colocar em prática os tais collocations?

Uma pergunta que recebo com certa frequência aqui no blog é “Como aprender ou colocar em prática os tais collocations?“. No livro “Combinando Palavras em Inglês – seja fluente em inglês aprendendo collocations” dou várias dicas sobre isso para estudantes e professores de inglês. Caso você ainda não tenha o livro, vou dar abaixo algumas dicas gerais para facilitar a sua vida.

Antes anote aí outros textos aqui no blog que contém inúmeras dicas sobre collocations:

Há vários textos com exemplos de collocations no blog. Portanto, dê uma boa olhada que você encontrará algo que o atraia. Algumas sugestões: bill, car, motorcycle, money, computer.

Para por as combinações comuns de algumas palavras em prática é preciso tempo e paciência. Não adianta pegar uma lista de combinações, decorar todas e achar que vai aprender da noite para o dia. Um resumo das dicas que dou no livro de collocations é o que segue abaixo:
  1. Escolha algumas das combinações com uma palavra chave e procure por exemplos na internet (Google). Detalhe: escolha três ou quatro combinações que sejam interessantes para você; nada de fazer uma lista com mais de 05 (cinco).
  2. Copie os exemplos para o seu caderno de vocabulário e veja como as combinações escolhidas são usadas. Tente também criar seus próprios exemplos;
  3. Leia e releia os exemplos que você encontrou, ou criou, em voz alta. Repita quantas vezes achar necessário.
  4. Depois, tente repetir as sentenças (exemplos) sem ter de lê-las no caderno, ou seja, procure repeti-las de memória. Isso estimula o seu cérebro a aprender toda a sequência e não apenas uma palavrinha ou outra.
  5. Revise e releia essas sentenças em intervalos diferentes de tempo. Comece com intervalos de um dia e depois de dois dias. Com o tempo dê mais atenção àquelas que você tem mais dificuldades e esquece com facilidade.
  6. Reescreva os exemplos (à mão mesmo) sem olhar para o modelo (a sentença) original em seu caderno. Procure reescrever de memória.
Se você se acostumar a fazer isso ao longo dos seus estudos de inglês, seu vocabulário melhorará e muito. São seis dicas simples e que não machucam ninguém (só os preguiçosos!). Esse é o segredo para aprender e praticar os collocations: nada de preguiça, muita paciência e dedicação. Só assim você vai pra frente.
Botão Voltar ao topo
Fechar